terça-feira, 3 de julho de 2012

Evangelizar através da Música é Mais que Show


·                  Assim Ele te fará mais famoso do que todas as nações que ele criou para seu louvor, sua fama e glória, a fim de que sejas um povo santo para o SENHOR teu Deus...[1]

Sei que esse tema é um tanto dificil de aborda, falar de louvor, da musicalidade em nossas Igreja é um tanto dificil.  Estivemos  recetemente em um Show de uma Banda Religiosa e aquilo que presenciamos foi algo que  motivou essa reflexão.   Nas últimas decadas temos observados  o crescimento  dos ditos Shows de evangelização, de louvor ou a famosa Cristoteca e outros tipos de encontros que nos deixa intrigados  se o nome anunciado é  o nome de Jesus,   o nosso próprio nome,  em nome de um comércio ou melhor de uma mídia  do deus mercado, se colocam luzes e brilhos excessivos.    Não queremos parar com esse metódo, contudo se faz necessário um reflexão. Sabemos que alguns irão ver esse texto e dizer que  é inveja ou despeito por não cantarmos bem ou tão pouco termos ritmo para tocar qualquer instrumento.  Mesmo sem o ritmo ou cantando, existe algo que aprendemos, que o nosso canto deve ser a mais sincera oração e aqui vale a pena citar o profeta isaias:

·         Esse povo me procura só de palavra, honra-me apenas com a boca, enquanto o coração está longe de mim.[2]

Em outros grupos ou bandas seculares, eles vão lá dão o show cantam um amor, que não conhecem de verdade,  o público aplaude e ficam todos felizes naquele momento. Voltam para casa vazios de tudo. Infelizmente, foi isso que presenciamos e    sentimos neste show. É preciso  reconhecer que esta  acontecendo um Shows  sem o compromisso da conversão, da mudança de vida e aceitação real do Senhorio de Jesus  em alguns encontros, em  louvores de bandas Católicas ou evangélicas. 
Não existe a proposta  da experiência do motivo do louvor ou se o grupo a fez foi perdida  durante a caminhada.  Aqui se faz necessário uma reflexão; sobre a semente  que  Jesus  narra no Evangelho[3], não vale só para as bandas religiosas mas,  para todos agentes de Pastoral que assumem compromissos  e acabam sufocando  a espiritualidade,   mergulhando em um Ativismo Pastoral  e a cada dia  vão  tornandos profissionais de evangelização. Quando,  deviamos atuar no e pelo amor, na e em comunhão com a Igreja e no Mistério do Cristo.  
Temos que olhar em nossas liturgias, não somos Liturgistas e  não queremos  o direito de dizer que isso é certo ou aquilo é correto ou censurar, aqueles que a conduzem. Mas uma reflexão podemos fazer. 
A Música, independente do ritmo não é  somente barulho em nossas celebrações. Ela  se faz  necessária nas missas,  nos encontros para  promover e enriquecer o momento da oração, de reflexão possibilita   a melhor compreensão do Sagrado. Contudo, os Cantores, os instrumentistas,  tocadores devem estar em plena comunhão entre si e com a assembléia liturgica  formando um único Corpo, “O Corpo de Cristo”[4]   
Se faltar a  comunhão, o guitarrista aumento o som, o tecladista também, o cantor grita e comunidade se desespera e aquilo que seria louvor se torna  barulho sem sentido. Nos Shows  de louvor que participamos ou estamos atuandos, se faz necessário um momento de oração, de reflexão e de reconhecimento que se o fazemos por  e em Cristo e somente a ele devemos anunciar. Podemos   perceber que  alguns encontros(LOUVORES)   alguns grupos, (Católicos e Evangélicos) a falta deste anuncio e  tudo que interessa e vender o CD, emplacar mais um DVD etc.  O Amor Primeiro, a Razão do louvor fica em segundo Plano.
O nosso alerta é para todas as bandas  que são conhecidas devido o anuncio de Jesus como Nosso Senhor, tomem cuidado com vossos shows, eles podem  comunicar tudo e nada. Tudo no sentido da Salvação e nada  no sentido de divulgar a si mesmo. Com muita tristeza, percebemos isso pela segunda vez no terceiro Show que participamos de uma banda dita Religiosa e ainda   podemos sentir que um dos cantores citava Deus  como:  “ O Cara lá de Cima”. 
Para encerra a discussão deixamos um trecho da Carta de  São Paulo  aos Filipenses: 2,3-11 e dai cada tome suas decisão?

·                 Nada façais por ambição ou vanglória, mas, com humildade, cada um considere os outros como superiores a si.e não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros..Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus..Ele, existindo em forma divina, não considerou como presa a agarrar o ser igual a Deus,.mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano. E encontrado em aspecto humano,.humilhou-se, fazendo-se obediente até à morte — e morte de cruz!.Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome,.para que, em o Nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua confesse: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai.
 


[1] Deuteronômio 26,19
[2]: Isaias 29,13
[3] Mateus 13,3-9
[4]: Romanos 12,4-5; I Coríntios 12,12-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.