Na Festa do Batismo do Senhor somos convidados a refletir sobre a nossa vivência batismal, sobre toda a nossa pratica de vida. Ser batizado é assumir que não somos qualquer um, que devemos resplandecer o Cristo Verbo de Deus em nossos gestos e atitudes em uma sociedade hedonizada, preocupada com o status e posição social. Ser batizado no primeiro momento da Igreja era abrir mão da sua condição de cidadão desta realidade, era abraça o Cristo Crucificado para com Ele Ressuscita.
Contudo, com tempo transformaram o Cristo Servo em Cristo Rei dominador ou Cristo que visava uma posição social. Um Cristo que não esta nos evangelho ou tão pouco esta presente na realidade histórica da Cristandade, deformaram o projeto de Jesus de Nazaré por puro capricho para justificar o poder e a dominação. Jesus, o Filho de Maria e José certamente não quer essa divisão entre os batizados onde um é mais santo ou puro que outro, Jesus o Verbo do Pai que se entregou na cruz foi para remir e unir a humanidade em uma família Fraterna. Jesus de Nazaré o Filho de Deus no seu tempo sempre anunciou um projeto de vida plena para todos. Não devíamos dormir em paz enquanto o Senhor é crucificado: nos enfermos pela falta de atendimento, nos que passam fome, nos que apelam para as diversas dependências das drogas legais e ilegais e toda situação que morte parece uma saída logica. Ser batizado é ser parte de um corpo que sente a dor e a compaixão pelo membro que esta doente (Efésios 4,4. 5, 29-30; Colossenses 3,15; 1 Coríntios 12,12-27 e Romanos 12,4-5). Somos todos ligados pelo nascimento do Senhor, pelo Batismo no Jordão e por sua Morte e Ressurreição e tudo isso devemos viver na realidade, tendo em nós o desejo de ser como Ele, ser Cristão é ser um outro Cristo, ser Cristão é abraça a Paixão do Senhor para com Ele Ressuscitaremos.
Fomos batizados em Cristo Jesus, fomos igualmente batizados na sua morte? Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo, com o propósito de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma nova vida. Se desse modo fomos unidos a Ele na semelhança da sua morte, com toda a certeza o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
Romanos 6,3b-5
Façamos uma breve reflexão em nosso video abaixo, sobre a nossa prática Batismal:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.