·
Eu sou o pão vivo
que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei
de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.[1]
A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV Bula ‘Transiturus do Mundo’ (para transmitir
ao Mundo), decretando que tal solenidade aconteça na quinta-feira, entre
os dias , 21 de maio e 24 de
junho, após a Festa da Santíssima Trindade,
que acontece no domingo. A solenidade
nasceu do desejo do Papa Urbano IV de
propagar o Mistério do Altar, baseado no relato da da Freira agostiniana, Jutiana de
Mont Cornillon que teve visões de Cristo
Eucaristico no ano de 1264 e após cinco anos de estudos no ano de 1269 o Papa decreta tal Solenidade.
Naquele tempo que
não tinhamos a Internet o decreto não
teve a divulgação merecida. Sobre tudo com o falecimento do Papa Urbano IV um mês depois
do decreto. Algumas
Dioceses sabemdo de tal compromisso
realizaram a Solenidade e Diocese de Colonia na Alemanha foi além, em 1270
acrescentou a o rito da
Procissão a Solenidade e até hoje
é assim que se faz. A celebração ganhou
destaque na Alemanha, na França e só ganha destaque em
Roma por volta da segunda metade
do século XVI.
Sabemos que o
sacramento[2] é aquilo que significa não aquilo que vemos, Jesus esta de
forma inteira no Pão e no Vinho Consagrados com toda
sua Humanidade e Divindade, sendo o
mesmo Deus que encarnou no seio de Maria lá na pequena Nazaré a dois
mil anos atrás. E um do relatos bíblico mais antigos da Eucaristia é imperativo que
devemos celebra-la toda a semana, pra
não dizer todos os dias:
- Eu recebi do
Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi
traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é
o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Do
mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este
cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes,
fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e
bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.[3]
Na História da Igreja temos vários milagres
confirmando ou sinalizando
a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. O mais antigo é o Milagre de
Lanciano do seculo VIII .
Conta a Tradição da igreja que um monge da ordem de São Basílio, duvidara quanto a presença real do Cristo na Eucaristia e segundo a tradição, durante uma missa, ele viu uma hóstia, no momento do ato da consagração, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo. A Igreja só reconheceu tal milagre no ano de 1586 e tal milagre serve para confirma para todos os Cristão o mistério da transubstanciação[4]
Conta a Tradição da igreja que um monge da ordem de São Basílio, duvidara quanto a presença real do Cristo na Eucaristia e segundo a tradição, durante uma missa, ele viu uma hóstia, no momento do ato da consagração, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo. A Igreja só reconheceu tal milagre no ano de 1586 e tal milagre serve para confirma para todos os Cristão o mistério da transubstanciação[4]
A Hóstia-carne
permaneceu conservada, apresentando uma coloração ligeiramente escura, tornado-se
rósea se iluminada pelo lado oposto,com uma aparência fibrosa; o sangue-vinho é
de cor terrosa, entre amarelo e o ocre,
coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes. lnicíamente
essas relíquias foram conservadas num tabenáculo de marfim e, a partir de 1713,
até hoje, passaram a ser guardadas numa ostesório de prata, e o sangue num cálice de cristal.
Em novembro de 1970
os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabihdade se encontra as
substâncias, submeteram-nas a análise cientifica. E foi decretado que que não há explicação cientifica racional
para tal situação.
· A analise
laboratorial do Milagre chegou a
seguinte conclusão: A carne e o Sangue
são verdadeiros do mesmo individuo que esta vivo. Algumas considerações sobrea a
Carne é o tecido muscular do coração
(contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável
espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo) e tipo saguineo (AB)[5] e pertencem
à espécie humana .
Não há uma explicação lógica para a conservação das especie , haja visto, que tanto a carne e o sangue, foram deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos. Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o mesmo peso, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso.
·
Sinais da presença
Real de Cristo na Eucaristia hoje:
Um Jovem que não revelaremos
o nome que participava de uma igreja
dessas de linha pentecostal, com
conhecimento relativo sobre a sagrada
escritura. Chegou até nós a 10 anos atrás, querendo discutir sobre a presença real do Homem Deus Jesus de Nazaré na Eucaristia, citamos o texto de João: 6,53-57 :
·
Então Jesus lhes
disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do
Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come
a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no
último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue,
verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha
carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo
Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
Ele falava que não tinha como que liturgia
era simbólica e que não tinha sentido algum. Falamos que um belo dia ele iria entender que não era simbolo.
Não
nos encontramos mais, e aquele jovem se preparava para ser Pastor. Foi convidado para ir em
uma festa na casa de
um amigo, aqui no Rio de Janeiro e lá soube que a família inteira iria a Missa. Estavam celebrando o aniversário de um
ano do filho deste amigo e havia marcado uma Missa de ação de graças. O jovem
foi com seu terno e o livro de capa
preta[6],
estava decidido a comprovar que a Igreja
Católica estava distante da Bíblia. Lá só havia idolatria, primeiro
todos reparavam aquele homem diferente
no meio da comunidade. Ele relatou que sentiu um grande medo e que nunca tinha
estado no Culto da Igreja Católica. Tudo era novidade, no momento da consagração
acontece algo que ele não tem palavras para explicar era uma luz muito forte, ele não acreditava no que estava vendo.
- se assemelhava
ao sol, quando brilha com toda a força. [7]
Era uma luz que não se explicava, ele com sua Biblia na
mão, dizia no o coração que estava repreendido em "nome de Jesus" e logo após
a consagração ele sentiu uma Paz muito grande e sentiu emocionado e chorou. Recordou da transfiguração do Senhor e da conversão de Saulo[8], da nossa conversa e concluiu que naquele momento
Jesus o tinha tocado no mais profundo do ser e que O inimigo de Deus não podia habitar em uma Luz tão forte.
Isso ocorreu a 9 anos atrás e
recentemente nos encontramos por
acaso na Igreja Católica. Ele veio em nossa direção e falou, que tinha encontrado Jesus e que tínhamos razão, bem depois de tanto tempo,
não recordávamos da onde o conhecíamos foi quando ele contou essa História. E que
esse fato não ocorreu uma única vez pra esse jovem, mais pelo menos duas em paróquias diferentes
no momento da consagração.
Ele dizia agora sou Católico
percebi
no que a Igreja Católica se
fundamenta em Jesus Vivo e Ressucitado. Pois,
Jesus é Pedra fundamental da Igreja Católica e como diz São Paulo.
- Edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o
próprio Cristo Jesus. [9]
Existe outros sinais no mundo
que revelam a presença real do Cristo Senhor na Eucaristia. Se fossemos relata não haveria espaço suficiente como diria apostolo João. A eucaristia é a certeza que Jesus esta conosco. Que Ele É o Deus Conosco, como é narrado no Evangelho de Mateus:
"Eis que Estarei convosco todos os dias."
[1] - Evangelho segundo São João 6,51
[3] - Corintios 11, 23-26
[4] - Transubstanciação é a conjunção de duas palavras latinas: trans (além) e substantia (substância), e significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do Corpo e sangue de Jesus Cristo no ato da consagração.
[7] - apocalipse 1,6
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