sábado, 23 de julho de 2022

Um olhar no texto de São Lucas 11,1-13 - 17ª Domingo do Tempo Comum

A oração para o cristão devia ser fácil e nos domingos anteriores tivemos o bom samaritano, a questão entre Marta e Maria e neste 17º Domingo do Tempo Comum os apóstolos pedem para Jesus ensinar a orar. A oração dos grupos daquele contexto era quase que uma identidade, uma forma de ser e de se relacionar com Deus. Ainda hoje temos em nossas Igrejas identidades de oração podemos dizer assim. 
A forma que Igreja Católica reza (ora) não é igual das Igrejas Evangélica (até entre elas a forma de oração se diferenciar) e na própria Igreja católica temos alguns grupos que se diferencia pelo seu carisma e aqui pedimos espaço para lançar um alerta, não podemos seguir o modismo da multidão que segue esse ou aquele carisma.
  Aqui ainda continuamos com o nosso ponto de vista e demonstro que a forma de rezar da Legião de Maria, da Congregação Mariana, do Movimento de Cursilhos, da Renovação Carismática Católica, da Pastoral da Juventude, das CEBs  etc. são  espiritualidades que deve nos  levar ao encontro desse Pai que é nosso, que aponta para uma ação e reação diante do aqui recordo alguns momentos vivemos o ativismos e  perdemos a conexão  com Deus que é Pais, aqui  recordamos professore Carlos Henrique Meditti que dizia que com um coração de Mãe

Para aprender a orar se faz necessária uma relação intima com Deus, para chama-Lo de Pai, de Amigo ou mesmo aplicar o superlativo Poderoso se faz necessário trazer o próprio Deus para seu cotidiano e por isso que neste domingo temos três leituras: .1ª Leitura Genesis 18,20-32, Salmo 137 (138) com a resposta Quando Vos invoco, sempre me atendeis, Senhor, 2ª leitura Colossenses 2,12-14 e Lucas 11,1-13.

Partindo do pressuposto que o Evangelista de Lucas escreveu para as comunidades periféricas das grandes cidades do Império Romano, numa realidade de marginalização das mulheres e ainda sobre o domínio patriarcal do modelo judaico. A Oração de Jesus traz pra nós uma relação familiar e vem dizer que somos irmãos independentes do culto que prestamos ou se não prestamos culto algum, pois antes do fato de hoje o evangelista narra história do samaritano[1], a relação de Marta e Maria e como aprendemos no 128º Cursilhos de Homens das Dioceses de Nova Iguaçu nada se faz sem a oração e neste contexto nos devemos pergunta qual tipo de oração.

Pois mesmo Ele fazendo vários milagres com expulsão de demônio com curas, ressurreição de mortos e como naquele contexto os se identificavam com uma forma única de sua relação com o divino.  Um cristão que reza o Pai Nosso e pede o pão nosso não pode ter uma relação de indiferença com os irmãos, voltamos lá no samaritano onde os religiosos (sacerdote e levita) que passam  apático da realidade do caído na beira do caminho, somos ainda  indagados quando vamos para o culto e passamos pelos caídos, a oração devia abrir nossos olhos para realidade e perceber que o Reino que pedimos que venha não tem espaço para exclusão. Citando São Oscar Romero que diz:

Ø Que maravilha será o dia que cada batizado compreender que sua profissão, seu trabalho, é um trabalho sacerdotal; que, assim como eu celebro a missa no altar, cada carpinteiro celebra sua missa na sua carpintaria, cada profissional, cada médico com seu bisturi, a mulher na feira, no seu lugar de trabalho… estão fazendo um ofício sacerdotal. Quantos motoristas que escutam esta mensagem no seu táxi. “Tu, querido motorista, junto ao volante do seu táxi és um sacerdote se trabalhas com honradez, consagrando a Deus seu táxi, levando uma mensagem de paz e de amor a teus clientes que vão ao seu automóvel.” (A oração da comunidade reunida deve nos motivar para o agir cristão e a parti desse momento revelar o projeto do Reino que é de todos)[2]

Por isso podemos olhar o texto Lucas 11.1-13 nesse sentido dividido em quatro partes;

Versículos

Contexto

Atualmente

. 1-4

Pedido dos discípulos o oração

Deus é próximo, Ele tem relação familiar.

5-8

Parábola do pedido de pão para o outro (amigo inconveniente)

Ainda hoje pessoas batem a porta pedindo pão (33 milhões de famintos no Brasil)

9-10

Apelo à oração

Uma ação em prol da transformação real dos nossos ambientes (trabalho, estudo lazer etc.).

11-13

Parábola do Pai (Deus nos houve sempre)

Deus é nosso Pai, nos falta consciência de irmãos.

 

 No nascimento da Igreja a pessoa para rezar o Pai Nosso precisava ser batizado, pois a pessoa estaria inserida no mistério da História da Salvação no sentido pleno da vivência comunitária e se olharmos o modelo apresentado em Mateus, Lucas e aquela usada em nossos encontros cultos no cotidiano apresentado abaixo:

Mateus 6,9-13

Lucas 11-1-4

  Atualmente

"PAI NOS­SO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome;"

"Pai, santificado seja o vosso nome; ·.

Pai Nosso que estais nos Céus, 
santificado seja o vosso Nome, 

"venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.” ·.

Venha o vosso Reino"

Venha a nós o vosso Reino, 
seja feita a vossa vontade 
assim na terra como no Céu. 

"O pão nosso de cada dia nos dai hoje;” ·.

"dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento;” ·.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje, 

"perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;"

"perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação”. "

Perdoai-nos as nossas ofensas 
assim como nós perdoamos 
a quem nos tem ofendido, 
e não nos deixeis cair em tentação, 
mas livrai-nos do Mal.

Ainda temos uma versão ecumênica que diz: Vosso Reino e o poder e a Glória no final, sem esquecer a formula protestante. Dividimos-nos a Oração em quatro partes, mas temos cinco petições que não vamos aborda e aqui podemos ainda destacar na essência sempre começa com a petição Pai-Nosso inicia recordando sobre a santidade de Deus e relação de um Pai (Abba – Paizinho).   Jesus hoje nos trás uma realidade de um Deus próximo e tocado pela nossa insistência na oração e precisamos ter consciência e o vizinho inconveniente só bate a porta para atender uma visita e Jesus ainda demonstra sobre a bondade de Deus fazendo uma analogia do pedido de um filho para um pai. A oração do Pai-nosso não é qualquer oração ele fala de uma dialogo onde nós louvamos a Deus e pedimos o essencial, até mesmo a capacidade de perdoar. Uma realidade que talvez mergulhemos seja as demoras de Deus a nosso ver e a causada pela oração vazia ou mecânica por não ouvir a voz de Deus ou não querer viver segundo reino de Deus.

Temos a bancada que usa a bíblia que realiza cultos no congresso nacional, mas na hora de votar os projetos muitos dos ditos deputados não agem conforme a oração feita e também vale cada um de nós em nossas praticas em nosso cotidiano e aqui vale a pena citar São Romero[3]

Ø “Uma religião de missa dominical, mas de semanas injustas não agrada ao Deus da Vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no coração não é cristã. Uma Igreja que instala só para estar bem, para ter muito dinheiro, muita comodidade, porém que não ouve os clamores das injustiças não é a verdadeira igreja de nosso Divino Redentor.”



Que Deus nos ajude Orar e nos inspire a viver 


[1] Lc 10.28-37)

[2] 20/11/1977)

[3]  EM (04/12/1977)

 

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