sexta-feira, 15 de março de 2013

Refletindo sobre a eleição do Papa Francisco


Irmãos a Eleição de Francisco é algo que inspira mudança.  A mais de 800 anos um jovem  pensou  em reforma a Igreja.   Fato ocorrido no ano de 1210, Francisco foi a Roma buscar a aprovação do Papa para o seu modo de vida. Mas, como aquele bando de mendigos, maltrapilhos e desconhecidos seria recebido pelo severo Papa Inocêncio III.   O Papa não só  o recebeu,  como  reconheceu que  aquele jovem era o enviado de Deus para fazer as reformas necessárias,  em uma Igreja que estava para ruir  e permitiu que a ordem Franciscana fosse criada contrariando a vontade de alguns membros da Cúria Romana.  A tradição também,   relata que  quando o Papa recebe  Francisco    ele desce do seu trono e se dobra  perante aquele jovem.
 Ontem,  a Igreja reencontrou esse desejo de Reforma  com o anuncio do novo Papa com o titulo de Francisco,  que se apresenta com a simples batina branca e antes de invocar a benção de Deus sobre o povo se curva e pede que todo o povo reze pelo Bispo de Roma. Ele se curvando,  nos traz a memória o gesto de 800 anos atrás,  nos convida a humildade nesta Igreja hierárquica que às vezes esquece que sua vocação é o serviço do evangelho e o bem do povo.
Um do fato  interessante,  que logo após a fumaça branca no Vaticano encontramos dois amigos um com nome de João Paulo e
Francisco.  E na discussão sobre o nome do novo Papa dissemos que devia ser Francisco, pois já havia na história dois Papas com titulo de João Paulo . Não tínhamos nem se quer a nacionalidade do Papa,  e já escolhemos o nome.
Aqui deixamos um pensamento para todos os brasileiros, vocês não podem ter tudo. O Papa até pode ser argentino, mas Deus continua sendo Brasileiro.   
Saudamos ao sucessor de São Pedro e pedimos que ele possa trazer para Igreja  a reforma necessária neste momento da História humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.