segunda-feira, 1 de maio de 2023

Dia do trabalhador ou do trabalho?

 


Depois do domingo  vocacional por excelência, o domingo do Bom Pastor para as Igrejas Católica, Luterana e Anglicana  vamos celebra o dia do trabalhador ou do trabalho, depende do lado rio que a pessoa esta.  Particularmente do lado do rio que estamos  acreditamos que é o dia do trabalhador, pois hoje celebramos São José Operário.   Lembrando a todos que não podemos confundir vocação religiosa com profissão ou meio de vida,  o dia do trabalhador pregado por muitos como dia do trabalho, nasce da luta dos trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos devido a uma da greve que reivindicavam.

No século XIX (ontem)

  No século XXI (hoje)

1.   a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias

Pessoas no sub-emprego trabalha até 18 horas por dia

2.   o aumento do salário

 Correção da inflação e  nos últimos 4 anos nem isso aconteceu

3.   descanso semanal e férias

 Nem vamos atualizar cada um conhece bem sua realidade

 

Tais revindicações ocorreram  em 1.º de maio de 1886 que culminou com a Revolta de Haymarket em 4 de maio com um conflito com a policia, onde trabalhadores foram massacrados, resultando inúmeros mortos e feridos. Em 1889 na França visando honra esses trabalhadores que ficaram conhecidos com Mártires de Maio foi celebrado o dia do trabalhador pela primeira vez.

 O EUA para desvincular essa data dos mártires de maio celebra o dia do trabalhador como o dia do trabalho (Labor Day) e no Brasil o dia trabalhador nasceu de um movimento de 1925 no governo e Artur Bernardes, em 1925, sem deixa de lembrar que em 1917 aconteceu uma manifestação onde operários e comerciantes da cidade de São Paulo fizeram greve durante dias, por conta das condições precárias de trabalho. Revindicando:

a)   o aumento de salário;

b)   a redução da jornada de trabalho;

c)    a proibição do trabalho infantil; e

d)   a proibição do trabalho feminino à noite.

 Movimento que durou de junho a julho e conseguiu algumas conquistas entre elas o aumento de 20% de salário. Nas ultimas décadas o dia do Trabalhador que alguns querem impor com o nome do dia do trabalho é marcado por festas promovida pelas centrais sindicais e também por momentos de lutas por mais dignidade e diante de um pais que nos últimos anos tem cada vez mais jogado o trabalhador para o sub-emprego ainda temos muitos que lutar, mesmo com novo governo ainda temos 14 milhões de desempregados, sem esquecer aqueles que mesmo desempregados se recusam assumir tal situação, chegando numero 14,9% em relação a 2021, quando havia 11,2 milhões de trabalhadores sem carteira assinada. Mas tarde no governo Vargas no ano de 1940, dentro do modelo do populismo atrelou o aumento / correção do salário mínimo a data do 1º de maio e nesta data no governo Vargas foi criada a Justiça do trabalho e em 1943 foi anunciada a CLT (Consolidação das Leis trabalhistas.

Para os fieis da Igreja católica desde de 1955 essa data celebra São José Operário e ainda falando trabalho São Paulo VI fala não numero 27 da Encíclica Populorum Progressio em 27 de março de 1967 que diz  o seguinte:

• “De igual modo, se por vezes reina uma mística exagerada do trabalho, não resta dúvida de que este é querido e abençoado por Deus. Criado à sua imagem "o homem deve cooperar com o Criador no aperfeiçoamento da criação e imprimir, por sua vez, na terra, o cunho espiritual que ele próprio recebeu". Deus, que dotou o homem de inteligência, de imaginação e de sensibilidade, deu-lhe assim o meio para completar, de certo modo, a sua obra: ou seja, artista ou artífice, empreendedor, operário ou camponês, todo o trabalhador é um criador. Debruçado sobre uma matéria que lhe resiste, o trabalhador imprime-lhe o seu cunho, enquanto para si adquire tenacidade, engenho e espírito de invenção. Mais ainda, vivido em comum, na esperança, no sofrimento, na aspiração e na alegria partilhada, o trabalho une as vontades, aproxima os espíritos e solda os corações: realizando-o, os homens descobrem que são irmãos.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.