quinta-feira, 10 de abril de 2014

Origem do Movimento de Cursilhos III

Ø A origem no Brasil.
 Em 1962 o movimento de Cursilhos chegou ao Brasil entrando com os missionários espanhóis que a principio era voltado para os trabalhadores de origem castelhana. Aconteceu o primeiro Cursilho na cidade de Valinhos –SP, No  primeiro momento foi  coordenado e animado por presbíteros depois mais tarde  o Concílio Vaticano II, que dar um importantíssimo impulso ao programa do Cursilho, especialmente através da "Lumen Gentium" e da "Gaudium et Spes", que definiram e particularizaram o lugar e a missão do leigo na Igreja. E, a 28 de Maio de 1966 realizou-se a I Ultreia Mundial, em Roma, onde o Papa Paulo VI, numa alocução a todos os títulos inesquecível, consagrou ao mundo o programa dos Cursilhos de Cristandade, considerando-os como "palavra acrisolada na experiência, acreditada em seus frutos, que hoje percorre com carta de cidadania os caminhos do mundo
 Foi confiado ao leigo a missão de animar os Cursilhos que no primeiro momento tinha uma equipe clericalizada e convidavam os intelectuais e pessoas de posse para compor ou fazer o parte do Movimento. Os encontros acontecia no período da Semana Santa  e no  primeiro momento se criava toda uma expectativa falsa[1]  referente aos encontros, as mensagens dadas eram chamadas de rolos ou rolhos[2]  e os coordenadores eram chamados de cardeais. Nos anos 80 do século passado foi alterado toda a forma de trabalho os  participantes passaram a ter titulo de coordenadores e mensageiros e foi abolido a  questão do rolho e foi criada a estrutura que  envolve o Organismo a nível mundial. 
O método de trabalho do cursilho envolve  o tripé do cardeal  belga Josef-Léon Cardijn[3].(Ver-Julgar-Agir). O MCC cresceu de uma forma que em 1984 a Igreja Episcopal[4]  Carismática do Brasil, mas ante disso na década de 70 mulheres e homens  das  Igrejas Metodistas, Presbiteriana e outras em outras Igrejas no EUA
fizeram a experiência do Cursilho lá  usavam  toda linguagem do MCC.
Uma das marcas do MCC é forma de alavancar seus Cursilhos, através das orações feitas em toda parte do mundo pelo o bom êxito do encontro. Neste momento em alguma parte do mundo esta acontecendo um cursilho pedimos aos leitores que façam uma oração sincera por esses jovens ou adultos que buscam fazer a experiência deste movimento (isso é uma ALAVANCA de oração).   O encontro é marcado pelo PRÈ+CURSILHO+PÓS=nucleos ambientais.
Sendo uma experiência envolvente no Mistério da Paixão,  Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, por  esse motivo o  Cursilho acontece em três dia e três noites e após essa experiência somos  desafiados a  seguir  o método proposta no encontro,  vivendo  o 4º dia de renascido pra Cristo e na Igreja, evangelizando os ambientes que vivemos e convivemos.
Ø A chegada na Diocese de Nova Iguaçu.
O Movimento de Cursilhos entrou na Diocese de Nova Iguaçu pela porta da Guanabara, o encontro foi preparado durante o ano 1968 na Matriz da Paróquia N. Senhora Conceição – Belford Roxo seria realizado em novembro na Casa Retiro Nosso Lar, animado   por uma equipe vinda da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A equipe tinha 5 padres entre eles  o jovem  Pe Fernando Vandenabeele CICM. 
v     Planos de Deus.
Como já escrevemos o cursilho no primeiro momento era voltado para uma elite intelectual e para pessoas de posse. Entre as pessoas  havia um senhor  conhecido com Pai Jacó  não sabia somar as letras[5], que sonhava trabalhar no primeiro Cursilho da Diocese de Nova Iguaçu. No dia de subir para Casa de Retiro ele foi comunicado que não fora eleito para  compor a equipe. Jacó ficou triste e falou que  de alguma forma ele trabalharia no primeiro Cursilho da Diocese de Nova Iguaçu. No dia planejado,   quando ia começar o encontro o gerador de energia da casa de retiro da uma pane  que provoca o cancelamento do retiro. No carnaval do ano seguinte foi marcado  novamente para acontecer o primeiro Cursilho da Diocese de Nova Iguaçu, agora com o Pai Jacó na equipe. Tudo correu bem  ele foi realizado na graça  e no CARISMA  do Cursilho.
Já se passaram 45 anos,  já aconteceram 137 Cursilhos masculino sendo 9 somente com jovens, 127 cursilho feminino sendo 10 somente com jovens no total de 264 Cursilhos na Diocese de Nova Iguaçu, já  aconteceram 10 Assembleias Diocesanas e percebe um movimento que buscar esta vivo e presente na atualidade. Sempre com a missão de anunciar o evangelho encarnado na realidade através do método Kerigmático.
  1. A origem do MCC no mundo
  2. O Padroeiro do MCC.





[1]  Atrai o cursilhista com promessa de um passeio, jogo de futebol ou banho de piscina etc
[2] No cursilho de três dias são 18 mensagem que   ligadas formando uma corrente com uma única mensagem.
[3] Nascido em 18 de novembro de 1882 e falecido em 25 de julho de 1967. Suas atividades era marcada pela ação pastoral social no método ver julgar e agir.
[4] Um dos ramos da Igreja Anglicana
[5]  Analfabeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.