segunda-feira, 2 de abril de 2012

A benção e a consagração dos Santos Óleos na Diocese de Nova Iguaçu.



Óleo. Química Líquido gorduroso, viscoso e inflamável, que se extrai de diversas substâncias vegetais ou animais.  Perfume obtido por maceração de flores em óleo[1] refinado origem latina, "oleum", derivada do grego "élaion", que designa o óleo extraído dos olivais.
Na Bíblia o óleo aparece sempre com  o  contexto de eleição ou consagração:  O óleo tem a finalidade faz brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8).  Penetrante, sua unção significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos são consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo é também o ungüento que alivia as dores e que fortalece os lutadores, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.
A Liturgia da Igreja privilegia três óleos, chamando-os de "Santos Óleos": Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma.
Na Diocese de Nova Iguaçu  o bispo Dom Luciano introduziu a Benção e Consagração dos Santos óleos nas 10 regiões Pastorais da Diocese iniciando a celebração no Regional I   quinze dias antes da semana santa, valorizando assim as regiões e lembrando-se da Unidade das mesmas. São dez missas de benção e consagração dos Santos óleos  uma por região, reservando a quinta-feira santa para a renovação das Promessas do Clero e para unidade Diocesana. 
A consagração e benção dos óleos na  missa acontecem  antes do ofertório da comunidade, os diáconos , na falta deles os presbíteros ou mesmo leigos, levam os óleos ao presbitério com a seguinte ordem: primeiro vem o ministro com o óleo dos catecúmenos, seguido do ministro com o óleo dos enfermos e, por fim, o ministro leva o vaso com perfumes. em seguida, o Diácono  que traz o óleo do crisma. É costume que os vasos que contém estes óleos venham cobertos com véus de cor roxa (óleo dos enfermos), verde (óleo dos catecúmenos) branco (óleo do crisma). Cada um dos ministros que traz os vasos com óleos, apresenta-os ao bispo e diz em alta voz: "eis o óleo do crisma" e assim procedem os demais ministros, cada qual nomeando o respectivo óleo.
Apresentação do óleo dos Catecúmenos. 
 Óleo dos Catecúmenos ou do Batismo:  Usado nas celebrações de Batismo, na unção pré batismal quando o ministro que preside diz: “Que esse óleo penetre vosso peito,  concedendo a força de Cristo o Salvador”   ou palavra semelhante   esse óleo poderá ser abençoado  por um  Presbítero(Padre) e  pode ser omitida essa unção  nas celebrações do batismo por motivos  pastorais.
Apresentação do óleo dos enfermos
 O Óleo dos Enfermos :  em caso de necessidade poderá ser abençoado pelo Presbítero(Padre). E   sacramental da Cura  e no passado visto também como a última  via, recebendo o nome de  “Extrema Unção”. Com o Vaticano II  ele recebe o nome de Uñção dos Enfermos, podendo ser ministrado em quaquel momento da vida do Cristão (Antes de uma cirurgia, em caso de doença grave,  etc) ao contrário do passado que  era atribuido a hora da Morte e o ministro  que pode do sacramento é o Prebistero. 
a preparação do óleo do Crisma
O Santo Crisma: O óleo consagrado  é pelo bispo em comunhão com seu presbitério,  o ritual de consagração consiste em  misturar  o balsâmo  no óleo  e logo depois o Bispo em nome da Igreja sopra três vezes sobre o óleo perfumado recordando a força do Espirito Santo e por fim convida os presbiteros presentes para junto com ele impor as mãos sobre o óleo a ser consagrado.   
 o momento em que o bispo sopra   
O óleo do Crisma é   utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte com as seguintes palavras ”Deus todo Poderoso Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que vos libertou do pecado e vos deu uma vida nova pela agua e pelo espirito Santo unge-vos com o crisma da Salvação. Para que reunido-se ao seu povo permaneça eternamente, membros de Cristo: Profeta Sacerdote e Rei”  ; na Confirmação é o símbolo principal da consagração onde o Bispo diz: “por essa santa unção recebe o dom do Espirito Santo”,  ungindo a  fronte do confirmando; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação prebiteral, na palma das mãos. Esse sacramental ainda é usado  na consagração de Igrejas e objetos de Culto. O oléos do crisma só pode ser consagrado pelo bispo e nos recorda o Espirito Santo e  a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo.   E o minisitro ordinário para o uso do óleo do Crisma é o bispo
O povo recebendo  o santo óleo
No  ritual antigo[2] os santos óleos eram   consagrados e abençoados somente na quinta-feira santa era um ritual  presidido pelo Bispo, o bispo exorcisava os óleos e  no caso do Crisma era obrigado a presença de  no minimo 12 presbiteros, 7 diáconos, 7 subdiaconos  e o bispo e os presbiteros sopravam sobre o óleo 3 vezes em forma de Cruz e havia verdadeiros sacrário para guarda os santos óleos.
Na Diocese de Nova Iguaçu no fim da celebração o coordenador da região Pastoral convida o pároco e todos agentes da Pastoral para receber os vasilhames com os santos óleos.
Podemos ainda dividir o uso dos santos óleos  em três ordens:

  • Óleo dos Catecúmenos:   Os ministros extraordinários (Leigos)  e ordinários do batismo.
  • Óleo dos Enfermos:  Presbíteros e Bispos no sacramento referente ao mesmo no caso Unção dos Enfermos.
  • Óleo do Crisma: Somente o ministros ordinários (Presbíteros e Diáconos) na unção pós batismal, por razões pastorais e vedado o uso do óleo por ministros extraordinários (Leigos) e no santo crisma com a autorização do Bispo os Presbíteros podem fazer a unção e no caso de ordenação somente o Bispo.
       


[1] A palavra  Óleo aparece 164 vezes na  tradução da biblia ave maria
[2] - Ritual de Pio V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.