sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Você é Responsável.

Existem certas coisas das quais não se´pode fugir, por mais que se queira. Uma delas e a responsabilidade. O ser humano não pode fugir de ser responsável por si mesmo, por seus atos,  e até pelos amigos que o cercam. Sempre que se toca neste assunto, é feita a mesma afirmação, há uma pequena dúvida da parte de muita gente. Certo jovem com conversava sobre esse tema ele me fez uma interrogação que me levou a reflexão.
"Será que sou responsável pelos outros?"
Então, tentei explicar que ninguém duvida da própria responsabilidade consigo mesmo e isso é natural. Todos  sabem que se tornam responsáveis por seus atos, e sendo assim, são responsáveis por si mesmo. O que pouca gente aceita é que cada um se faz também responsável pelo seu próximo, pelas pessoas que estão ao seu redor, por todos aqueles com quem convive.
Para  que este ponto seja entendido, é preciso  definir alguns conceitos com clareza. Somos todos dotados de liberdade de arbítrio, por isso podemos escolher livremente nossas ações.
Esta liberdade nos torna responsáveis perante a nossa consciência e perante a sociedade. Da mesma forma que nossos atos nos fazem responsáveis por nós mesmo, também fazem com que outras pessoas nos vejam, nos julguem e até mesmo sigam os nossos passos. Tudo que fazemos ou  falamos pode influênciar a mentalidade do outro de forma positiva ou negativa. Se cumprimos o nosso dever dando bons exemplos com palavras e gestos ao nossos amigos e podemos até citar um provérbio.
  "As palavras são anões, enquanto as boas ações são gigantes"
Seja uma ponte
Não sabemos de quem é tal frase mas merece uma reflexão, somos responsáveis pelas nossas ações e de como ela é entendida pelo os outros, você deve dizer que agora descobri que tenho um peso maior que poço carregar. Existe pessoas que tenta se furta desse direito, se escondendo atrás de máscaras de drogas legais ou ilegais, no entanto é preciso que se tenha isso na mente não se pode fugir da liberdade de esolher, pois, quando não escolhemos já estamos exercendo o direito da escolha. Não tem como viver no mundo como uma ilha pois, até a ilha em  suas fundações está ligada ao continente.  Então pense nisso você é responsável por si e pelo os outros.
Tenha em si essa certeza, você é responsável pelo que você cativa, então cative o bem  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.