terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os Jovens Querem Viver


Neste fim de semana foi realizada  a Missa de 7º dia pelos Jovens vitimados nas chacinas do final semana anterior,   onde  quatro jovens  foram assassinados dentro de casa no municipio de Japeri,  6  jovens que buscavam um momento de lazer,   um Cadete da PM/RJ, um Pastor evangélico e outro jovem  que testemunhara o assassinato do Pastor em um total de  nove vitimados de forma brutal por traficantes na região da Chatuba.
Neste momento,  de dor  a Diocese de Nova Iguaçu  realizou um ato de Fé e de protesto contra a impunidade,   com uma  caminhada e uma Missa   organizada pelo   Centro de Direitos Humanos Dom Adriano Hipólito,  com os   jovens da Pastoral da  Juventude  que estão  preparando a JMJ 2013 e  em comunhão com todas  as Pastorais da Diocese sobe a direção do Bispo Diocesano Dom Luciano Bergamin.  Contando com  adesão e a presença  de homens,  mulheres,  crianças,  jovens, idosos,   dos     familiares e  amigos  das vitimas de violência na Baixada Fluminense,  com   Jovens representantes da Arquidiocese do  Rio de Janeiro, das Diocese: de Volta Redonda, de Valença e  de Duque de Caxias,  das mães dos Anjos de Realengo[1].   Todos demostravam    com esse ato de Fé  o repúdio  a violência em nossa sociedade.  Sabemos que é preciso uma ação direta no meio do povo, com politicas públicas para a Juventude que envereda pelo o caminho da Morte  com as   drogas e o  desarmamento de toda sociedade algo necessário na construção de mundo melhor. 
Os jovens presentes  com suas camisas e   brandavam: “Chega de Exterminio de Jovens”, campanha  realizada pela Pastoral de Juventude do Brasil,    outro momento todo  os presentes pararam  em frente uma das escolas ondes os quatro dos seis  jovens estudavam fizeram uma prece e lembraram que a Educação de qualidade  retira os jovens do mundo violência. Temos que fazer tudo por uma educação de qualidade para os nossos Jovens pois;     "OS JOVENS QUEREM VIVER",  uma  outra frase que animava  e motivava cerca de cinco mil pessoas que iniciaram a caminhada com um momento de silêncio de joelho no asfalto quente na praça Canário do bairro de Olinda na cidade Nilópolis e dali foram rumo  ao bairro Cabral  onde moravam os Jovens vitimados pelo poder paralelo que gerar medo e provoca terror na Chatuba e outros bairros da Baixada Fluminese.
A caminhada e a Missa  foi  uma prece a Deus  e o  lamento  contra o sistema que mata ou exclui milhares de jovens de forma direta e indiretamente com politicas ineficientes para a Juventude.
 A Diocese Nova Iguaçu,   todos os amigos e familiares  dos vitimados tem uma prece  que não seja apenas mais um caso, em muitos que ocorrem na Baixada Fluminense e em nossa sociedade.
“CHEGA  DE MANCHAR O NOSSO CHÃO COM SANGUE DOS  NOSSOS FILHOS E IRMÃOS”
Lembramos a  todos que no dia  8 de outubro teremos a missa de um mês pelos irmãos na Paróquia São Sebatião de Olinda / Nilópolis e temos que nos fazer  presentes para que esse caso não seja esquecido como muitos outros[2]  e temos que nos fazer presentes  contamos  com toda imprensa lá.
Vejam o inicio da caminhada neste vídeo  e as fotos  desta caminhada.


[1] - seus filhos foram assassinatos dentro da escola  por um ex aluno 07/04/2011
[2] Chacina da Baixada  de 31/03/2005, Chacina de lote XV em 1986,  Chacina dos menores da candelária etc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.