quinta-feira, 7 de julho de 2011

Um pequeno comentário sobre a Constituição Dogmática Lumen Gentiu.

É assim que a Igreja simultaneamente ora e trabalha para que toda a humanidade se transforme em Povo de Deus, corpo do Senhor e templo do Espírito Santo, e em Cristo, cabeça de todos, se dê ao Pai e Criador de todas as coisas toda a honra e toda a glória.”[1]
Em um Tempo que a humanidade vivia a grande Crise da Guerra Fria,  Sumo Pontífice João XXIII, convoca o concilio Vaticano II que tem a finalidade de resgatar aquele calor, o carisma de anunciar a boa nova que havíamos perdido em nossas comunidades.  Com  a morte no meio do concilio de João XXIII a Igreja  elege seu sucessor que vai dar continuidade e entres vários documentos que assina ele nos presenteia com um dos documentos mais completos sobre Eclesiologia no século XX.
   No primeiro momento o documento diz o porque foi escrito, qual o seu objetivo, fala sobre a vontade salvifica de Cristo, sobre a missão confiada a  O Pai Lhe confiou e ainda elenca a presença do Espírito Santo nesta obra de que é um povo Unido junto a Trindade Santa.
Nos recorda do mistério da fundação desta Igreja nos falando de um projeto de um Reino e apresenta várias imagens da Igreja  que são: Construção de Deus, Campo de Deus, Nossa Mãe, Jerusalém Celeste e mais usado em nossas comunidades que é Corpo Místico de Cristo. Outro destaque se pode dar é   ação profética que somos chamados quando o documento fala que Jesus cumpriu sua missão no meio da Pobreza  e na perseguição  somos chamados a imitá-Lo, anunciando o Reino de Deus  e nos recorda que essa Igreja é um mistério e o Sacramento de Jesus  no Mundo.
O documento ainda vai destacar um capitulo para cada parte especifica: Sacerdócio comum dos fiéis, nos recordando que somos  um de sacerdotes, a importância do Primado de Pedro, a  relação dos presbíteros  com seu Bispo e fiéis  e depois de muito tempo  sem esse ministério o Concilio nos restaura a função de Diácono na Igreja  o Lúmen Gentiu  tem todo um pedaço que elenca a função do Diácono na Igreja partícula. No Capitulo  IV é todo dedicado à missão do Leigo.
O documento termina falando da Virgem Maria, porém antes ele vem convocando todos a santidade  os Fiéis Leigos com seus pastores, segundo a vocação que receberam.              
 [1] - Lumem Gentiu (36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.