domingo, 6 de janeiro de 2013

Epifania: Revelação de Jesus ao Mundo?

Celebrando a  manifestação do Cristo ao mundo no texto  de Mateus 2,1-12, quando O chamam de Rei  se acrescenta  o contexto da adoração. 
Jamais, em lugar algum do mundo, um sábio  ou qualquer rei  se submetera a um outro  rei a não ser pela força,  neste caso, esse homens homenageia  um Rei ainda criança que não subirá   ao trono nesta realidade,  marcada pela disputa do poder e o evangelista Mateus,,  nos convida  a adoração. Os sábios oferecem ao Deus da Vida o seu melhor, (OURO, INCENSO E MIRRA), o evangelho não fala de nenhuma oferta ao rei Herodes, o texto ainda fala da revelação  da majestade Divina de Jesus,   com uma estrela que  indicou o local,  onde o Menino estava com sua mãe.
       Não necessitamos de uma estrela para nos conduzir até a cena do Natal de Jesus,  se tivermos de fato,   feito a  experiência da Ressurreição. Podemos ainda ir além,  na nossa Missão neste mundo,  marcado pela falta de Fé e sermos  a estrela que aponta o Messias na pessoa do mais fraco,  indefeso, desempregados e todo os excluídos.  Trazendo a Luz  para todos que mergulham nas trevas:  da dor, da magoa, da falta de amor e de qualquer tipo de situação que  escravize a pessoa humana.
   Ele nasce em uma estrebaria, é colocado em uma manjedoura local onde os animais se alimentam,   e o  texto do seu natal  vem nos revelar que Ele deseja ser alimento deste rebanho,   formado por homens e mulheres de todos os tempos
  Durante séculos, a   sociedade  que se diz  cristã  transformou  Jesus em um Rei potente,   com isso    subjugava o mais fraco,   esquecendo todo projeto  que era devolver a liberdade aos cativos. Falando neste tempo onde a família  esta perdendo seu espaço e  Jesus  nasce em uma família,  devemos nos volta para  família  que   hoje  sofre a falta  de uma pratica simples  da oração comum, da contemplação do outro e  do coletivo. Mesmo  globalizados,  estamos a cada dia mais isolados,  preocupados com nossos problemas, com nossas dores ou mágoas e nos esquecemos de olhar para o outro.     Nos recusamos  a reconhecer que a maior manifestação de Jesus esta  na figura do Humano. No texto,  se fala da ausência da estrela na cidade, podemos dizer que temos a falta de estrela ainda  hoje  em nossa sociedade.  
Dias atrás andando pela cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense percebemos quantos Cristos sofrem em suas cruzes dos vícios do álcool ou outra droga e a nossa sociedade nada faz para recupera-los.   Ficamos procurando culpados pelas nossas mazelas sociais, quando somos todos réus do mesmo crime  de omissão perante os nossos irmãos abandonados em nossa sociedade formada ainda por uma maioria batizada, que professa a Fé,  que fala de uma comunhão dos santos no Céu e se esquece de que  a comunhão começa aqui na terra. Jesus não vem  se revelar  somente para: que tem ouro, incenso, mirra, para pregadores que falam bonito, para cantores que o louvam em uma Igreja cheia, para você que conseguiu ler essa reflexão até aqui ou tão pouco para aqueles que estão nos primeiros lugares  da sociedade.  Jesus vem se revelar a toda humanidade, inaugurando  uma nova sociedade.
 Jesus que nasce em Belém,  não foi  e não é aquele que defendeu  as lutas de classes, mas também não aprovou ou aprova a divisão social que nos humanos  fazemos nesta sociedade marcada pela Injustiça.  Onde o maior pecado para alguns é o isolamento em nossas terras interligadas por uma rede que  desumaniza  nossas relações.  Priorizamos a divulgação daquela piada da internet, daquela foto engraçada e esquecemo-nos de apontar o Cristo em nossas redes sociais.   Deixamos a cada dia de viver os valores deste Reino trazido por esse Deus que foi criança, que experimentou toda realidade humana.  Que  se revelou em Belém aos sábios  e ainda  deseja se revelar a todos os sábios desta realidade.  O texto apresenta alguns personagens,  além de Jesus e sua Família:
·        Os sábios
·        Herodes
·        Os sacerdotes Judeus.
Embora os apócrifos apresentem o nome destes sábios, magos, mas o evangelho não revela o nome deles diretamente, Herodes o todo poderoso senhor que na sua loucura não queria perde o poder e os sacerdotes judeus que também não tem nome neste contexto.  Poderíamos emprestar nossos nomes a estes personagens por um momento, para melhor contemplar o texto. Podemos pergunta:  qual deste mais encaixa na minha pratica de fé neste dias? 
 
1.   Será que tenho sido sábio,  para reconhecer  Jesus no mais simples?
2.   Será que estou atrelado ao poder temporal,  que não consigo reconhecê-lo?
3.   Será que tenho conhecimento que Ele veio, mas tenho medo de romper com essa estrutura que escraviza a sociedade?
São perguntas que devemos responder com uma pratica concreta, com a fé enraizada nesta realidade humana. Nosso Culto deve ser  no Altar da Eucaristia,  no Alta da Vida e na união deste dois estaremos revelando Cristo ao mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.