sábado, 18 de fevereiro de 2023

Um Olhar no texto de Mateus 5,38-48: 7º domingo do tempo comum

 


Estamos em pleno domingo de carnaval e muitos demonizam o mesmo, dizendo que o mesmo é uma festa profana etc,  aqui vale a máxima de Paulo a Tito 1:15 “Para as pessoas puras, tudo é puro; no entanto, para os corrompidos e descrentes, nada é puro; pelo contrário, tanto a razão quanto a consciência deles estão pervertidas” Conhecemos pessoas que criticam os carnaval e faz coisa mais feia que o  carnaval durante todo

 O carnaval que tem sua origem pagã na Babilônia, a festa de  Saceias, onde um prisioneiro assumia  a identidade do rei,  só não podia emitir decretos entrasse em conflito com  a idéia do rei e no fim desse período o prisioneiro era executado e  verdadeiro rei  era levado ao templo de Marduk era agredido, humilhado para ter consciência que era  apenas humano, na  cultura Grega  se celebrava o            deus do vinho Dionisio, semelhante ao festança romana de Baco onde os riscos se fantasiavas com mascaras para circular no meio do povo e marcava o  fim da colheita celebrando ao deus saturno, a Saturnália , com a cristianização da Europa   a festa ganha uma nova roupagem e se torna um marco para entrada do tempo quaresmal, tempo onde não se comia dia nenhum e carnaval era um adeus a Carbe carne e recomendamos  a leitura do texto: Quaresma: Tempo de Reflexão, a origem.

Aqui no Brasil   o tempo  quaresmal é vivida na temática proposta:  jejum, oração e caridade e durante  esse  tempo litúrgico a Igreja  realiza a  Campanha  da Fraternidade sobre um tema especifico e convida os cristãos a um gesto concreto frente a realidade  nesse  ano de 2023 a Igreja do Brasil  reflete sobre a realidade da Fome  com  tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) e sugerimos a leitura da  Historia da Campanha da Fraternidade  que é marcada por  4 fases que são:

  Fase: Renovação da Igreja e do cristão

2ª Fase: A Igreja se preocupa com a realidade social do povo, denunciando o pecado social e promovendo a justiça (Vaticano II, Medellín e Puebla)

3ª Fase: A Igreja se volta para situações existenciais do povo brasileiro

4ª Fase: A campanha da Fraternidade torna-se ecumênica e a cada cinco anos é realizada em comunhão com as Igrejas que fazem parte do CONIC

Ainda durante essa semana tivemos alguns sinais de esperança com os resgate de sobrevindes do terremoto da Turquia e  a noticia que  aquele que era anti-vacina   ter  sido imunizado segundo a   imprensa, sem esquecer a noticia do aumento do salário mínimo , mas deixemos isso de lado e vamos seguir o nosso domingo.

 

Esse domingo de carnaval  a Igreja traz em sua liturgia os seguintes textos:  Levitico:  19, 1-2.17-18;   Salmo 102 (103)  com  a resposta: O Senhor é clemente e cheio de compaixão. ; I Coríntios  3, 16-23 e o evangelho de  Mateus 5, 38-48 que a continuação do Texto da semana passada. 
Sabemos que liturgia católica é dividida em 4 tempos 

Tempo comum[1]

Tempo Pascal

Tempo quaresmal

Tempo do Advento

O tempo comum marcado pelo os acontecimentos do cotidiano da vida pública de Jesus do 1º domingo comum quando Ele   é batizado  ao 32º/34º domingo comum  onde narra o juízo final e celebramos o Cristo Rei do Universo e o dia dos Leigos e Leigas. O tempo comum tem o sentido de nos recorda que necessitamos viver plenamente nossa fé   dentro da nossa realidade onde teremos  muitas dificuldades   e evangelho de hoje  aponta que precisamos  construir relações e nos  traz a memória  uma entrevistas do Papa Francisco que nos diz que não podemos ter medo da ternura e o revolucionário Che Guevara traz a frase citada por todos que  diz: “Hay que endurecerse pero sin perder la ternura”. Diante do evangelho desse domingo  temos perguntas que precisamos responder: 

  • Somos agentes da ordem ou do caos? 
  • As nossas relações  constrói uma relação de amor  ou conflito?  
  • Como membros do Corpo de cristo, temos  inimigos., quem são eles?

Olhando para o modelo evangélico pregado por muitos em nome de Deus que fala de uma possível vantagem, seja financeira ou um status  de poder e somos chamados a superar esse modelo , sendo um sinal do próprio amor de Deus doado sem  pedir nada em troca, somos chamados a combater os nossos desvios violentos, a justa reação que muitos pregam, quando exigem o direito ao porte de uma arma de fogo entra em  conflito com esse texto.  Todas as guerras  seja das grandes potencias, ou as pequenas  guerras em nossas igrejas  e  família só continuam  porque alguém por puro orgulho não aceita perder,  tendo a frase que alguém começou e outro continuou.  Sabemos que a comunidade apostólica naquele contexto esta tomada  pelo domínio romano, que havia aqueles que lucravam muito com aquele domínio e outros que desejavam o confronto armado, mas  Jesus com lógica de Deus quebra todos com uma fala de não violência.   No domingo passado Jesus anunciou que veio dar pleno cumprimento a lei[2].  Nesse evangelho ele propõe no primeiro  momento que precisamos superar a lei punitiva,  a famosa lei de talião do olho por olho,  dando pleno sentido de não buscar a vingança, também apresenta a norma da não violência  e diante da realidade do mundo  ir na contramão, sendo e fazendo diferente,  o autor sagrado apresenta um Deus que não se prende ao preconceito ou rótulos,  todos apresentamos algum motivo para não falar ou conviver certas pessoas, mas aqui Jesus diz que o sol e chuva cai igual sobre nossas cabeças e ainda nos desafia ao amor e pede a perfeição  de Deus que é pai de todos,  a nossa  religiosidade deve ter a pratica do Deus que nos ama, que também ama aquele ser (pessoa) que nos fez sofrer, que nos trouxe dor, sofrimento em algum momento da nossa história de vida, esse é maior desafio da nossa vida de cristãos.

Se vamos a uma Igreja, templo e não  somos  a Igreja pessoa onde estivermos  estaremos fugindo do nosso direito de apresentar Jesus , a nossa pratica não não é melhor que  aquele ouviram Jesus e ignoraram sua pregação não estaremos vivendo plenamente  o Reino Deus anunciado por Jesus, O evangelho desse domingo,   que encerra a 1ª parte do tempo comum   cai como uma luva pra encerrar, recordamos de uma homilia de um domingo de carnaval com esse texto  onde um jovem falava que precisamos ter um coração de criança, dispostos  a fazer por menos e encarar esse mundo como uma ciranda da vida, diante do legalismo hipócrita da religião que diz que isso ou  aquilo é licito, para simplesmente cumprir normas de um livro não tem nada haver com evangelho da vida plena,  que constrói e até mesmo reconstrói algumas relações  familiares e aqui o deixamos a mensagem do Papa Francisco [3]

·         E «como se preserva o coração?» questionou-se ainda Francisco. «Preserva-se — explicou — afastando qualquer barulho que não provém do Senhor, afastando muitas coisas que nos tiram a paz». E «quando se afastam estas coisas, estas nossas paixões, o coração está preparado para compreender o Senhor que passa e para receber a Ele e à graça». Por conseguinte, é importante «preservar o coração, preservar o coração das nossas paixões». E «as nossas paixões são numerosas». Mas «também Jesus no Evangelho nos fala das nossas paixões». Francisco, em particular, repetiu as palavras de Mateus no trecho evangélico proposto pela liturgia (5, 38-42): «Tendes ouvido o que foi dito: olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para te tirar a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil». Trata-se, reiterou o Papa, de «estar livre das paixões e de ter um coração humilde, um coração manso». E «o coração é preservado pela humildade, mansidão, nunca pelas lutas, pelas guerras». Ao contrário, prosseguiu, «este é o barulho:barulho mundano, barulho pagão ou barulho do diabo». Mas o coração deve estar «em paz».




[1] divido em duas partes (antes da Quaresma e depois da pascoa)

[2] Mateus 5,17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. 

[3] Como se preserva o coração Segunda-feira, 15 de Junho de 2015

 

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