sexta-feira, 22 de julho de 2011

Amar de Amizade


 Palavra de Deus no antigo testamento nos apresenta  um texto como  referência
:
“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro, nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor será também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será  semelhante”[2]

 Uma pequena observação a palavra amigo aparece: duzenta e doze vezes em toda biblia[3]  e  a palavra tesouro aparece cento e dezoito  vezes.
Amar de Amizade... Que maneira bonita de se definir o sentimento entre os seres humanos. De fato, em determinada época da vida  não sabemos exatamente o que é o amor, só conhecemos algumas de suas dimensões como o amor filial, o amor fraterno, o amor romantico, o amor eros,  em outro momento e quando criança  conhecemos o amor pelos nossos brinquedos.  Sabemos ser amigos e precisamos de amigos, isto ninguém pode negar. Temos consciência  que devemos ser amigos e amar de amizade transformando o coleguismo num sentimento puro e intenso, no amor filo.
Amigo ou amiga de verdade,  a gente elege ou escolhe sem  percebe  e derrepente se vê assim  uma pessoa de extrema  presença em nossas vidas mesmo  estando longe. O amigo é alguem que a gente confia,    contando  sempre com ele e ele pela graça da amizade também faz o mesmo,  chegando  ao ponto de arrisca tudo, para “quebra aquele galho” ou  estender  aquela mão, para  que possamos nos levantar. Ele o amigo não se afasta, quando as coisas vão mal,  sempre tem a coragem de dizer a verdade por inteiro, mesmo a aquela verdade,  que magoa  ou que não queremos ouvir.  Mas ele sempre esta do nosso lado,  para nos defender, daqueles  que tentam nos difamar e  destruir aquilo que somos. O amigo, ousa acreditar na nossa escolha, permanecendo conosco em silêncio, quando essa escolha não foi a correta, ele não nos condena,  também não nos carrega no colo, com pena pelo  descaminhos que tomamos.  Ele simplesmente,  é, a presença certa, a seta que nos aponta a saida ou  escada que nos ajuda a subir.  O amigo,  presença nos momentos de solidão ou na multidão, sendo quem é sem máscaras  ou fantasias.
Você, deve construir uma amizade assim, claro que devemos, construir não apenas uma, mas, muitas  amizades neste estilo para que possamos, crescer juntos, ajundado um ao outro. Mas antes, devemos  examinarmos os nossos corações,  verificando se estamos em condições de oferecer, uma amizade igual.   Se percebemos, em nós essa condição de oferecer uma amizade sincera  e sem interesse, então busquemos em nossos circulos de colegas e conhecidos, pessoas capazes, de ser tornarem amigos e assim diariamente  começarmos a construção do santuário da amizade, que logo se tornará uma grande Catedral. Na música brasileira são inumeras canções, que juntam a palavra amigos e tesouro em particular, gosto de recorda o refrão daquela musica[4]  do fim da  década  de oitenta  cantada pelo grupo Legião Urbana que dizia:
“É preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar, na verdade não há”.
 A canção completa com mais uma frase:  
 “Sou uma gota d'água, sou um grão de areia ”

Seremos apenas uma gota  no imenso oceano da vida ou simplesmente um grão de areia nas praias de nossas realidades, se não tivermos a amizade como referência em nosso  modo de vida.  



[1]  - Texto de Edson Oliveira /  Daniel Nonato  baseado livro  Carta aos Jovens da Serpal / Vozes e na mensagem de autoria de Edson Oliveira que foi ao  ar no Programa: Questões de Fé no dia 16/07/2011 na Radio Catedral  FM 106,7  às 16 hora e 10 min,  é  uma reflexão sobre o nosso jeito de sermos a fazermos amigos.   Programa foi animado  pela  PASCOM / D. NI:  representada por:  Daniel Nonato,  Edson Oliveira, Eloy Bezerra e Moisés Arantes. 
videos e fotos da internet. 
[2] -  Eclesiástico, 6,  14-17 tradução Ave Maria.
[3] - Tradução da CNBB
[4] : Pais e Filhos,  Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá : A música pais e filhos fala das diferentes fases da vida de uma pessoa desde a infancia, onde ele é filho, até a idade adulta, onde ele será pai. Quanto ao refrão quer dizer exatamente o que ele escreveu: é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. ou seja, não sabemos o que pode acontecer amanhã, por isso demonstre seu amor amando hoje.

2 comentários:

  1. Ainda posso acrescentar uma parte do texto do Apostolo Paulo em 1Coríntios 13, 1 - 13, destaco o versículo 13 "Agora, portanto, permanecem estas três coisas: A fé, a esperança e o amor. A maior de delas, é o amor".
    Um abraço Ronildo Burity.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edinho foi morar com Deus no ultimo dia 22 de janeiro, deixando aqui essa reflexão para nossa vida e lida diária.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário.