quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CARTA PASTORAL AO POVO DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU / Setembro de 2010


Queridos irmãos e irmãs.
Novamente nosso dever de cristãos e cidadãos nos convoca a votar para escolher Presidente da República, Governador do Estado, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. É um momento importante da história do Brasil.
Queremos, com nosso voto responsável e consciente, colaborar para o bem da Pátria e de nosso Estado do Rio de Janeiro. Seguindo seus princípios e costumes, a Igreja Católica, no cumprimento de sua missão pastoral, não pode se identificar com interesses particulares
de partidos ou candidatos, mas oferece critérios de escolha e discernimento para as pessoas de boa vontade e cidadãos responsáveis. Também deseja que sejam votados candidatos
coerentes com a defesa dos princípios éticos e cristãos.
Por isso apresentamos os seguintes critérios e orientações:
1° - Valorizar o voto. Nosso voto é precioso.
Não deve ser vendido, pois não é mercadoria

ou troca de favores. Por isso, é importante conhecer
os candidatos, suas propostas e ideias.
Não se pode confiar em candidatos corruptos
ou que não tenham ficha limpa!
2° - Governar é promover o bem comum e é
um exercício de serviço ao povo. Merecem
nossos votos candidatos comprometidos com
as grandes questões sociais: a superação da pobreza, a criação de novos postos de trabalho, melhor distribuição de renda, educação de qualidade para todos, com ensino religioso, saúde, moradia, saneamento básico, reforma agrária, respeito à vida e defesa do meio ambiente.
3° - Defender a Dignidade da Pessoa Humana
e da Vida em todas as suas manifestações, desde
a concepção até seu fim natural. Rejeitamos toda forma de violência que, infelizmente, invade nossa Baixada, matando tantas vidas, bem como todo tipo de aborto, de tráfico de drogas e de armas, de exploração sexual, de aliciamento de menores e de descaso com os idosos.
4° - Defender a Família. Ela faz parte do Plano de Deus, é um patrimônio da humanidade e um bem insubstituível para a pessoa. Por isso deve-se votar em candidatos que a protejam contra todas as ameaças à sua missão e identidade natural. A sociedade que descuida da família destrói as próprias bases.
5° - Promover a Justiça e a Paz: Diante de uma situação de violência e corrupção generalizada, os candidatos devem comprometer-se, de maneira
concreta e decidida, na construção de uma Cultura de Justiça e de Paz em
todos os níveis, particularmente, na educação e defesa da infância, adolescência e juventude.
6° - Respeitar a religião. A Religião faz parte da identidade e da história do nosso Povo. Votemosem candidatos que respeitem a liberdade e as convicções  religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé.
7° - Votar é importante, mas ainda não é tudo.
Depois das eleições devemos acompanhar as ações e decisões políticas e administrativas dos governantes e parlamentares, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões acertadas, exercendo a cidadania ativa.
Que Deus amoroso, justo e fiel ilumine nossas mentes, anime nossas consciências e conforte nossos corações para que possamos votar da forma mais correta em benefício da Nação e de nosso Estado. Colaborando conscientemente na escolha dos futuros Governantes e Parlamentares, estaremos realizando, mais uma vez, nosso refrão do Ano Jubilar: “Cinquenta anos semeando Palavra e Vida. Obrigado, Senhor, por nossa Diocese querida!”.

Dom Luciano Bergamin, Conselho Presbiteral e
Comissão Diocesana da Caridade, Justiça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.