sexta-feira, 26 de março de 2010

SIMPLESMENTE PADRE ZEZINHO SCJ




Escreve sobre o  José Fernandes Oliveira é algo que  muitos desejam mas, no entanto   fica difícil, não existe palavra ou escritos que  apresente esse Cidadão que é PADRE CATÓLICO, QUE É CATEQUISTA e acima de tudo é gente nossa então tomei um texto do seu próprio site, hoje dia 26 de março de 2010 ele irá cantar com sua banda na festa do jubileu  da Diocese de Nova Iguaçu.  Padre ZezinhoSCJ, dehoniano, é um desses sacerdotes. Comunicador e catequista há 45 anos, traduzido em muitas línguas, torna acessível a doutrina católica nas mais diversas mídias e linguagens. É dom, mas é também trabalho árduo e cansativo. Quem já ouviu e  cantou:  Um Certo Galileu, Oração pela Família, Utopia, Amar como Jesus amou, Estou pensando em Deus, De lá do Interior, Maria de Nazaré, Se ouvires a voz do vento, No peito eu levo uma cruz, Maria de Minha Infância, Mãe do Céu Morena, Quando Jesus passar, Shekinah, Rahamim, Minha vida tem sentido, identifica a foto, o rosto e o autor. Tem mais de 1.700 canções publicadas e seguramente mais de 300 cantadas em todo o país.

Seu nome é José Fernandes de Oliveira, mineiro criado em Taubaté, S.P. padre católico, dehoniano, conhecido como Padre Zezinho scj. Faz tempo! Não se expõe muito na grande mídia, mas é raro um católico praticante que não o reconheça. Sua voz e seu rosto deixaram marcas em muitas gerações.  Canta, escreve, publica, leciona, faz rádio e televisão, descobre talentos, deu mais de 3.000 shows no Brasil e no mundo, fala cinco idiomas, cantou 5 vezes para três papas, tem três inserções diárias de rádio e televisão em diversas emissoras, faz um show mensal na TV Século 21, e seus artigos que passam de 4 mil há 40 anos estão em jornais e revistas católicas do Brasil e do mundo.A ele, nestes últimos 40 anos de comunicação no Brasil foram apostos inúmeros adjetivos: Pioneiro, padre comunicador, padre cantor, padre poeta, inovador, popularizador  e outros tantos títulos. Tranqüilo e distante da mídia não católica por opção pessoal e convicção de que seu talento poderia ajudar a formar outros comunicadores  e aumentar o poder da mídia católica, nela permaneceu.
Foi professor por 26 anos, de Prática e Crítica de Comunicação nas Igrejas. Tomou 3 anos para terminar mais 10 livros e voltou recentemente a assumir a missão de ensinar na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Mantém um Curso de Comunicação pela Internet, na faculdade Dehoniana de Taubaté, SP.
 É sacerdote desde 1966. Insiste em assinar Padre Zezinho, scj. É gratidão à sua congregação a quem deve seus estudos, o apoio e a missão.  Trabalha principalmente com as Paulinas com quem está há mais de 40 anos. Publicou por elas a maioria dos seus trabalhos sem jamais trocar de editora. Mas publica também na Paulus, na Procade, sempre com a anuência da sua casa editora.   Está na TV Século 21, TV Aparecida, Radio Imaculada, Radio Aparecida e outras emissoras coligadas. Sua obra é vasta e abrangente. Suas canções abrangem mais de 1000 temas a ponto de párocos e catequistas ao procurarem algum artigo ou canção para ilustrar a catequese dizerem: procura com o Padre Zezinho que é raro um tema que ele não tenha cantado ou abordado em artigo. 
Discreto e seguro quanto à sua escolha ele raramente aceita ser indicado para premiações no Brasil ou no exterior, nem pelas editoras, nem pelos amigos. Estes o caracterizam como um ícone da musica religiosa no mundo. Ele ri e acha tudo um enorme exagero.  E diz: –“Nem padre cantor eu sou. Sou apenas um padre que às vezes canta, mas o que mais faço é ser catequista, escrever e ensinar”. São deles as frases: - “Não sou padre porque canto. Canto porque sou padre!” “A canção é o chantili do bolo da vida. Mesmo sem chantili o bolo ainda seria bom”. “Cantores religiosos são profetas secundários. Antes nós há o papa, os bispos, os párocos, os doutores, as doutoras, os mestres, os  educadores e as educadoras, os fundadores de hospitais, creches e asilos. Nós divulgamos tudo isso e motivamos o povo, cantando e pregando.” “Há profecias bem maiores do que a canção. Ela repercute mais, porém não é essencial na Igreja”.    
 Aos 68 anos, o conhecido cantor, compositor, pregador e descobridor de talentos parece não ter intenção de parar.   Escreve semanalmente na Internet  www.padrezezinhoscj.com, seus artigos são lidos em emissoras, reproduzidos em revistas e usados em aulas, e é o responsável indireto e direto por mais de 200 cantores e cantoras de várias igrejas que dizem terem sido motivados pelo seu trabalho.
Seu melhor título, porém, é o de Padre Catequista que muitas comunidades lhe dão. Dele afirmam muitos párocos, bispos e populares: -Quando ele chega, já sabemos que vai dar uma catequese atualizada, mostrar os mais recentes documentos da Igreja, fazer gestos e sinais catequéticos que, depois os catequistas usarão nas comunidades. Ele é catequista de mão cheia.
 Os catequistas lembram as chaves, os balões, o mapa-mundi, as velas que se curvam, as flores que brigam, as imagens, as cruzes, as bíblias, os livros, as bacias e jarras, os copos de água e mais de 40 gestos acompanhados de canção e explicação atualizada dos temas da fé. Seus shows são nitidamente ecumênicos, sua pregação é afirmativamente  católica, mas membros de outras igrejas vão vê-lo porque sabem que serão respeitados.
Nunca aceitou guarda-costas. Lembra rindo, que Pedro, o improvisado guarda-costas que tentou proteger Jesus com uma espada teve de guardá-la na bainha. Há mais de 40 anos mistura-se com o povo. E não é porque não tenha sido famoso e sacudido multidões. Seu estilo é o do catequista que se mistura, chega e fala sem que alguém o apresente. É dele a frase: - “A pastoral da canção religiosa começa não quando subimos ao palco, mas quando oramos por quem nos ouvirá e quando andamos pela cidade para ver como vive o povo para quem cantaremos”.
Extremamente pontual, quando menos esperam, ele já está no meio do povo e subindo ao palco. Saúda: - O Senhor esteja convosco!    Cobra do povo três vezes, cada vez mais alto, a resposta:  Ele está no meio de nós!  O show de catequese está pronto para começar. São 3 horas de show e interação entre ele, o grupo de  cantores e a multidão. Está lançando 5 cds e 2 livros no ano de 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.