quinta-feira, 7 de julho de 2011

Igreja o mistério do amor de Deus para conosco

A Igreja como Mistério. 
”Este mistério é grande, quero dizer,
com referência a Cristo e à Igreja.” [1]

Jesus Cristo, ao chamar os homens  para o seguimento,  não tinha consigo o desejo de fundar,  um outro grupo ou tão pouco,  criar    uma religião a parte, mas ,  foi inevitavél conter o projeto de salvação que o Pai  preparou para humanidade. A Igreja nasce da palavra de Jesus Cristo e tem por missão primeira  comunicar a Boa Noticia do projeto salvifico  do Pai.      
Igreja Corpo Mistico
  • “Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, acima de todos, no meio de todos e em todos. No entanto, a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso, diz a Escritura: “Subindo às alturas, levou cativo o cativeiro e distribuiu dons aos seres humanos. Que significa “subiu”, senão que ele desceu também às profundezas da terra?  Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo. A alguns ele concedeu serem apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros, pastores e mestres.  Assim, ele capacitou os santos para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo.  até chegarmos, todos juntos, à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura do Cristo em sua plenitude.” [2]
O maior mistério da Igreja,   consiste em formamos essa unidade nesta diversidade de pensamentos e culturas onde o  Cristo é a cabeça,  levando a todos nós  uma ação especifica em prol da Humanidade:

  • “Ele (Cristo)  é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas”[3].

O Mistério que  o evangelista são Mateus nos transmite  quando colocar o  a famosa profissão  de Fé de São Pedro e nós guia  em nossa missão de anunciar o projeto do Reino de Deus:  
  • “As portas do inferno não prevalecerão contra minha Igreja” [4]
O Amor   que reune as primeira comunidade mesmo nas perseguções ou dificuldade,  fazendo  com que a  Igreja confirme o a verdadeira vocação de anunciar a Boa  Noticia da Salvação a todos e não pode negar,  que esse Amor tem nos feito  caminhar e agir em nossas Comunidades :

A igreja Perseguida
  • “Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja”[5]

O novo catecismo nos fala do Mistério Sagrado da Unidade da Igreja:

  • A Igreja é una por sua fonte: "Deste mistério, o modelo supremo e o princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo". A Igreja é una por seu Fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz, por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, restabelecendo a união de todos em um só Povo, em um só Corpo". A Igreja é una por sua "alma": "O Espírito Santo que habita nos crentes, que plenifica e rege toda a Igreja, realiza esta admirável comunhão dos fiéis e os une tão intimamente em Cristo, que ele é o princípio de Unidade da Igreja". Portanto, é da própria essência da Igreja ser una:
  • Que estupendo mistério! Há um único Pai do universo, um único Logos do universo e também um único Espírito Santo, idêntico em todo lugar; há também uma única virgem que se tornou mãe, e me agrada chamá-la Igreja.
Contudo, desde a origem, esta Igreja una se apresenta com uma grande diversidade, que provém ao mesmo tempo da variedade dos dons de Deus e da multiplicidade das pessoas que os recebem. Na unidade do Povo de Deus se congregam as diversidades dos povos e das culturas. Entre os membros da Igreja existe uma diversidade de dons, de encargos, de condições e de modos de vida; "na comunhão eclesiástica há, legitimamente, Igrejas particulares gozando de tradições próprias". A grande riqueza desta diversidade não se opõe à unidade da Igreja. Todavia, o pecado e o peso de suas conseqüências ameaçam sem cessar o dom da unidade. Assim, o apóstolo tem de exortar a "conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Ef 4,3).
Quais são estes vínculos da unidade? "Sobre tudo isso [está] a caridade, que é o vínculo da perfeição" (Cl 3,14). Mas a unidade da Igreja peregrinante é também assegurada por vínculos visíveis de comunhão[6]

 A Jesus fala da Igreja como uma Videira[7] no qual Ele é o tronco e nós os ramos  e promete que a  a sua  própria carne será alimento para os seguidores da Comunidade[8], A  Igreja durantes esses  vinte séculos de caminhada é o Organismos que  anuncia o mesmo projeto desde do seu começo. Tendo, algumas falhas ou   desvios em seus membros mas a   noticia do Evangelhos de Jesus sempre esteve como primeira ou talvez única  Missão.




[1] Efésios 5,32
 [2] Efésios 4,4-13
 [3] Colossenses 1,18
 [4] Mateus16,16
[5] Colossenses 1,24
[6]  Novo catecismo da Igreja Catolica n° 813, 814 e 815
[7] Jo 15,4-5
 [8] Jo 6,56

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.