sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Então é Natal?

Desculpem  sou brasileiro de verdade  e não  preciso de um mito (mito sei que não  existe), pra ser quem sou.


Recebi uma notícia  que algumas pessoas  estão  deixando de ir a Igreja por causa de minhas  opiniões  sobre a política que posto aqui nas redes sociais  em especial  sobre o pessoa do atual presidente da república. 
De verdade,  quem deixar   de ir a Igreja por causa da  minha opinião   ou de qualquer outro humano   está fazendo um favor, para a Igreja.

Se  o motivo da presença  na Igreja  for   o Cristo Senhor que se fez Homem por amor a humanidade,  que  certamente não  concordou com o sistema do seu tempo, que não  exaltou torturadores, que andava com pecadores mas sempre orientava para que não  pecasse mais.  Ele foi preso, torturado por pessoas de bem,   que o chamaria hoje de  esquerdopata, que dizia que  se Ele  estava na cruz e por causa de umas ideias malucas etc.  Se você  o visse  Jesus   desse ponto de vista  não  deixaria de ir a Igreja.

Mas mesmo assim, você  tenta me culpa por não  ir Igreja,  por eu defender e acreditar nesse Homem que é  Deus Conosco, que  abraçou  e acolheu  os pecadores públicos, que se deu  e se dá  até hoje no altar para  aqueles  que acreditam, não  como  recompensa  por nossa virtudes de cidadãos  de bem, mas  como um remédio por nossas  faltas diante de uma sociedade que excluí, que  afasta o outro por ter opções  políticas, sexual ou religiosa  diferente da nossa.

Enfim é natal.
Que mudou em nosas vidas e atitudes?
Qual é  a maior vitória e derrota  que  devo apresentar ao Deus que se faz Menino?
Alguns aproveitam a data pra ostentar sua condição  financeira,  fazer aglomeração ou ainda pra adquiri nova divida. Novamente é  natal e que de fato fizemos pra construir um mundo  melhor?
Essa data devia nos trazer uma vergonha enorme diante das nossas mazelas pessoais e da nossa sociedade, talvez se colocasse uma condição   pra celebrar o natal tipo  ser obrigatório  mudança de atitude com  a busca do perdão  e  o perdão   dado sem  uma exigência egoísta. Sejamos coerentes transformamos  o natal  em uma data que execemos  o nosso lado  hipocrita de ser como sociedade,  falamos frases de efeito  ou ainda que  desejamos  apenas  de boca pra fora  que Deus seja presença na nossa humanidade. 

Queremos o Natal pra viajar, pra beber, fica  na Boa pra  justificar  a compra disso ou daquilo e queremos o Natal pra alguns.
 Enfim,  transformando  o Natal  em uma justificativa  comercial  capitalista, colocamos os velho vício  no lugar do menino que vai renovar nossa esperança, queremos o Noel e deixamos o Emanoel, queremos  os benefícios  e deixamos de lado  nossas obrigações.
Natal não  devia ser apenas uma data, mas uma condição  pra  exercer a nossa humanidade, essa data representa que Deus do alto dos céus  quis ser humano também.
Não  me sinto esquerdopata, ou culpado por seu afastamento da fé  quando falo duro contra o sistema excludente, que coloca pesados fardos nas costas dos pobres, Jesus e os grandes santos fizeram  do seu  jeito no seu tempo o mesmo e foram condenados pelos  cidadãos de bem.  Talvez o motivo de não ir  a Igreja,  não  seja por causa da minha pregação (nas redes sociais) deve ser por causa do seu coração  magoado e orgulhoso que não  quer reconhecer que   errou, como os primeiros  humanos diante do seu pecado, prefere se esconder de Deus,  colocando uma veste de cidadão de bem, de uma pessoa que não  erra. Não  posso alterar a verdade que estamos vivendo, afinal  a religião  deve nos levar além   de   uma oração  emocional, muito  mais que uma homilia que serve como uma estopim pra uma descarga emocional  dos desvios e atitudes que ferem o princípios dos ensinamentos do Mestre Jesus. Se a nossa prática religiosa não  conseguir religar a humanidade ao Deus Menino que se revela no excluido, desempregados,    perseguido  etc  é  melhor que deixemos de praticar a religião, afinal  a nossa prática  deve nos levar a construção  do Reino de Deus inaugurado com o Natal do Senhor.

Porém  hoje é  natal  e não  tem como não  dizer:  Feliz Natal apesar da nossa  hipocrisia social e palavraseando PF, (Paulo Freire) amar é  um ato de coragem, deixemos o ódio  para os covardes 
Hoje não é bom dia, mas um bom Natal.
Que Deus nos ajude.

Dnonato.
*Não é clérigo católico  ou evangélico.
Apenas  um cristão
 batizado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.