São Paulo Apóstolo. |
Judeu de raça e
cidadão romano por nascimento, teve uma formação helenista no primeiro momento
haja visto, sua cidade de nascimento e em sua juventude em
Jerusalém se torna um dos
melhores discípulos de Gamaliel I ( atos; 22,3), recebendo
uma formação farisaica, o titulo de rabino e o encargo direto do
sinédrio para caçar os cristãos. Saulo respirava ódio contra os cristãos
chefiando o grupo que assassina o Diácono Estevão. Atos; 7,54-8,3
Ao ouvir essas
palavras de Estevão, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes
Cheio do Espírito
Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus; e viu também Jesus, de
pé, à direita de Deus.
Ele disse: “Estou
vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.
Mas eles, dando
grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão;
Arrastaram-no para
fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos
aos pés de um jovem, chamado Saulo,
e apedrejavam
Estêvão, que exclamava: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.
Dobrando os joelhos,
gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. Com estas
palavras, adormeceu.
E Saulo estava lá,
consentindo na execução de Estêvão. Naquele dia começou uma grande
perseguição contra a Igreja que estava em Jerusalém. Todos, com exceção dos
apóstolos se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria. Algumas
pessoas piedosas sepultaram Estêvão e guardaram luto solene por ele.
Saulo, entretanto, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão.
Educado em duas
culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre
os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina
da Igreja. As suas Epístolas formam uma seção fundamental
do Novo Testamento. Alguns afirmam, que ele verdadeiramente transformou o
cristianismo numa nova religião e não mais uma seita do Judaísmo.
Foi a mais destacada figura cristã, a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares, tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio, a oposição de outros líderes cristãos, mas, em consequência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios, tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição.
*As viagem de Paulo:
A - Entre 46 e 49
visitou Chipre, Antioquia, Icônio, Listra, Perge, território da Panfilia e Antioquia
da Síria essa foi sua primeira viagem missionária. Atos: 13,3-14,26.
B - Entre 49 e 52
percorreu territórios da Síria, Cicília, Derbe, Listra as regiões da Frigia,
Gálacia superior, Misia, Tróia, Filipos, Antífopis, Apolônia, Tessalônica,
Beréia, Atenas, Corinto sendo a segunda viagem missionária
- Atos; 15,40-18,22. Foi a sua maior viagem.
C -
De 54 a 57, visitou as regiões da Gálacia e Frigia, Éfeso, Macedônia, Tróia,
Mileto (Turquia e norte da Grécia); e seguindo territórios do Médio
Oriente, de Norte a Sul: Tiro, Aço, Cesaréia e Jerusalém (Atós: 18,23-21,17)
D - Não se pode afirma que essa viagem foi missionária, pois, neste momento Paulo que estava preso pelo crime de praticar, pregar e viver o cristianismo. Foi de Jerusalém para Cesaréia, Mira da Lícia, Creta, Malta, Sirascusa, Régio, Putéoli e Roma onde foi decapitado(Atos: 27,1-28,16.)
São Paulo sempre
buscou, a fundamentação nas promessas do primeiro Testamento, mas, com um
chamado para todos os povos. Quando altera seu próprio nomee tem por finalidade
de melhor conviver com os não Judeus e tem haver com a mudança de atitude
e a missão assumida junto a comunidade, como no caso de Abrão que
se torna Abraão(Gênesis: 17,5) ou no caso do chamado dos 12
primeiros apóstolos (Mateus: 10,1-4) e sobretudo o apóstolo Pedro
(João 1,42).
Paulo como homem,
sofria as desventura de um mal desconhecido, existe varias teorias que chegam
ao ponto, de afirma que era um problema referente a
sexualidade. Alguns falam de uma esposa não convertida outros de uma
doença e prefiro defender a teoria de suas memórias de quando não era Cristão.
(Paulo participou de forma direta e indireta na execução de Estevão e
outros) e acreditamos que pior dor é causada por decisões
erradas e não podem ser reparada.
- E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me dIsse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo “ (2 Coríntios 12:7-9).
Paulo sempre foi um
homem de contar com uma equipe, sempre contou com Lucas, Silas, Timóteo, Barnabé,
Priscila, Áquila, Filemon, as comunidades que ele ajudou a fundar
por um tempo com João Marcos (Marcos Evangelista). Ao
contrario do que se pensa, que ele não trabalhava sozinho.
*Esse Texto fala bem da personalidade de Paulo
Não sou eu livre? Não
sou apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? Não sois vós minha obra no Senhor. Se para outros
não sou apóstolo, ao menos para vós o sou, porque vós sois no Senhor o selo do
meu apostolado, esta é a minha defesa contra os que me denigrem. Não temos nós
porventura o direito de comer e beber?
Acaso não temos nós
direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros
apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos
direito de deixar o trabalho? Quem, jamais, vai à guerra à sua custa? Quem
planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se
alimenta do leite do rebanho.
Trata-se, acaso, de
simples norma entre os homens? Ou a lei não diz também o mesmo
Na Lei de Moisés está
escrito: Não atarás a boca ao boi que debulha (Dt 25,4). Acaso Deus tem dó dos
bois. Não é, na realidade, em atenção a nós que ele diz isto? Sim! É por nós
que está escrito. Quem trabalha deve trabalhar com esperança e igualmente quem
debulha deve debulhar com esperança de receber a sua parte.
Se entre vós semeamos
bens espirituais, será, porventura, demasiada exigência colhermos de vossos
bens materiais? Se outros se arrogam este direito sobre vós, não o temos
muito mais? Entretanto, não temos feito uso deste direito: sofremos tudo para
não pôr obstáculo algum ao Evangelho de Cristo.
Não sabeis que os
ministros do culto vivem do culto, e que os que servem ao altar participam do
altar. Assim também ordenou o Senhor que os que anunciam o Evangelho vivam do
Evangelho.
Mas não tenho usado
de nenhum desses direitos; e nem escrevo isto para reclamá-los. Preferiria
morrer a... Mas ninguém me tirará este título de glória. Anunciar o Evangelho
não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai
de mim, se eu não anunciar o Evangelho!
Se o fizesse de minha
iniciativa, mereceria recompensa. Se o faço independentemente de minha vontade,
é uma missão que me foi imposta. Então em que consiste a minha recompensa? Em
que, na pregação do Evangelho, o anuncio gratuitamente, sem usar do direito que
esta pregação me confere. Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me
fiz servo de todos. Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus.
Para os que estão debaixo da lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da lei,
embora o não esteja, a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da lei. Para os
que não têm lei, fiz-me como se eu não tivesse lei, ainda que eu não esteja
isento da lei de Deus - porquanto estou sob a lei de Cristo -, a fim de ganhar
os que não têm lei.
Fiz-me fraco com os
fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a
todos.
E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante. Nas
corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio.
Correi, pois, de tal maneira que o consigais. Todos os atletas se impõem a si
muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos
por uma coroa incorruptível.
Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros.
1º Coríntios: 9.
Outros detalhes de
São Paulo:
O chamado: Atos
9,1-22 , Galatas:
1,13-14 ; Atos:
22,1-21, Atos:
26,9-18
Acerca do Casamento e
o Celibato: 1º
Corintios: 7.
Sobre os Dons e a
Igreja: 1º
Corintios 12,...
Sobre a
Eucaristia: 1º
Corintios. 11, 23-26.
Alguns Hinos: Filipense;
2,3-11, Romanos;
3,11-18; 1º
Corintios: 13.. ; Efésios:
1,3...
1º Colossenses; 1, 13-20; e o hino ao mártir: 2º Timóteo: 2,11-13.
A Questão
doutrinária.
Paulo era um
ferrenho defensor doutrina da ressurreição e do Senhorio do
Cristo, veja os hinos acima, como resumo; 1º
Corintios; 15,1-58.
Tenhamos em nós esse
desejo de São Paulo;
1ºCoríntios 11,1
Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.
Irmãos, sede meus
imitadores, todos vós, e reparai bem os que vivem segundo o exemplo que tendes
em nós.
Leia também:
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Origem do Movimentos de cursilhos - O Padroeiro
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