segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Proposta de Celebração de adoração.

Motivado por uma situação que vivemos em recente visita que fizemos a uma comunidade que presenciamos alguns exageros em uma adoração  que não vamos  entrar em detalhes.
Algumas observações podemos fazer:
·        A adoração deve ser feita com a visualização do Cristo Hóstia. [1]
·        Quando um leigo dirigir a adoração, não se faz procissão ou benção do santíssimo.
·        O local próprio para a adoração é a Igreja, salvo por razões pastorais poderá ser feita outro local[2].
·        A adoração é algo intimo, não é o momento de dá puxão de orelha na comunidade ou apelo emocional.
·        Use os textos proposto pela Igreja ou as leituras do dia.
·        Sendo Presbítero, Diácono ou Leigo use a vestimenta litúrgica correta  que lhe compete para a celebração.
·        A adoração deve ter momentos de prece, de louvor, agradecimento e lembre-se que se faz  necessário momentos de silêncio para oração e contemplação  dos presentes.
Essas dicas não tem a finalidade de  podar ou engessar  mas ajudar a todos  na celebração  de adoração.

1 - SAUDAÇÃO
P: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2 - MOTIVAÇÃO
HINO
Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos
No céu azul de estrelas pontilhado
O Teu poder, mostrando a criação
Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh'alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Quando a vagar nas matas e florestas
O passaredo alegre ouço a cantar
Olhando os montes, vales e florestas
O teu poder mostrando a criação

Então minh'alma canta a Ti,...
Quando eu medito em seu amor tão grande
Teu filho dando ao mundo pra salvar
Na cruz vertendo o seu precioso sangue
Minh'alma pode assim purificar
Então minh'alma canta a Ti,...
E quando em fim Jesus vier em glória
Ao lar celeste então nos transportar
Te adorarei prostrado e para sempre
Quão grande és Tu! Meu Deus hei de cantar.
Então minh'alma canta a Ti,...



3 - RECONHECENDO AS PRESENÇAS DE CRISTO
L: “A obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus, que tem o seu prelúdio nas maravilhas divinas operadas no povo do Antigo Testamento, completou-a o Cristo Senhor, especialmente pelo mistério pascal de sua sagrada paixão, ressurreição dos mortos e gloriosa ascensão. Por este mistério, Cristo morrendo, destruiu a nossa morte e, ressurgindo, deu-nos a vida. Pois, do lado de Cristo agonizante sobre a cruz nasceu o admirável sacramento da Igreja. Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente em sua Igreja.” (SC 5).Todas as vezes que nos reunimos Ele está presente no meio de nós: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20). Somos o seu corpo, Ele age em nossas ações, “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20). Por isso, em todos os momentos Ele está conosco, mesmo quando é noite, não estamos sós.
Refrão cantado:
Fica conosco Senhor, é tarde e a noite já vem  / Fica conosco Senhor, somos teus seguidores também.
L: “Cristo está presente na sua Palavra, pois é Ele que fala quando na Igreja se lêem as Sagradas Escrituras.” (SC 7). Portanto, quando ouvimos as Escrituras Ele nos fala e aquece nosso coração.
Refrão cantado:
Fala Senhor, fala da vida, Só tu tens Palavra eterna, queremos ouvir!
L: Jesus Cristo está presente na pessoa do pobre e excluído. Todas as vezes que fazemos algo por estes, é ao próprio Cristo que o fazemos. (Cf. Mt25,40).
Refrão cantado:
Entre nós está e não o conhecemos,
Entre nós está e nós o desprezamos.
L: Presente na Assembléia reunida, na Palavra proclamada e no pobre, Jesus Cristo está presente de modo especial no Pão Eucaristizado.
4- CANTO PARA EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO
Refrão: Eu vim para que todos tenham vida,
que todos tenham vida plenamente.

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor, Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão. Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
(Refrão)
Quem comer o pão da vida viverá eternamente.Tenho pena deste povo que não tem o comer. Onde está um irmão com fome, eu estou com fome nele
(Refrão)
Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males. Hoje és minha presença junto a todo sofredor. Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
(Refrão)
Entreguei a minha vida pela salvação de todos. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.

(Refrão)


P: Graças e louvores se deem a todo o momento.
T: Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.
5- MOMENTO DE SILÊNCIO

6- ACLAMAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
(Lc 24, 13-35)
P: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós!
P: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
T: Glória a vós, Senhor!
7- REFLEXÃO (motivação para adoração)
Canto:  RENOVA-ME SENHOR JESUS...
8- PRECES
P: Nossa oração diante do Cristo Senhor, presente na Eucaristia, prolonga a união que obtemos ao comungar e renova a aliança que nos impele a viver de acordo com o que recebemos pela fé e pelo Sacramento na celebração da Eucaristia. Elevemos espontaneamente nossas preces ao Senhor

Escuta-nos, Senhor da Glória!
 (Preces espontâneas)
juntos como Jesus nos ensinou:
Pai-Nosso...
9 – ADORAÇÃO
Tão sublime sacramento adoremos neste altar,
Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé por suplemento os sentidos completar.
Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor.
Amém, Amém!
P: Do céu lhes destes o pão.
T.: Que contém todo o sabor!
Oremos:
Ó Deus, que neste admirável Sacramento nos conservastes a memória de vossa Paixão, concedei, Vos pedimos, que veneremos os sagrados Mistérios de vosso Corpo e Sangue, de modo que sintamos sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
Amém

Ato de Louvor (Benditos)
Bendito seja Deus,
Bendito seja seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo,
verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu sacratíssimo Coração.
Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus Cristo
no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo, Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus,
Maria Santíssima.
Bendita seja a sua gloriosa assunção.
Bendita seja a sua santa e Imaculada Conceição.
Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos.

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministro.
Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso bispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça.
Sendo Leigo presidente não  se dá a benção ou se faz a procissão com o Santíssimo.

10 – O dirigente se retira em silêncio




[1]  Não é aconselhável usar ambulas ou patenas.  Se a comunidade não tiver providencie um ostensório.
[2] A Igreja não comporta com dignidade a multidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.