sábado, 28 de janeiro de 2023

Um Olhar no texto de Mateus 5, 1-12 - 4º domingo do tempo comum


Fechamos o mês de Janeiro nessa epopeia de viver no Brasil, muitos garantiram que não haveria posse do atual presidente e no segundo domingo houve uma invasão onde esta sendo investigada, infelizmente   continua a fabricação de notícias falsas, também as noticias falsas velhas sendo requentadas, sem esquecer o genocídio dos Indígenas por omissão e e percebe uma  política especifica para o extermínio dos povos indígenas no governo que terminou em dezembro de 2022, em resumo janeiro  se vai mas ainda temos uma  esperança em 2023,  com novo governo e neste inicio do novo ano.

Na liturgia da Igreja Católica chegamos ao 4º Domingo do Tempo Comum que continua a temática do domingo passado que é,  o anuncio do Reino e as leituras são as seguintes: Sofonias 2, 3; 3,12-13; Salmo 145 (146) com refrão Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus;[1] I Coríntios 1, 26-31 e o evangelho de Mateus 5, 1-12 que já fizemos uma breve reflexão no domingo dedicado a Todos os Santos que  vale a pena ler, pois lá fazemos uma leitura comparativa com Lucas 6, 20-26[2]. Neste texto se percebe que  ser discípulo  de Jesus é andar na contramão do mundo que apresenta o ideal do acumulo do patrimônio financeiro, a busca da posição social e toda preocupação em estar nos primeiros lugares[3] e a pobreza no contexto histórico de Jesus era um sinal de maldição. A palavra pobre aparece em 5 textos (quadro abaixo) nos evangelhos e 133 vezes em toda bíblia e todas às vezes apresenta dentro do contexto positivo.

Citação

Texto

Lucas 1, 48

Porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,

Mateus 5, 3

Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus!

Marcos 12, 42-43

Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um qua­drante. E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes:

“Em verdade vos digo: esta pobre viú­va deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,

Lucas 21, 3

"“ Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros.

Marcos 14.7

O “pobre sempre os tende convosco”

O evangelho anunciado por Jesus muitas das vezes entra em conflito com modelo de alguns lideres religioso que estão preocupados em manter sua estrutura de poder financeiro sendo oposto do presente no evangelho, tentando mascarar o texto ce hoje  com termo pobre de espírito,  já que no antigo testamento o termo pobre é ebyôn  significa: “necessitado” ou seja, é o individuo que foi “maltratado ou está sofrendo algum problema social” e ganham o adjetivo “aflito”, “angustiado”, “desamparado”.  Uma das causas da pobreza real como no antigo testamento era a morte do chefe da família, que na lógica humana representava que Deus abandonou essa família e Jesus rompe com essa lógica se referindo os mesmo com bem aventurado no sentido de feliz, de alegre, afortunado em grego makarios

Ainda na lógica do mundo reação espontânea a provocação Jesus novamente traz uma resposta que não agrada a muitos.  Olhando para o texto da promoção da Paz, sendo um sinal aqui a lógica de construir a paz, neste contexto muito nos admira um discurso  pró-armas da parte de alguns que dizem ler a bíblia, pois sew fato fossem cristãos teriam lido o Salmo 127, 1b“Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.  Sabemos que texto de hoje é  um mapa que nos ajuda a caminhar na realidade do mundo e citando uma das catequeses do Papa Francisco[4]

  • ·         Mas o que significa ter fome e sede de justiça? Certamente não estamos a falar daqueles que querem vingança, pelo contrário, na bem-aventurança precedente falamos de mansidão. Certamente as injustiças ferem a humanidade; a sociedade humana tem uma necessidade urgente de equidade, verdade e justiça social; recordemos que o mal sofrido pelas mulheres e pelos homens do mundo chega ao coração de Deus Pai. Que pai não sofreria pela dor dos seus filhos?

Aqui vale a pena recorda que há três tipos de justiça:

1.    Justiça de Divina: Sendo a verdadeira justiça que muitas das vezes não compreendemos.

2.   Justiça humana: seguindo algumas normas códigos, partido do principio das provas e julgamento.

3.   Justiça pessoal: o principio da vingança, da reação e de garantir sua opinião

  O texto de hoje de forma indireta é continuação do chamado da semana passada[5] onde Jesus anuncia o Reino,  no texto de hoje ele coloca as condições para fazer parte do Reino.  As três primeiras bem aventuranças[6] contempla os ditos amaldiçoados e segunda parte[7] fala do convívio social na questão moral e a as bens  aventuranças abrem o sermão da montanha, que  acontece nos capítulos: 5, 6 e 7 de Mateus sendo a base para a doutrina dos cristãos e  temos varias adaptações do referido texto e por isso voltamos a  catequese do Papa Francisco[8]

  • ·        Por esta razão, a Igreja é enviada a proclamar a todos a Palavra de Deus, imbuída de Espírito Santo. Pois o Evangelho de Jesus Cristo é a maior justiça que pode ser oferecida ao coração da humanidade, que tem uma necessidade vital dele, mesmo sem se aperceber (cf. Catecismo da Igreja Católica, 2017: «A graça do Espírito Santo confere-nos a justiça de Deus. Unindo-nos, pela fé e pelo batismo, à paixão e ressurreição de Cristo, o Espírito Santo faz-nos participar da sua vida»

Que Deus nos ajude a viver o mês de fevereiro que chega com carnaval e a abertura da Campanha da Fraternidade com o Tema Fraternidade e fome” e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), não deixemos de participa e não esqueçamos a bem aventuranças  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.[9]




[3] Mateus 6, 33

[4] Catequese do Papa Francisco da Quarta-feira, 11 de março de 2020

[5]  Mateus 4, 12-23

[6] Mateus 5,3–5

[7] Mateus 5,6–12

[8]  Indem ao nº4

[9] Mateus 5,6

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