sexta-feira, 1 de outubro de 2010

São Paulo Padroeiro do Movimento de Cursilhos e meu Patrono.

São Paulo Apóstolo.
 Escrever sobre o  apóstolo que ousou convidar os não judeus para uma  vida  diferente daquela que se tinha, que ousou a pregar o monoteísmo em sociedade com uma  infinidade de divindades e algo que nos convida a pensar se essa nossa realidade não esta diferente do grande pregador.  Paulo  nasceu em Tarso da Cicilia Atual Turquia, por volta do ano 10 dC  com nome  Sha'ul  se "pronuncia Saul" e  em português "Saulo" 

Judeu de raça e cidadão romano por nascimento, teve uma formação helenista no primeiro momento haja visto,  sua cidade de nascimento e em sua juventude em  Jerusalém se torna um dos melhores discípulos de  Gamaliel I ( atos; 22,3), recebendo uma formação  farisaica, o titulo de rabino e o   encargo direto do sinédrio para caçar  os cristãos. Saulo respirava ódio contra os cristãos chefiando o grupo que assassina o Diácono Estevão.  Atos; 7,54-8,3

Ao ouvir essas palavras de Estevão, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes

Cheio do Espírito Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus; e viu também Jesus, de pé, à direita de Deus.

Ele disse: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.

Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão;

Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem, chamado Saulo,

e apedrejavam Estêvão, que exclamava: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.

Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. Com estas palavras, adormeceu.

E Saulo estava lá, consentindo na execução de Estêvão. Naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja que estava em Jerusalém. Todos, com exceção dos apóstolos se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria. Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e guardaram luto solene por ele.

Saulo, entretanto, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão.

Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma seção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam, que ele verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião e não mais uma seita do Judaísmo.

Foi a mais destacada figura cristã, a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares, tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio, a oposição de outros líderes cristãos, mas, em consequência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios, tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição. 

*As viagem de Paulo:

 - Entre 46 e 49 visitou Chipre, Antioquia, Icônio, Listra, Perge, território da Panfilia e Antioquia da Síria essa foi sua primeira viagem missionária. Atos: 13,3-14,26.

B - Entre 49 e 52 percorreu territórios da Síria, Cicília, Derbe, Listra as regiões da Frigia, Gálacia superior, Misia, Tróia, Filipos, Antífopis, Apolônia, Tessalônica, Beréia,  Atenas, Corinto  sendo a  segunda viagem missionária -  Atos; 15,40-18,22. Foi a sua maior viagem.

C -   De 54 a 57, visitou as regiões da Gálacia e Frigia, Éfeso, Macedônia, Tróia, Mileto (Turquia e  norte da Grécia); e seguindo territórios do Médio Oriente, de Norte a Sul: Tiro, Aço, Cesaréia e Jerusalém (Atós: 18,23-21,17)

D - Não  se pode afirma que essa viagem foi missionária, pois, neste momento Paulo que estava preso pelo crime de praticar, pregar e viver o cristianismo. Foi de Jerusalém para Cesaréia, Mira da Lícia, Creta, Malta, Sirascusa, Régio, Putéoli e Roma onde foi decapitado(Atos: 27,1-28,16.)

São Paulo sempre buscou, a fundamentação nas promessas do primeiro Testamento, mas, com um chamado para todos os povos. Quando altera seu próprio nomee tem por finalidade de  melhor conviver com os não Judeus e tem haver com a mudança de atitude e a missão assumida junto a comunidade, como no caso de Abrão que se torna Abraão(Gênesis: 17,5) ou no caso do chamado dos 12 primeiros apóstolos (Mateus: 10,1-4)   e sobretudo o apóstolo Pedro (João 1,42).  

Paulo como homem, sofria as desventura de um mal desconhecido, existe varias teorias que chegam ao ponto, de  afirma que era um problema referente a sexualidade. Alguns falam de uma esposa não convertida outros de uma doença e prefiro defender a teoria de suas memórias de quando não era Cristão. (Paulo  participou de forma direta e indireta na execução de Estevão e outros) e acreditamos   que pior  dor é causada por decisões erradas e não podem ser reparada.

  • E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me dIsse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo “ (2 Coríntios 12:7-9).

Paulo sempre foi um homem de contar com uma equipe, sempre contou com Lucas, Silas, Timóteo, Barnabé, Priscila, Áquila,  Filemon, as comunidades que ele ajudou a fundar   por um  tempo com João Marcos (Marcos Evangelista). Ao contrario do que se pensa, que ele não trabalhava sozinho.

*Esse Texto fala bem da personalidade de Paulo

Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? Não sois vós minha obra no Senhor. Se para outros não sou apóstolo, ao menos para vós o sou, porque vós sois no Senhor o selo do meu apostolado, esta é a minha defesa contra os que me denigrem. Não temos nós porventura o direito de comer e beber?

Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar o trabalho? Quem, jamais, vai à guerra à sua custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho.

Trata-se, acaso, de simples norma entre os homens? Ou a lei não diz também o mesmo

Na Lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que debulha (Dt 25,4). Acaso Deus tem dó dos bois. Não é, na realidade, em atenção a nós que ele diz isto? Sim! É por nós que está escrito. Quem trabalha deve trabalhar com esperança e igualmente quem debulha deve debulhar com esperança de receber a sua parte.

Se entre vós semeamos bens espirituais, será, porventura, demasiada exigência colhermos de vossos bens materiais?  Se outros se arrogam este direito sobre vós, não o temos muito mais? Entretanto, não temos feito uso deste direito: sofremos tudo para não pôr obstáculo algum ao Evangelho de Cristo.

Não sabeis que os ministros do culto vivem do culto, e que os que servem ao altar participam do altar. Assim também ordenou o Senhor que os que anunciam o Evangelho vivam do Evangelho.

Mas não tenho usado de nenhum desses direitos; e nem escrevo isto para reclamá-los. Preferiria morrer a... Mas ninguém me tirará este título de glória. Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõeAi de mim, se eu não anunciar o Evangelho!

Se o fizesse de minha iniciativa, mereceria recompensa. Se o faço independentemente de minha vontade, é uma missão que me foi imposta. Então em que consiste a minha recompensa? Em que, na pregação do Evangelho, o anuncio gratuitamente, sem usar do direito que esta pregação me confere. Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos. Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da lei, embora o não esteja, a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da lei. Para os que não têm lei, fiz-me como se eu não tivesse lei, ainda que eu não esteja isento da lei de Deus - porquanto estou sob a lei de Cristo -, a fim de ganhar os que não têm lei.

Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos. E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante. Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais. Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível.

Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros.

Coríntios: 9.

Outros detalhes de São Paulo:

O chamado: Atos 9,1-22 ,  Galatas: 1,13-14 ;  Atos: 22,1-21, Atos: 26,9-18

Acerca do Casamento e o Celibato: 1º Corintios: 7.

Sobre os Dons e a Igreja: 1º Corintios 12,... 

Sobre  a  Eucaristia:   1º Corintios. 11, 23-26.

Alguns Hinos:  Filipense; 2,3-11,  Romanos; 3,11-18;  1º Corintios: 13.. ;  Efésios: 1,3...

 1º Colossenses; 1, 13-20;   e o hino ao mártir: 2º Timóteo: 2,11-13.

A Questão doutrinária. 

 Paulo era um ferrenho defensor   doutrina da  ressurreição e do Senhorio do Cristo, veja os hinos acima, como resumo; 1º Corintios; 15,1-58.

Tenhamos em nós esse desejo de São Paulo;

1ºCoríntios 11,1

Sede meus imitadores, como eu o sou de  Cristo.

 Filipenses 3,17

Irmãos, sede meus imitadores, todos vós, e reparai bem os que vivem segundo o exemplo que tendes em nós.

Leia também:

Movimento de Cursilhos sua historia 

A origem do Cursilho no Brasil
Origem do Movimentos de cursilhos - O Padroeiro 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.