quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bases da Fé Anglicana



Conferência de Lambeth
         A Igreja Episcopal Anglicana tem sua Base na reforma Protestante e com isso no primeiro momento tem o quadrilátero da Reforma e hoje já se fala de sua tradição ou do colegiado do Bispos para tomar algumas decisões e o Arcebispo de Cantuária Dr Rowan Williams  convoca os Bispos primazes  para  a na  Conferência de Lambeth a cada 10 anos com a finalidade de   traçar  planos para Igreja da Comunhão Anglicana com cerca de 84 milhões de membros com 450  Dioceses no mundo Inteiro.

Cartaz   de boas vindas na catedral Anglicana
da Diocese do Rio  de Janeiro
Quadrilátero da Reforma
·         Somente Cristo,
·         Somente pela Fé,
·         Somente pela Graça,
·         Somente pelas Escrituras Sagradas.

Missão da Igreja Episcopal Anglicana :
  • Proclamar as Boas Novas do Evangelho;
  • Batizar, ensinar e nutrir pastoralmente os fiéis;
  • Servir com amor aos necessitados;
  • Lutar pela transformação das estruturas sociais injustas;
  • Zelar pela integridade da vida em todas as suas manifestações
1)                 E uma Igreja Católica. O termo católico significa universal, portanto sua missão principal e a de lutar pelo estabelecimento do Reino de Deus entre todos os homens, em todos os lugares e em todos os tempos. Crê: Na Santíssima Trindade, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espirito Santo, Um só Deus Eterno, Amoroso, Poderoso e Onisciente.

2)                 E uma Igreja Reformada, que ainda procura se  aperfeiçoar  e que incorporou os princípios bíblicos da Reforma Protestante do Século XVI. Como um corpo vivo, procura não envelhecer, mas renovar-se continuamente.  Na autoridade da Igreja, a qual jamais perecera e esta representada nas primitivas e históricas Ordens dos Bispos, Presbíteros e Diáconos. Na utilidade da assistência regular aos Ofícios divinos realizados na língua do povo e por Ministros que representam a autoridade Apostólica

3)                  E uma Igreja Bíblica. Adora a Deus e entende que a Bíblia e a chave para compreender a revelação de Deus aos homens tanto no passado quanto no presente. Entende a Bíblia como um livro escrito por homens inspirados por Deus e que, neste sentido, e único, Como Anglicanos membros desta Igreja. Aceita apenas  os 66 livros do Antigo e Novo Testamento como a verdadeira Palavra de Deus, a única regra de fé e conduta cristã, suficiente para a salvação, suprema em sua autoridade, pela qual a Igreja deve sempre se reformar e julgar suas tradições.

4)                 E uma Igreja Democrática onde todos têm direito de se expressar mesmo sendo minoria. A Igreja e a expressão de todos os membros que fazem parte do Corpo de Cristo.

5)                 E uma Igreja para homens e mulheres livres e conscientes. A Igreja não anula a inteligência de seus membros, mas se expressa pela manifestação inteligente e consciente de todos eles. Não ha lugar para fanáticos. Todos levaram em nos a marca da graça e livremente devem expressa-la, no entanto, conformando-se com a ordem e a tradição cristãs. Crer  que o ser humano pecador e culpado, e justificado por Deus, tendo por base apenas a morte expiatória de Cristo, somente pela Fe, e que as boas obras de um santo viver seguem a justificação como sua própria evidencia.

6)                 E uma Igreja que se preocupa com a vida diária dos seus membros, onde vivem, e como vivem. Uma preocupação integral com a vida social, politica, moral e espiritual dos seus membros e das outras pessoas também.

7)                 E uma Igreja Litúrgica. Na verdade todas as Igrejas são litúrgicas. A característica anglicana esta na liturgia que e ordenada, organizada. Procura adaptar-se aos locais e épocas onde e instalada.

8)                 E uma Igreja Diversa e Una, ao mesmo tempo. E uma só Igreja com diferentes colorações locais, regionais e nacionais. No essencial ela e una, por exemplo, nos Credos, no Episcopado Histórico, na posição da Bíblia, na centralidade dos dois sacramentos: Batismo e Eucaristia. Reconhece  os cinco Sacramento menores: Confirmação, Confissão, Sagradas Ordens, Matrimonio e Unção dos Enfermos, como parte da vida regular dos fieis, trazendo a sanção e o favor de Deus para as suas vidas.

9)                 E uma Igreja que se considera parte da Igreja Crista e não a única dona da verdade. Reconhecendo ser “parte” da Igreja Crista e, também uma Igreja Ecumênica, pois o Ecumenismo, e a reunião dos que em Cristo são diferentes. No conteúdo dos Credos Apostólico e Niceno, sumários suficientes da fé universal dos cristãos e aceitos desde os primeiros séculos de nossa era. 

10)              Administram, também, os Sacramentos da Igreja. Embora não tenham sido especificamente ordenados por Jesus, reconhecendo o seu caráter sacramental. São cinco os Sacramentos da Igreja: a Confirmação, a Penitência (Confissão e Absolvição), as Sagradas Ordens Ministeriais (Bispos, Presbíteros e Diáconos), o Santo Matrimônio e a Unção dos Enfermos. Uma Igreja Episcopal, liderada por bispos que são sucessores dos Apóstolos.   O Episcopado Histórico é um dom de Deus para o bem da sua Igreja. 
O Ministério do Bispo é representar Cristo e sua Igreja especialmente como Apostolo, Sumo Sacerdote e Pastor principal de uma Diocese; conservar a fé, unidade e disciplina da Igreja toda; proclamar a palavra de Deus; agir em nome de Cristo para reconciliar o mundo e edificar a Igreja, e ordenar outros para continuar o ministério de Cristo. Os bispos governam a Igreja de forma colegiada, com a participação dos demais clérigos e dos leigos.
       

A estrutura básica de uma Diocese da IEA é a seguinte:
·         Sínodo Geral
·         Câmara de Bispos
·         Câmara de Clérigos e Leigos
·         Dioceses e Distrito Missionário
·         Bispo-Primaz
·         Secretaria Geral
·         Conselho Executivo
·         Grupos de Trabalho
·         Educação Teológica
·         Ordens e Comunidades Religiosas
·         Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento

            As Igrejas da Comunhão Anglicana auto identificam-se a um só tempo como Católicas e Reformadas, graças, neste último caso, à contribuição da Reforma do século XVI. Consideramo-nos uma Igreja “Católica para toda a verdade de Deus e Protestante contra todos os erros humanos”. Para os reformadores a salvação da humanidade está edificada sobre quatro pilares Eles têm marcado a Fé Evangélica Reformada até os dias atuais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.