quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Evangelho Segundo Marcos o Evangelho para os Discípulos de Jesus

 ·            “  Coragem, levanta-te! Ele te chama!”1
Mês de setembro é   dedicado a bíblia 2  pela  Igreja do Brasil e este ano esta nos propondo uma reflexão sobre o evangelho Jesus  segundo  Marcos escrito por voltas dos anos 70,    supostamente na região da Síria  de acordo com alguns  teólogos,   sobe a orientação de São Pedro   e durante séculos se  acreditava que ele teria sido escrito posteriormente ao Evangelho de São Mateus.  Contudo,  hoje já  sabemos  que foi ao contrário e é um evangelho  que resume  as atividades do  Homem,  Jesus Nazaré de acordo com alguns  estudiosos .
Marcos ou João Marcos não fora apóstolo de Jesus, fora  um Jovem que acompanhara o Senhor em vários momentos  de acordo com o  próprio evangelho:
·         Um jovem o seguia coberto só de um lençol. Eles o pegaram, mas ele largou o lençol e fugiu nu.3
No novo testamento  existe três  jovens com o nome de Marcos.  Em     Atos dos  apóstolos   aparece  seis  vezes4 , três vezes em citações de São Paulo Apóstolos5 e por último,  uma  vez na carta de São Pedro onde este o chama de filho:
·             A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, meu filho.6

Ele é apontado como  um dos 72 discípulos de Jesus enviados em missão, também  teve grande importância para manter a memória do evangelho pois, se preocupou em escrever  os fatos da vida Jesus. O evangelho de Marcos,  é marcado pelo chamado ao discipulado7,  onde  a todo momento Jesus interroga ao seus seguidores, sobre a sua opção de segui-lo. 
No tempo de hoje  em que  temos  um cristianismo de verniz,  onde Jesus é apresentados de várias  formas  e em  diversos modos. O evangelho de Marcos nos questiona que tipo de Jesus queremos seguir.  O tema central do evangelho e compartilhado entre o seguimento e discipulado e  o messianismo de Jesus,  do qual o próprio pede silêncio sobre sua Real identidade messiânica aos endemoninhados8 que Ele cura, além de esconder sua mensagem com parábolas e até os discípulos tem certa dificuldade de entender o sentido da Missão de Jesus, discutiram    por duas vezes no evangelho  a  primazia no Reino dos céus9.    Jesus do evangelho de Marcos é O Cristo que não deseja o aplausos da multidão ou reconhecimento pelo  fato realizado mas prefere um discípulo que esta disposto a caminhar com ele nas dificuldade sem recompensas ou glória aparente.
·                   Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados.10

O Evangelho tem por finalidade ir  pouco a pouco revelando  um  Deus,  que percebe as dificuldade  do ser humano e tem o seu ápice,  no episódio do cego Bartimeu11 em Jericó, sendo o último milagre no evangelho de Marcos. Aqui,  pedimos uma parte para demostra que no evangelho segundo São João12 o último milagre é a ressurreição de Lázaro.  Depois Jesus entra em Jerusalém  lá ele é preso  e condenado  pelos crimes: de insinuar que destruiria o templo e a blasfêmia  que o reconstruiria em 3 dias13, as outras acusações foram somadas  a parti da fala de Jesus.
O evangelho de Marcos sempre aponta,  para aceitação do messianismo de  Jesus de Nazaré por parte dos romanos   no caso do centurião que faz sua profissão de Fé perante o corpo do crucificado.
·                   Quando o centurião, que estava em frente dele, viu que Jesus assim tinha expirado, disse: “Na verdade, este homem era Filho de Deus!14
E no fim do evangelho,    o envio dos discípulos é para o mundo com as seguintes observações:
·                     Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos, enquanto estavam comendo. Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.  Marcos: 16,14-16

 Que tenhamos em nós,  o desejo de caminhar como discípulos sem preocupação de estamos ou não nos primeiros lugares do reino é essa   a proposta do evangelho de Jesus segundo São Marcos.



[1] - Marcos 10,49
[3] - São Marcos 14,51-52
[4] - Atos dos Apóstolos 12,12. 25; 13,05. 13;  e 15, 37. 39
[5] - Colossenses 4,10; II Timóteo 4,11 e Filêmon 1,24
[6] - I São Pedro 5,13
[7] -  Marcos: 1,16-21
[8] - Marcos:  1,23-29
[9] - Marcos: 9, 33-37 e 10,35-41
[10] - Marcos 10,38-39.
[11] - Marcos; 10,46-52
[14] - Marcos 15,39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.