domingo, 2 de julho de 2023

Um olhar no texto de Mateus ;16, 13-19; Dia do Papa


 

Neste domingo dedicado ao Papa somos chamados a olhar  o texto de  Mateus e ver que Jesus faz sua  pesquisa datapovo, querendo ver quem estava de fato ligado no projeto que ele trazia, podemos dizer  que  e as  respostas são variadas: João Batista, Elias, Jeremias, algum dos profetas.  Parece que há entre eles uma forma de evitar compromisso, pois quando tomamos consciência quem de fato é Jesus somos chamados ao compromisso com a realidade. Sabemos que a profissão de fé de Pedro é uma resposta  de um cristão comprometido e  não era a primeira vez  que ele dava essa resposta,  tivemos essa resposta  outras vezes e Pedro  não é o único a  professa] essa fé. Neste mesmo  capítulo  ele tentará  tirar da cabeça de Jesus a ideia de encarar o martírio, mas  Jesus o repreende e mais tarde confirma a vocação e a missão de Pedro mesmo assim. Sabemos que Pedro era um homem dentro da realidade e na simplicidade Pedro sendo pescador recebe a missão de ser pedra, ser  firme na direção da barca e  hoje  olhamos ainda para o Apóstolo Paulo que é diferente de Pedro no carisma e recebe a missão direta do Cristo no caminho de Damasco.  Tanto Pedro como Paulo tem seus nomes trocados pelo Cristo.  Paulo é marcado como perseguidor e um fariseu zeloso e Pedro um homem do meio do povo que  durante sua caminhada emite sua opinião e tem sua ação  no momento agindo de forma emocional e sem esquecer o conflito entre os  dois  por terem linhas diferente ou ponto de vista diferente. Voltando ao texto de Mateus  sendo o único evangelho que aparece   duas vezes o termo Igreja] do termo grego ekklésia aparece 105 vezes no novo testamento e tem o significado de Assembleia  Eleita, Escolhida.  A Igreja  de Jesus Cristo não pode esta presa a semanas injustas ou ainda concorda com a injustiças  em todos os campos. Por isso que o Papa Francisco  pode que vivamos claramente o  Vaticano II vivendo a realidade de uma Igreja sem o ritualismos ou preso as vestes caras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.