segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga o Rei do Baião - Sua história

        Que os amigos nos permita fazer uma analise  uma homenagem ao grande Luiz Gonzaga do Nascimento que muitos conhecem como o Rei do Baião.  Iremos escrever no singular para facilitar a transmissão de nossa emoção.
Quando criança aos domingos na minha casa aos domingo nós tínhamos café com leite, pão com manteiga e  a famosa galinha com batata de minha mãe e  meu pai com seu forró na vitrola animando  e muitas vezes ouvindo o rei do Baião, sempre me encantei  pela terra de meus ancestrais que considero com a minha também.
Sempre tive orgulho de ser filho de Francisco & Iracida, guerreiros  criaram 10 filhos ele como pedreiro ela dona de casa.  E a figura de Luiz Gonzaga que povoava minha imaginação infantil que me  fez amar mais o nordeste e tradição de meus pais.  Sempre o pintei como um cearense que veio para o sul e conseguiu vencer. Quando descobri que ele não era um cearense fiquei triste no começo, mas logo depois passei a valorizar todo o nordeste, pois era terra de Luiz Gonzaga, que comunicava alegria nos domingos de café com leite, pão com manteiga,  da galinha com batata. A música deste irmão nos faz sentir saudade da infância de meu Pai arrastando o pé, minha mãe dançando e a meninada brincando,  como cantava Gonzaga .
Confesso, que  quando criança não entedia o porque  Gonzaguinha,  não seguiu os passos do pai. Ele o filho do Rei, depois quando chegou minha juventude,   fui obrigado a fazer minhas escolhas pude entender Gonzaguinha, o famoso conflito de geração ou de ideais que tanto temos com nossos pais. Luiz queria ser o orgulho do velho Januário e desejava que seu filho fosse diplomado para  não ouvir aquilo que ouvira no seu tempo.
Dia 13 próximo Gonzaga o completa 100 anos de estreia neste mundo, e o filme "Luiz Gonzaga de Pai para filho" nos revela todo o conflito de ego de um Pai com seu filho e assim vice e versa.  Quem tem pai, quem é filho e conhece a dor o lamento do pobre vai entender,  os conflitos deste rei que só sonhou com um mundo onde o nordestino não sofresse com a seca ou com os coronéis  dominando a vida dos pobres.  O filme  ainda revela,  um pai apaixonado que achava que o filho  com  um diploma à vida seria melhor ou mais fácil, foi isso que ele tentou dá ao seu filho e  um rei sem reino que o maior prazer dele era levar ao povo a alegria do nordeste onde a realidade é dura. Mas o povo teima em continuar cantando e se alegrando por maior que seja a dificuldade. O sonho de Gonzaga é o sonho de todos que deixam  a sua terra  que é de um   dia volta,l para ajudar aqueles que deixou para trás. 
Seu Luiz o "Lua",  Foi um Homem que  revelou a luta do nordestino para o Brasil, que deu asas ao povo que sofria a fome e a seca do nordeste.
Sempre gostou de  uma estória,(História) e em algumas belas canções ele cantava essas histórias e abaixo deixo  um causo contado  em um site.  

  • Luiz Gonzaga canta  no  circo
Quando retornava de um show em uma cidade do interior da Paraíba, Luiz avistou do carro um circo desses bem humildes, que transita de um lugar para o outro, um circo mambembe! Ele então pediu para o motorista levá-lo mais próximo. Ficou observando do carro a vida daquelas pessoas humildes que por intermédio do circo, faziam as pessoas sorrirem em troca da própria sobrevivência.
Um senhor do circo o viu, veio até o carro e disse:  - O Sr. Não é Luiz Gonzaga?
Ele disse:  - Sim, sou eu mesmo!,  - E o que o senhor faz por aqui? Perguntou o dono do circo, espantado!
Luiz falou: -  Vim pedir pra você anunciar que, hoje à noite, Luiz Gonzaga, vai tocar neste circo!.  O homem, meio que sem jeito, falou:
- Sr. Luiz, a gente não tem condições de pagar um artista que nem o senhor!
E Luiz respondeu: Anuncie assim mesmo, homi, que Luiz Gonzaga vai tocar aqui esta noite! E tocou o carro pra pista... À noite, o circo, simples e tão desestruturado que nem cobertura tinha, estava lotado, só com a noticia de que Luiz iria ali estar. Ele procedeu como combinado e na hora acertada, apareceu, tocou por quase 1 hora! No final, o dono do circo chegou para Luiz e falou, com toda honestidade de um sertanejo simples: - Seu Luiz, divida o apurado como o Sr. achar justo! Luiz olhou para o bolão de dinheiro que ele segurava e falou:
- Este dinheiro é teu, home! Agora, cria vergonha e compra uma lona nova por circo! Se eu passar por aqui de novo, não vou querer cantar ao relento! Esse dinheiro é pra vc melhorar seu circo e também a tua vida!
Apertou a mão do novo amigo... e partiu! Esse era o velho Lua!!!
Veja mais histórias e estorias e toda a bibliografia deste homem que  fez o nosso nordeste ser visto de outra forma.
Obrigado Luiz Gonzaga.

Veja mais nos sites:



Um comentário:

  1. valeu Daniel! eu não sabia que vç. é da minha querida terrinha (Ceara) fico satisfeito em saber, e o felicito pela sensibilidade de retratar algo louvavel deste sanfoneiro que muito enobreceu a musica do nosso pais pelo mundo. um abço. Carlos mello (miguel pereira)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.