sábado, 3 de junho de 2023

Um olhar no texto de São João 3, 16-18. - Domingo da Santíssima Trindade

 

 Durante a semana que passou  a Câmara voltou o marco temporal e pelo que se percebe  a Pátria perdeu de novo e tivemos  visita do Chefe de Estado  de um pais vizinho que usa  a censura como arma e não  permite a livre  manifestação segundo alguns  filhos dessa terra que conversamos  recentemente, mas o atual presidente   diante de uma realidade tão complexa que é governa uma pátria com  6 anos de neoliberalismo, dos pobres que estão endividados de  um congresso  corrupto na essência que legitimou o toma lá da cá com seu presidente vindo dizer que o Executivo tem que negociar para ter governabilidade,  sobrevivemos o fim de maio e iniciamos o mês de junho, olhando os primeiros 6 meses do atual governo  ainda com esperança  e observando que estamos melhor que 201, nesse sentido vamos celebrar o


domingo da Trindade que  nos ajuda a meditar   sobre o quanto somos de fato fieis ao Deus Uno e Trino.  As leituras para esse dia  são as seguintes:  Êxodo  34,4b-6.8-9;  Salmo de hoje é de - Dan 3,52-256 com  a resposta  Digno é o Senhor de louvor e de glória para sempre; 2 Coríntios  13,11-13 e  evangelho de João  3,16-18 que narra o encontro de Jesus com o Mestre da lei Nicodemos .
Semana passada infelizmente tivemos dificuldade de posta a reflexão aqui em  nosso espaço e já pedimos perdão  e nesse dia da trindade voltamos a  nosso texto de Um olhar no texto de São João 16,12-15. - Domingo da Santíssima Trindade  e ao vídeo Reflexão: Boa Nova de Jesus Cristo segundo São João 16,12-15. - Domingo da Santissima Trindade  do dia 12 de junho de 2012, que nos ajuda a refletir.  Como  sempre vamos meditar    o evangelho que narra esse nosso encontro, não queremos explicar  o mistério da Trindade  que é um amor que não se explica ou se entende com os olhos humanos e sabemos que a Trindade é o Amante, o Amado e Amor  que se soma em único  sentimento de viver a unidade,  e para outro a Trindade pode ser definida como a vela que é a chama, a cera e pavio E ESSA e essa solenidade nos convidado a reconhecer que somos criados por Amor, salvo por esse Amor e no batismo recebemos a graça do Amor em nosso dia-a-dia. 

Deus nosso Pai que envia seu Filho para nos salvar e nos ajudar entender como devemos viver a plena liberdade como  diz o texto : Gálatas 5, 1  que diz “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”  Essa proposta  que Jesus apresenta no sentido da vida de cristã de liberdade que nos leva para cima e nesse sentido que Jesus veio ao mundo. De uns tempos pra cá muitos cristãos tem pregado um Deus radical  que só conhece o julgamento e a condenação  e aqui temos a definição do motivo da vinda de Jesus para terra, Jesus  não vem como juiz, o Espirito Santo e chamado de Paraclito  e o Pai é o Criador da humanidade que nos cria no seu Amor e por seu Amor

Que seria crer em Jesus?

Na semana passada recebemos o mandado de ir e batizar em nome da Trindade  ensinando a observar os mandamentos,  essa semana temos a narrativa que quebra qualquer tentativa de  se fazer da comunidade um tribunal de condenação ou julgamento Crer certamente não é regular  ou se achar mais santo que  o outro  que não viveu ou não tem a mesma linha teológica  que a gente, disso temos certeza.  A trindade  nos ajuda a pensar como nos relacionamos com o diferente, pois sabemos quem é o Pais,o Filho e o Espírito Santos, se não sabemos devemos saber, esta faltando Catequese ou Escola Dominical,  pois é um  dos digmas mais importante da Fé cristão e aqui deixamos um outro  texto Dogmas segundo a Tradição apostólica recomendado para aqueles que desejam entender  que seria dogma[1].  Embora no inicio do texto tenhamos uma verbo em algumas traduções no verbo passado o termo correto é que seja lido no presente. (Deus ama), pois segundo  os pensamentos de Santo Agostinho Deus não se cansa de amar que  foi cantada por Adriana Arydes  e aqui vale pena entende que a  medida do Amor é amar sem medida e foi por isso que Jesus veio ao mundo e por isso fomos criados por Deus e  ainda nesse sentido que Espírito Santo vem sobre a nossa vida de cada pessoa  ele age sem show ou gritaria que muitos  costumam invocar como ação do Espírito.  O evangelista é chamado de  discípulo amado por  apresentar uma proposta de amor e  de uma riqueza  que fala da Pessoa do Pai, Espírito Santo e nos revela a intima comunhão com o Filho e aqui rezamos o credo   desde de 325 e devemos ler o no Catecismos da Igreja para os Católicos  o número 35,36,122 e 164 do Youcat Brasil ou ainda ou CIC numero 48.

Que Deus Uno e Trino nos abençoe!!!




[1] Os dogmas de doutrina incluir explicitamente presentes no texto da Bíblia, tal como consta da Tradição e formalizado pelo ensinamento da Igreja (Magistério).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.