O Movimento de Cursilhos ou “a obra dos Cursilhos”, como se dizia, teve seu início no singular contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.
Participando de peregrinações promovidas pela JACE a
destacados Santuários nacionais e, especialmente da preparação e realização da
grande Peregrinação levando 80.000 jovens a Santiago de Compostela, em agosto
de 1948, intuíram eles a “obra dos Cursilhos”. Aqueles “cursillos” ou pequenos
cursos preparatórios à peregrinação, ministrados a milhares de jovens por toda
a Espanha, durante vários anos, poderiam continuar a ser desenvolvidos, agora
com outro direcionamento. Marcado por essa sua origem “peregrinante”, o MCC
guarda, ainda hoje, algumas expressões típicas, como por exemplo, “Ultreya” (ir
mais adiante, caminhar mais além com entusiasmo) e “Guia do Peregrino” (pequeno
livro de orações). Num processode “inculturação” do Movimento, no Brasil
adotaram-se os termos “assembléia mensal” em lugar de “ultréia” e “Peregrinando
Com Cristo” que vem substituir o antigo“Guia do Peregrino”.
Um eixo doutrinário específico, constituído pelo
anúncio jubiloso do Evangelho, através de um método próprio - o
querigmático-vivencial - facilitaram a conversão entusiasmada de muitos jovens
e sua inscrição nas fileiras da JACE. A conquista do mundo para Cristo era sua
bandeira. Esse foi o objetivo específico daqueles primeiros cursilhos
denominados: “Cursilho de Formação e Apostolado” o primeiro, em janeiro de
1949; “Cursilhos de Juventude” alguns outros, e “Cursilhos de Conquista”, em
1952-53.
Alguns jovens sacerdotes da Diocese de Palma de Maiorca
que trabalhavam com a Ação Católica e com a JACE, estavam naturalmente
influenciados pelas ainda recentes Encíclicas “Mystici Corporis” (1943) e
“Mediator Dei” (1947), do Papa Pio XII. Um deles chegara recentemente de Roma,
doutorado em Teologia e, segundo suas próprias palavras, “tinha obsessão por
explicar às pessoas a verdadeira dimensão do cristianismo a partir da
consciência do que era a Graça de Deus... levei à reunião dois tratados
teológicos: ‘De gratia Redemptoris’ (Sobre a graça do Redentor, de Lennerz, e o
volume correspondente da sinopse de Tanquerey...”. O
método característico do Movimento surgiu do seu cunho vivencial, testemunhal,
simples, honesto e transparente, ainda que o entusiasmo daí resultante pudesse
tocar, de preferência, na emotividade das pessoas, o que não deixava de ser
sumamente oportuno.
Como projeto e iniciativa da JACE, a “obra dos
Cursilhos” expandiu-se por quase todas as dioceses da Espanha, embora contasse,
também, com muitos adversários tanto no seio da própria Ação Católica como até
da hierarquia. Diante de Roma e dos demais Bispos da Espanha, D. Juan Hervás
assumiu pessoalmente a responsabilidade pela obra, dando a ela apoio efetivo,
orientação pastoral e defendendo-a das acusações de que era vítima. Isso lhe
valeu a transferência da Diocese de Maiorca para a de Ciudad Real. Em Maiorca,
os Cursilhos, postos sob suspeita, foram praticamente suspensos pelo sucessor
de D. Hervás, Mons. Enciso Viana, enquanto alguns dos iniciadores eram
reduzidos ao silêncio. A suspensão provisória durou até fins de 1957. Em 1958
os Cursilhos voltaram a ser ali reorganizados.
Em 1953, na 15a. Assembléia Geral da JACE, tentando
resolver dificuldades internas de relacionamento e de estrutura, D. Hervás deu
àqueles “cursillos” o nome Cursilho de Cristandade: “... felicitação,
sobretudo, por estes abençoados ‘cursilhos de Cristandade’, que têm a sorte,
como Jesus Cristo, de ser ‘sinal de contradição, postos para tropeço e
contradição de muitos’ ”, foram suas palavras entusiasticamente aplaudidas.(CAPÓ,
Jaime, Cursillos de Cristandad, Ed. Águas Buenas, Porto Rico, 1989.)
Procurava-se explicar que o termo “cristandade” não
tencionava caracterizar uma volta à Igreja medieval. Tratava-se, porém, de uma
tentativa de fazer com que o mundo, “de costas para Deus”, como se dizia, se
transformasse “em cristão”, pela ação de uma “cristandade”.
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