A oração para o cristão devia ser fácil e nos domingos anteriores tivemos o bom samaritano, a questão entre Marta e Maria e neste 17º Domingo do Tempo Comum os apóstolos pedem para Jesus ensinar a orar. A oração dos grupos daquele contexto era quase que uma identidade, uma forma de ser e de se relacionar com Deus. Ainda hoje temos em nossas Igrejas identidades de oração podemos dizer assim. A forma que Igreja Católica reza (ora) não é igual das Igrejas Evangélica (até entre elas a forma de oração se diferenciar) e na própria Igreja católica temos alguns grupos que se diferencia pelo seu carisma e aqui pedimos espaço para lançar um alerta, não podemos seguir o modismo da multidão que segue esse ou aquele carisma. Aqui ainda continuamos com o nosso ponto de vista e demonstro que a forma de rezar da Legião de Maria, da Congregação Mariana, do Movimento de Cursilhos, da Renovação Carismática Católica, da Pastoral da Juventude, das CEBs etc. são espiritualidades que deve nos levar ao encontro desse Pai que é nosso, que aponta para uma ação e reação diante do aqui recordo alguns momentos vivemos o ativismos e perdemos a conexão com Deus que é Pais, aqui recordamos professore Carlos Henrique Meditti que dizia que com um coração de Mãe
Para aprender a orar se faz necessária
uma relação intima com Deus, para chama-Lo de Pai, de Amigo ou mesmo aplicar o
superlativo Poderoso se faz necessário trazer o próprio Deus para seu cotidiano
e por isso que neste domingo temos três leituras: .1ª Leitura Genesis 18,20-32, Salmo 137
(138) com a resposta Quando Vos invoco,
sempre me atendeis, Senhor, 2ª leitura Colossenses 2,12-14 e Lucas 11,1-13.
Partindo do pressuposto que o
Evangelista de Lucas escreveu para as comunidades periféricas das grandes
cidades do Império Romano, numa realidade de marginalização das mulheres e
ainda sobre o domínio patriarcal do modelo judaico. A Oração de Jesus traz pra
nós uma relação familiar e vem dizer que somos irmãos independentes do culto
que prestamos ou se não prestamos culto algum, pois antes do fato de hoje o
evangelista narra história do samaritano[1], a
relação de Marta e Maria e como aprendemos no 128º Cursilhos de Homens das
Dioceses de Nova Iguaçu nada se faz sem a oração e neste contexto nos devemos
pergunta qual tipo de oração.
Pois mesmo Ele fazendo
vários milagres com expulsão de demônio com curas, ressurreição de mortos e
como naquele contexto os se identificavam com uma forma única de sua relação
com o divino. Um cristão que reza o Pai
Nosso e pede o pão nosso não pode ter uma relação de indiferença com os irmãos,
voltamos lá no samaritano onde os religiosos (sacerdote e levita) que
passam apático da realidade do caído na
beira do caminho, somos ainda indagados
quando vamos para o culto e passamos pelos caídos, a oração devia abrir nossos
olhos para realidade e perceber que o Reino que pedimos que venha não tem
espaço para exclusão. Citando São Oscar Romero que diz:
Ø Que
maravilha será o dia que cada batizado compreender que sua profissão, seu
trabalho, é um trabalho sacerdotal; que, assim como eu celebro a missa no
altar, cada carpinteiro celebra sua missa na sua carpintaria, cada
profissional, cada médico com seu bisturi, a mulher na feira, no seu lugar de
trabalho… estão fazendo um ofício sacerdotal. Quantos motoristas que escutam
esta mensagem no seu táxi. “Tu, querido motorista, junto ao volante do seu táxi
és um sacerdote se trabalhas com honradez, consagrando a Deus seu táxi, levando
uma mensagem de paz e de amor a teus clientes que vão ao seu automóvel.” (A
oração da comunidade reunida deve nos motivar para o agir cristão e a parti
desse momento revelar o projeto do Reino que é de todos)[2]
Por isso podemos olhar o
texto Lucas 11.1-13 nesse sentido dividido em quatro partes;
Versículos |
Contexto |
Atualmente |
.
1-4 |
Pedido
dos discípulos o oração |
Deus
é próximo, Ele tem relação familiar. |
5-8 |
Parábola
do pedido de pão para o outro (amigo inconveniente) |
Ainda
hoje pessoas batem a porta pedindo pão (33 milhões de famintos no Brasil) |
9-10 |
Apelo
à oração |
Uma
ação em prol da transformação real dos nossos ambientes (trabalho, estudo
lazer etc.). |
11-13 |
Parábola
do Pai (Deus nos houve sempre) |
Deus
é nosso Pai, nos falta consciência de irmãos. |
No nascimento da Igreja a pessoa para rezar o
Pai Nosso precisava ser batizado, pois a pessoa estaria inserida no mistério da
História da Salvação no sentido pleno da vivência comunitária e se olharmos o
modelo apresentado em Mateus, Lucas e aquela usada em nossos encontros cultos no
cotidiano apresentado abaixo:
Mateus
6,9-13 |
Lucas
11-1-4 |
Atualmente
|
"PAI
NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome;" |
"Pai,
santificado seja o vosso nome; ·. |
Pai
Nosso que estais nos Céus, |
"venha
a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.”
·. |
Venha
o vosso Reino" |
Venha
a nós o vosso Reino, |
"O
pão nosso de cada dia nos dai hoje;” ·. |
"dai-nos
hoje o pão necessário ao nosso sustento;” ·. |
O
pão nosso de cada dia nos dai hoje, |
"perdoai-nos
as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;" |
"perdoai-nos
os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não
nos deixeis cair em tentação”. " |
Perdoai-nos
as nossas ofensas |
Ainda temos uma versão ecumênica
que diz: Vosso Reino e o poder e a Glória no final, sem esquecer a formula
protestante. Dividimos-nos a Oração em quatro partes, mas temos cinco petições
que não vamos aborda e aqui podemos ainda destacar na essência sempre começa
com a petição Pai-Nosso inicia recordando sobre a santidade de Deus e relação
de um Pai (Abba – Paizinho). Jesus hoje nos trás uma realidade de um Deus próximo
e tocado pela nossa insistência na oração e precisamos ter consciência e o
vizinho inconveniente só bate a porta para atender uma visita e Jesus ainda demonstra
sobre a bondade de Deus fazendo uma analogia do pedido de um filho para um pai.
A oração do Pai-nosso não é qualquer oração ele fala de uma dialogo onde nós
louvamos a Deus e pedimos o essencial, até mesmo a capacidade de perdoar. Uma realidade
que talvez mergulhemos seja as demoras de Deus a nosso ver e a causada pela oração
vazia ou mecânica por não ouvir a voz de Deus ou não querer viver segundo reino
de Deus.
Temos a bancada que usa a bíblia
que realiza cultos no congresso nacional, mas na hora de votar os projetos muitos
dos ditos deputados não agem conforme a oração feita e também vale cada um de nós
em nossas praticas em nosso cotidiano e aqui vale a pena citar São Romero[3]
Ø “Uma
religião de missa dominical, mas de semanas injustas não agrada ao Deus da
Vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no coração não é cristã.
Uma Igreja que instala só para estar bem, para ter muito dinheiro, muita
comodidade, porém que não ouve os clamores das injustiças não é a verdadeira
igreja de nosso Divino Redentor.”
Que Deus nos ajude Orar e nos inspire a viver
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