terça-feira, 1 de março de 2011

Tropa de Elite somos todos nós.

Sei que esse assunto já saiu da moda mais acho que podemos discuti-lo. Quando jovem  me vi convocado para as forças armadas do Brasil (Exército Brasileiro), fui um militar um tanto rebelde que defendia a famosa revolução de 1964 como um Golpe a democracia. Contudo,  vivendo neste ambiente fui me apaixonando pela coisa da disciplina, da moral do cidadão amar o seu País como  a si mesmo. Até hoje, me vejo falando a frase "Brasil acima de Tudo!  Abaixo de Deus!" ou ainda alguns costumes como respeitar a a bandeira (tenho uma na minha cabeceira), o hino Nacional ou da Bandeira etc. Tudo que nos lembra a dignidade de uma Pátria que somos. Depois de um tempo dei baixa não tinha vocação para aquela vida.
Recentemente foi feito um filme chamado Tropa de Elite, onde a Policia Militar era   tratada de uma  forma   humilhante ao meu ver. Eles, dizia que os fardas azuis não eram homens de combate e os homens de preto sim eram a Elite da policia , não sei devido a minha visão um tanto limitada ou   inocente dos fatos algo aconteceu no primeiro filme que não aprovei    e  que  ofendia a dignidade de milhares de cidadãos que fazem do serviço a policia um  verdadeira vocação. Todos tinham que ser caveira, tudo era caveira, cuidado com os homens de preto etc.    Sem  mencionar a questão de uma policia violentas que usa táticas de guerrilha urbana para ocupa as favelas, sendo violenta com os cidadãos e com o marginal.  Foi um filme que reprovei e até disse que não devia ser visto.  Esse filme o Tropa de Elite 1 era uma afronta a forma de ser policia, colocava os fardas azuis como corruptos, eles  passam para a população essa mensagem nas entre linhas do filme. 
Ai veio o Tropa de Elite 2, esse é o filme ele trata de uma realidade que muitos não querem ver,   que o maior bandido é os que estão no poder. Temos um coronel Nascimento que se mostra  como um homem honrado que  respeita o direito acima de tudo. Aquele confronto com os Direitos Humanos que tanto ele fala no fim  é colocado como um antagonismo positivo. Aquela soma do tal Deputado Fraga que a população carcerária esta em crescimento  de maneira assustadora é  um alerta para todos os cidadãos de nossa Pátria Brasileira.  É um filme que nos afronta e nos convida a refletir sobre o nossos direitos de cidadãos.
Quando no final do filme o Cel. Nascimento diz que  90% dos políticos daquela casa devia esta presos é algo que  devia nos causar vergonha, pois, é isso que irão ver  no exterior  quando esse filme passar.
O primeiro filme a porrada é na forma de ser policia, no segundo é na forma de ser fazer política.  O Cel. Nascimento, o Dep. Fraga e Pm Rocha são personagens de um filme real, são pessoas que existem em nossa realidade de Brasil. Não defendo aquela do aço neles, bandido bom  é bandido morto,  teria que matar os 90% de políticos de nosso país.    
Dou parabéns a toda equipe do Tropa de Elite....

Aqui vai meu elogio para Tropa de Elite que é o cidadão que honra seus compromissos com o povo e consigo mesmo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.