quinta-feira, 8 de agosto de 2013

História da Comunicação II Cronologia


Data
Fato
8.000 a.C
á
4000 a.C
Desenhos e escritas nas cavernas sendo o primeiro sinal da Comunicação escrita e   se fala de um serviço  de correio entre chineses. Não podemos confirma
Por volta de 3000 a.C  á  3300 a.C
Surge a escrita coniformes pelos povos  mesopotâmicos.  Nesse sistema, observamos a impressão dos caracteres sobre uma base de argila que era exposta ao sol e, logo depois, endurecida com sua exposição ao fogo. De fato, essa civilização mesopotâmica produziu uma extensa atividade literária que contou com a criação de poemas, códigos de leis, fábulas, mitos e outras narrativas. É a língua escrita mais antiga das que se têm testemunhos gráficos. As primeiras inscrições procedem
Por  volta de  3300 a.C
Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princípio depois adotado nos telégrafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.
2900 a.C.
Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombo-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II, mas até 2002 as aves eram usadas ainda pela polícia indiana.
1445 a.C
Começa-se a escrever a bíblia cristã
550 a.C
O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo. Com direito de salvo conduto em caso  de guerra
450 a.C
É escrito o último  livro do  primeiro testamento da Bíblia Cristã
59 a.C
Surge o  jornal que data o seu primeiro exemplar de 59 A.C., em Roma, por Júlio César, com o intuito desejado de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos e que, até hoje, tem, praticamente, a mesma função.
50/60
Começa a se escrever o 2º testamento da Bíblia Cristã
90
Se escreve o último livro do 2º testamento da Bíblia Cristã
305.
Primeiras prensas de madeira inventadas na China
1455
Johannes Gutenberg aprimora a impressão, (que já era feita de forma rudimentar á 14 séculos na China) iniciando a criação da  comunicação de massa e sendo o ponta pé inicial que mais tarde  vai causar a  revolução industrial.
1650
Primeiro jornal diário aparece na Alemanha
1663
Cria-se o serviço de correios no Brasil
1808
Temos a publicação do primeiro jornal  impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808
1827
Joseph Nicéphore Niépce faz a primeira fotografia de que se tem notícia
1837
O americano Samuel Morse (1791-1872) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse.
1840
Começa-se o uso da  celulose na Alemanha
1876
Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico
1887
Emile Berliner inventa o gramofone
1888
Aparece a câmera fotográfica de filme de rolo
1888
Heinrich Hertz,foi pioneiro na transmissão de códigos pelo ar inicia projeto do radio transmissor que vai originar o celular.
1893
Aparecia o rádio, atribuído ao italiano Guglielmo Marconi (1874-1937).
1895
Os irmãos Lumière inventam o cinema na França
1899
Primeira gravação magnética, ponto de partida de fitas cassete
1910
Thomas Edison faz a demonstração do primeiro filme sonoro
1912
Padre Tiago a revista Vita Pastorale (Vida Pastoral), destinada aos sacerdotes.
1914
Fundação da Pia Sociedade São Paulo com  missão de evangelizar através dos Meios de Comunicação
1921
O surgimento do Jornal  “O domingo”
1923
O cientista russo Vladimir Zworykin (1889-1982) apresentava o kinoscópio; o avô da televisão.
1927
Primeira transmissão de televisão na Inglaterra
1934
Inventado o videotape
1943
Começa o projeto do computador que era apenas uma máquina de calculo usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito
1948
Inventado o LP de vinil de 33 rotações
1956
O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) , pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros.
1960
Lançado pelos EUA, o primeiro satélite refletia sinais enviados a partir da terra
1963
Dentro do Vaticano II a Igreja lança o decreto conciliar Inter mirifica sobre os meios de comunicação social como instrumentos de evangelização, o Padre Alberione comentou com alegria: ”Agora já não podeis duvidar”. A Igreja falou.
1969
Surge a intranet no USA ou a Internet para uso militares. No período da Guerra fria e inicia a segunda geração dos computadores que  substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos  essa é segunda Geração de Computadores.
1970
Terceira Geração de computadores foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
1971
Surge o primeiro disquete de computador
1973
A empresa Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X. Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola. O aparelho, muito prosaico, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo.
1976
Inventado o computador pessoal Apple I
1981
Vendido o primeiro PC da IBM sendo a quarta Geração,  é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nano segundos (bilionésima parte do segundo).
1990
 No Rio de Janeiro foi lançado o primeiro celular  no Brasil
1994
O governo americano liberava a circulação da World Wide Web. Uma forma civil de troca de informações entre as redes de computadores militares. Pronto, estamos quase todos online.
Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.