quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Relato de uma visita a Igreja Anglicana


Catedral Anglicana do Rio de Janeiro 
No dia 07 de outubro de 2012 estivemos na Catedral Anglicana do Rio de Janeiro que foi a primeira paróquia anglicana do Rio de Janeiro fomos recebidos pelo Deão o Rev. Abimael que nos acolheu como verdadeiros irmãos e nos permitiu fotografar todo o culto e nos explicou as cores litúrgicas e um pouco do calendário Litúrgico Anglicano, que se parece com o calendário  litúrgico da Igreja Romana.  Neste dia não foi realizada a santa Eucaristia, mas um culto de doutrina, a  liturgia nos recordou a Liturgia das Horas rezada pela Igreja Romana, só que neste caso presidida por um presbítero e neste Culto foi ministrada a todos os presentes o sacramento da Unção dos Enfermos e um Leigo distribuía a Eucaristia nas duas espécies no mesmo momento. Não há um sinal da Cruz no inicio da Celebração, mas se convida a todos para pedir o perdão, se canta alguns salmos e se escuta pelo menos duas Leituras bíblicas e a   leitura do Evangelho foi realizada por um leigo no meio da nave ( não sabemos se uma adaptação pastoral ou se é  uma regra),    o símbolo apostólico recitado é o do Concilio de  Niceia[1],    na formula ortodoxa que diz que o Espirito procede somente do Pai,  a oração Senhor foi realizada com o acréscimo ecumênico de que vosso é Reino o Poder  e a Glória
Toda a estrutura da Igreja nos recorda o modelo Latino de Igreja com o acréscimo de que em todos os bancos tínhamos o Livro de Oração Comum e a Bíblia, fomos bem acolhidos e nos foi permitido participar da Eucaristia como verdadeiros irmãos.   Conforme as fotos em anexo em que o reverendo e os acólitos estão devidamente paramentado e para qualquer leigo tratasse de um culto litúrgico rito latino só estando no momento que se percebe que  há  certa diferença.
 Destacamos a acolhida e a valorização daqueles que estavam lá pela primeira vez e de outra Igreja. Não houve qualquer distinção da parte daquela assembleia litúrgica conosco. Agradecemos a colhida e conte com nossa Orações nesta caminhada que é evangelizar o mundo.




[1] - Realizado em 325 d.C  que definiu a base de fé da igreja combatendo a heresia Ariana.



Um comentário:

  1. É uma opção litúrgica de algumas comunidades a leitura no meio da nave ao invés de no local tradicional. O leigo fazer a leitura é uma opção pastoral de algumas comunidades visando motivar e engajar mais os leigos na liturgia, porém, o mais tradicional é que o diácono faça a leitura.

    O credo a ser lido pode ser o apostólico ou o niceno-constantinopolitano.

    Seja sempre bem-vindo, meu irmão.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.