terça-feira, 2 de agosto de 2011

Agosto: Mês das Vocações.

O mês de  agosto para todos  é o mês dos Pais, mas,  para o povo católico, após o grande concilio Vaticano II é dedicado as vocações para sermos mais exato no ano 1970 pela primeira vez   aqui no Brasil e como foi um sucesso  onze anos depois em  1981 a Assembléia Geral da CNBB, instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil,  ficou assim divido.   
A primeira semana trabalhamos as vocações sacerdotais (Presbiteral e Episcopal), segunda semana trabalhamos a questão da vocação familiar com destaque para o dia dos Pais e do Diácono permanente, Temos um texto do casal coordenador  do Movimento Aliança de Casais com Cristo (ACC)  na Diocese de Nova Iguaçu que  tomamos emprestados:
O casal coordenador  do ACC da Diocese de Nova Iguaçu
 Cristina e Paulo com o nosso Irmão locutor Silvio Junior
(de camisa vermelha) da Radio Catedral FM
  "O objetivo da Igreja, com essa prática ,é mobilizar toda a sociedade brasileira e, de modo particular, todos os católicos, no sentido de refletir, redescobrir e promover os verdadeiros valores humanos e cristãos da família, como o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, a justiça e a comunhão entre os homens. Ela fortalece, ainda, o processo de implantação e da abrangência da Pastoral Familiar dentro de uma Pastoral Orgânica, de comunhão e participativa, por causa do envolvimento motivador de todas as Paróquias.
 Neste ano, será comemorada, em todo o Brasil, de 14 a 20 de agosto, com o tema central “Família, Pessoa e Sociedade”. As orientações e sugestões - subsídios - para a Celebração da Semana Nacional da Família se encontram no livreto “Hora da Família” 
Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina/PR, nos lembra de que o Documento de Aparecida (n.302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família como primeira escola de fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”.
 A terceira semana dedicamos a todos os religiosos e religiosas,  damos destaque aos homens e mulheres, que através do votos de pobreza, castidade e obediência consagram a sua  vida ao serviço de Jesus e a Igreja e finalmente  a ultima semana que é dedicada a vocação dos fieis leigos, destacando a vocação dos Catequistas, os primeiros anunciadores do Reino de Deus. Na Diocese de Nova Iguaçu tem uma frase de Dom Luciano  que tomo emprestado e faço um acréscimo:  "Sem catequese não existe Comunidade, Paróquia ou Diocese"
Fiquemos com o texto e os videos   do programa Questões de Fé da Radio Catedral FM que contou com a presença do casal Paulo e Cristina coordenadores da Aliança de Casais com Cristo na Diocese de Nova Iguaçu  e a  equipe de animação do MCC/DNI no dia 30/07/2011.
Daniel Nonato            


Família: criação e afirmação de Deus.[1]

A família é considerada a célula mãe da sociedade e por ser um núcleo de convivência, e os seus membros estarem ligados afetivamente, esses compartilham o mesmo teto.  Portanto podemos definir família como um grupo social a que pertencemos, é constituída pelo conjunto de pessoas, unidos por vínculos de parentescos ou não. A família pode, entretanto experimentar tanto o amor como o ódio, ter uma convivência feliz ou insuportável, numa mesma morada, são fases que se vivenciam sempre e é preciso compreender que essa convivência familiar precisa ser cuidada. Pois sabemos que para ser uma família de verdade, precisamos trabalhar e cultivar sempre e com muito amor, o perdão e a participação para que a vida seja uma festa.  A realidade presente no mundo em que vivemos, com todas suas distorções e desencontros, com a perda constante de valores, acrescidos da vida urbana atual  que nos impõem modelos distorcidos  de família. O cristão não pode ficar omisso,  deve defender os direitos da família e  fazer com que a mesma cumpra o seu  papel na sociedade, que é gerar a vida.
E nós  que estamos no caminho da conversão ao Evangelho,  consciente de nossa Fé e de nossa opção no mundo, não podemos viver a mentira e o medo que a sociedade, sobretudo, as forças do capital e do consumismo que tenta  impor um modelo de sociedade que demonstra uma total falta de interesse para com o essa célula, que é a família.   A Igreja nos orienta para que não fiquemos no mundo dos sonhos, a nossa consciência  cristã deve nos remeter a ações concretas do Reino anunciado e vivido  por Jesus em comunhão com O Pai e o Espírito Santo. Talvez por isso que o nosso anuncio, não seja relevante a muitos que se entregam a outros modelos  de sociedade que não o modelo de sociedade ideal sonhada por Deus.
O Plano de Deus que é entregue a Humanidade Criada e imagem e Semelhança de um Deus Trino, que Amor. O Pai nos criou no amor para o amor, nos dado também esse amor em forma de semente para que o cuidemos e o façamos crescer. Portanto, homem e a mulher são chamados a formar família para multiplicar nesta terra o Amor gerado e entregue  a todos pelo próprio Deus. E faz parte da luta diária de toda família cristã viver o Evangelho de Jesus Cristo anunciando o Reino que já chegou e Jesus Cristo afirma: “Eu estarei sempre convosco...” [2] 
Que nosso eterno Pai nós abençoe, e que todas as famílias encontrem na convivência, a presença indissolúvel da Trindade de Amor.
Fiquemos com algumas interrogações para reflexão:
1.     O que é afinal a família?
2.      Quais as problemáticas que a família passa?
3.     Quais as preocupações que devemos ter ao formar uma família?


[1] -Texto de Edson Oliveira /  Daniel Nonato  foi ao  ar no Programa: Questões de Fé no dia 30/07/2011 na Radio Catedral  FM 106,7  às 16 hora e 10 min,  é  uma reflexão sobre o modelo de familia que estamos construindo.   Programa foi animado  pelo MCC / D. NI:  representada por:  Almir Tavares, Ronildo Burity, Daniel Nonato,Waldemir, Carlos Otavio,   Edson Oliveira e Moisés Arantes e contou com presença do Casal Paulo e Cristina coordenadores do ACC/D.NI 
[2]  - Mt: 28,20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.