A letra começa nos convidando a imaginar que não existe nada além do mundo em que vivemos, contrariando as ideias de paraíso e inferno. Ao invés de planejar nossa ações pensando em recompensas futuras no paraíso, Imagine propõe uma vida focada no presente, acreditando que o que está acima de nós é apenas o céu no sentido literal, ou seja, o espaço. No refrão da música, John Lennon nos lembra que ele é, sim, um sonhador, mas que existem outros sonhadores como ele. O cantor acredita que é justamente pela união dessas pessoas com pensamento positivo e crença num mundo melhor que a imaginação proposta pela música poderá se concretizar. Ele acredita que um dia todos conseguirão colocar em prática o que ele pede em Imagine, formando um mundo mais unido e igualitário. Por fim, a música se refere à possibilidade de um mundo sem fronteiras poAlém do talento inegável como cantor e compositor, John Lennon também ficou conhecido por seu comportamento crítico.
Há quem diga que ele se tornou pacifista e incentivador da igualdade depois do relacionamento com Yoko Ono, mas temos uma prova de que ele já se incomodava com questões sociais bem antes, lá no comecinho dos Beatles: Nos shows na Inglaterra, as pessoas costumavam ficar em setores separados: uma parte com os lugares mais baratos, e outra para a classe alta, em uma ideia parecida com os camarotes de hoje. Entretanto, não dá pra negar que a partir do relacionamento com Yoko Ono e do surgimento do movimento Hippie, John Lennon começou a investir muito mais nas letras pacifistas que tratam de grandes questões da humanidade.
Conhecendo John Lennon, basta uma pequena análise da letra de Imagine pra perceber que a música traz, sim, muitas críticas. Ela questiona vários pontos, desde a organização social até o comportamento egoísta das pessoas, passando pelo capitalismo, o extremismo religioso e a xenofobia. Foram justamente esses pontos que fizeram, muitas vezes, a música ser interpretada como um manifesto comunista. Para entender melhor, vamos relembrar o contexto histórico da época: o mundo vivia em plena Guerra Fria, e qualquer coisa que pregasse igualdade e desapego de posses era imediatamente associada ao comunismo. Precisamos lembrar, no entanto, que esses também são os ideais do movimento Hippie que tanto influenciou a música. Ainda assim, as acusações de comunismo e anarquismo não foram o maior problema enfrentado pela música. A letra de Imagine incomodou cristãos de diferentes religiões por supostamente contestar a ideia da salvação divina e a existência do paraíso e do inferno. Houve quem dissesse que John Lennon era satanista, e que Imagine prega a realização do inferno na terra. No entanto, quando foi questionado sobre a letra, John ressaltou a mensagem positiva que ela traz, dizendo que Imagine é sobre algo que ainda não existe de verdade em lugar nenhum, e que seria sem dúvidas muito melhor do que o mundo que conhecemos. Por enquanto, esse mundo só existe se você imaginar… Não sabemos de fato no que John Lennon acreditava ou deixava de acreditar, mas podemos dizer que a letra de Imagine combina bem com a vida que ele e Yoko Ono se propuseram a levar.
O casal ficou conhecido pelo ativismo social, com manifestações anti-guerras e pedidos de paz, além de doações generosas para diferentes causas.
Fonte: Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.