sábado, 8 de janeiro de 2022

O batismo do Senhor. e o Nosso


Na festa na semana passada, vivemos a graça do Cristo na sua manifestação a toda humanidade na pessoa dos três sábios que vieram de longe para reconhecê-Lo.  Nesta semana, vivemos a graça do Senhor que vem de encontro ao Batista,  para ser batizado. As leituras proclamadas em nossas celebrações nos convidam, a meditar sobre a nossa condição de batizados nesta sociedade que faz todo tipo de experiência de sentimentos,  q³ue não vem de Deus.

O profeta Isaias vem falar,  de um Homem que receberá plenitude do Espirito de Deus, um Espirito que despertará consciências[1], o mesmo Espirito Isaias 11:2-3,   Ser Batizado implica compromisso com a Missão de Jesus, não se pode ser filho de uma família se não estivermos ligados de forma direta  as suas crises e festas. Somos gerados para o céu no momento da fecundação do óvulo, somos feitos para vida plena[2] como imagem daquele que nos chama a vida.  O profeta Isaias nos convoca para um julgamento do ponto de vista de Jesus, em uma sociedade dividida por  situações que desumaniza e retira do  homem a divindade que Deus nos concede no Batismo. Não é de se admirar que certos movimentos ditos liberais que são promovidos por pessoas iniciadas na Fé, batizadas e até mesmo atuantes em algum momento nas fileiras da Igreja.  Pessoas que perderam a sua referência Divina e culpa a todo crente pela sociedade injusta que temos.  Mas, essas pessoas não são as piores em nossa realidade social, como entender  pessoas que participam em nossas Igrejas que  defendem a  pena de morte, o aborto e  valores que entram em conflitos com a Boa Nova de Jesus.  

Olhando para a narração do evangelista Lucas[3] que faz a menção escatológica do Messias com uma condição de poder, como um juiz implacável que inaugura sociedade.  A pregação de João Batista   é assustadora quando a examinamos  de forma isolada. Ele faz um anuncio de um Julgamento onde todo o excesso irá ser queimado.  O Batista anuncia um Cristo Senhor de tudo quando diz que não poderia desatar-lhe as correias das sandálias e quando Jesus se aproxima de forma simples o desarma na sua pregação escatológica .  A nossa realidade deformada apresenta o Cristo em grandes eventos, em uma liturgia que mais se parece como shows e em situações desesperadoras.  Recusamo-nos a reconhecê-Lo na realidade simples do dia-a-dia, nos pequenos milagres da realidade marcada por trevas e luz  ou o pecado e graça . No Batismo de Jesus o Deus Trindade se revela confirmando a condição divina do Filho[4] e logo após o Batismo Jesus e levado ao deserto para experimentar as tentações da humanidade. Todos os Batizados não estão isentos das dificuldades da vida. Nesta data queremos celebrar a graça de sermos imagens de um Deus, batizados para inauguramos o Reino de Deus.

O texto de Atos 10,34-38  revela um Deus que toma  parte da História e  atua na realidade de forma direta.  O Deus Trino se manifesta na história e  em todo Batismo de forma plena  como    no Batismo de Jesus. Aqui a Catequese de Pedro nos recorda que Ele é o Senhor da Humanidade, que a Justiça como base para ser Cristão, Deus não faz qualquer distinção do ser humano e que todo batizado deve conhecer o mistério do Cristo reconhecendo a sua encarnação e sua missão.

 A realidade que vivemos de uma nação batizada que é campeã em corrupção e injustiças social.  A pregação de Pedro que recorda da libertação proporcionada pelo Cristo, deve ser vivida hoje em nossa sociedade. Devemos, agir na comunhão de batizados com um Espirito critico e libertador tomando decisões a parti do ponto de vista Cristão ou melhor de filhos de Deus. Se for preciso passar pela Cruz para testemunhar que o Amor vale a pena que passemos.  Que tenhamos coragem de assumir a nossa Missão de Batizados, que sejamos críticos e conscientes que possamos ser exemplos que valem  mais que  qualquer  pregação, sigamos conscientes no projeto de Jesus Cristo.

  Parabéns a todos os batizados que mergulham no mistério da Encarnação, da morte e Ressurreição do Cristo.



[1]  Isaias : 42,1
[2]  João: 10,10
[3]  Lucas: 3,15-22
[4] Atos 10,37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.