Segundo
os cânones 337 e 341 do Código de Direito Canônico, um concílio
ecumênico (ecumênico: universal, ou seja, toda a Igreja Católica)
é uma reunião de todos os Bispos da Igreja para refletir sobre pontos
de doutrina e de disciplina que precisam ser esclarecidos,
promulgar dogmas, corrigir erros pastorais, condenar heresias e,
em suma, dirimir sobre todas as questões de interesse para a Igreja universal.
É convocado e presidido pelo Papa ou por algum Bispo, isso porque não
é necessário o Papa estar presente para a realização de um concílio, mas para
ele ser válido precisa de sua confirmação.
Papas Durante o Concílio
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Local e designação
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Duração do
Concílio |
Temas principais
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São Pedro
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Jerusalém
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Outono de 51
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Os convertidos do
paganismo (novos cristãos) isentos de algumas práticas da lei mosaica, como
a circuncisão.
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São Vítor I
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Concílio (Sínodo) de Roma
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197
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Examina a questão da data
da Páscoa, celebrada diferentemente no Oriente e no Ocidente.
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Santo Estevão I
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Concílio (Sínodo) de Cartago
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256
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Cipriano, bispo de
Cartago, reúne 87 bispos africanos. Discutem o Cisma novaciano.
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Eusébio
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Concílio (Sínodo) de Elvira
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306
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Reúne 19 bispos e 24
presbíteros da península Ibérica. Decretam o celibato do clero.
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São Silvestre I
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Concílio (Sínodo) da Gália
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314
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Constantino convoca
em Arles, 33 bispos africanos na tentativa de evitar o Cisma
donatista.
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A Igreja ganha o direito a liberdade de Culto e com isso agora os concílios passam a contar com a presença de autoridades civis e com algumas situações serão resolvidas com a escuta do Imperador, rei, governador ou seu representantes e os cinco primeiros concílios não são ecumênicos, pois tem a finalidade de sanar uma situação na Igreja local e não reúne todos os Bispos.
N.º
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Papas Durante o Concílio
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Local e designação
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Duração do
Concílio |
Temas principais
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.’1º
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São Silvestre I
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Niceia I
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20 de Maio a 25 de Julho de 325
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Primeiro a reunir
a Cristandade. Condena o Arianismo como heresia e exila Ário. Proclama a igualdade de
natureza entre o Pai e o Filho. Redacção do Símbolo ou Credo que se recita na missa.
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2.º
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São Dâmaso I
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Constantinopla I
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Maio a Julho de 381
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Afirma a
natureza divina do Espírito
Santo. Estabelece que o bispo
de Constantinoplareceberá as honras logo após o de Roma.
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3.º
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São Celestino I
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Éfeso
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22 de Junho a17 de
Julho de 431
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Condena o Nestorianismo como heresia. Afirma a unidade pessoal de Cristo e a maternidade divina de Maria.
A Igreja Assíria do Oriente não reconhece este concílio e nenhum dos posteriores. |
4.º
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São Leão I, Magno
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Calcedónia
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8 de Outubro a 1 de
Novembro de 451
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Condenação
do monofisismo. Afirma a
unidade das duas naturezas, completas e perfeitas em Jesus Cristo, humana e divina. É
escrita a carta dogmática "Tomo a Flaviano" pelo Papa Leão I.
As Igrejas não calcedonianas não reconhecem este concílio e nenhum dos posteriores. |
5.º
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Papa Vigílio
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Constantinopla II
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Condena os
ensinamentos de Orígenes e outros. Condena os documentos nestorianos.
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6.º
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Santo Agatão
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Constantinopla III
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7 de Novembro de 680 a16 de Setembro de 681
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Dogmatiza as
duas naturezas do Cristo. Condena o monotelismo.
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7.º
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Papa Adriano I
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Niceia II
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24 de Setembro a 23
de Outubro de 787
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Regula a
questão da veneração de imagens (ícones). Condena os iconoclastas.
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8.º
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Papa Adriano II
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Constantinopla IV
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5 de Outubro de 869 a 28 de Fevereirode 870
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Condenação e
deposição de Fócio, patriarca
de Constantinopla. Encerra
temporariamente o primeiro Cisma Ocidental.
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9.º
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Papa Calisto II
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Latrão I
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18 de Março a 6 de Abril de 1123
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Encerra a Questão das investiduras.
Independência da Igreja perante o poder temporal.
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10.º
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Papa Inocêncio II
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Latrão II
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Abril de 1139
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Torna
obrigatório o celibato para o clero na Igreja Ocidental. Fim do cisma do Antipapa
Anacleto II
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11.º
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Papa Alexandre III
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Latrão III
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Março de 1179
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Normas para
a eleição do Papa (maioria de 2/3) e da nomeação de
bispos (idade mínima de 30 anos). Excomungam-se os barões que, na França,
apoiavam os Cátaros.
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12.º
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Papa Inocêncio III
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Latrão IV
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11 de Novembro a 30
de Novembro de 1215
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Determina
que todo o cristão, chegado ao uso da razão, é obrigado a receber a Confissão e a Eucaristia na Páscoa. Condenação dos Albigenses, Maniqueístas e Valdenses. Definição de transubstanciação.
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13.º
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Papa Inocêncio IV
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Lião I
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28 de Junho a17 de
Julho de1245
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Deposição do Frederico II.
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14.º
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Beato Gregório X
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Lião II
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7 de Maio a 17 de
Julho de1274
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Tentativa de
reconciliação com a Igreja
Ortodoxa. Regulamentação do conclave para a eleição papal. Cruzada para libertar Jerusalém. Institui o conceito de Purgatório.
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15.º
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Papa Clemente V
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Vienne
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16 de Outubro de 1311 a6 de Maio de 1312
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Supressão
dos Templários. Discute-se a
questão dos bordéis de Roma e a nomeação de um arcebispo em Pequim, na China.
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16.º
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Papa Gregório XIIe Papa
Martinho V
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Constança
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5 de Outubro de 1414 a 22 de Abril de1418
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Extingue o Grande Cisma do Ocidente. Condenação
de John Wycliffe e de Jan Hus. Decreta a supremacia do concílio sobre o Papa (posteriormente ab-rogado pelo
Concílio Vaticano I). Eleição do Papa
Martinho V
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17.º
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Papa Eugênio IV
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Basileia-Ferrara-Florença
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1431-1432
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Sanciona o
cânon católico (relação oficial dos livros da Bíblia), tenta nova união com
asIgrejas orientais ortodoxas. Reconhecimento no romano
pontífice de poderes sobre a Igreja
Universal. Ratifica a figura do Purgatório.
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18.º
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Papa Júlio II e Papa Leão X
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Latrão V
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10 de Maio de 1512 a 16
de Março de 1517
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Condenação
do concílio cismático de Pisa (1409-1411) e do conciliarismo. Reforma da Igreja.
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19.º
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Papa Paulo III, Papa
Júlio III ,Papa Marcelo II, Papa Paulo IV e Papa Pio IV
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Trento
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13 de Dezembro de 1545 a4 de Dezembro de 1563
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Reforma
geral da Igreja, sobretudo por causa do protestantismo. Confirmação da
doutrina acerca dos sete sacramentos e dos dogmas eucarísticos. Decreta a versão da Vulgata como autêntica.
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20.º
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Beato Pio IX
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Vaticano I
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8 de Dezembro de 1869 a18 de Julho de 1870
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Reforça a
ortodoxia estabelecida no Concílio de Trento. Condena o Racionalismo, o Naturalismo e o Modernismo. Dogmas sobre o Primado do Papa e da infalibilidade papal na definição
expressa de doutrinas de fé e de costumes.
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21.º
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Beato João XXIII e Papa
Paulo VI
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Vaticano II
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11 de Outubro de 1962 a 8 de Dezembro de 1965
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Abertura ao
mundo moderno. Reforma da Liturgia.
Constituição e pastoral da
Igreja, Revelação divina, liberdade
religiosa, novo ecumenismo (visto que o modo tradicional de ecumenismo é bem
diferente, como mostra a Encíclica Mortalium
Animos, de Pio XI), apostolado
dos leigos. Este Concílio gera
muitas polêmicas, inclusive por não ser um Concílio dogmático. Os ditos tradicionalistas dizem que o Concílio Vaticano II
rompe de modo herético com a tradição
bimilenar da Igreja: a Missa
Tridentina e o Canto Gregoriano perdem importância; o modo como
todos os sete sacramentos são celebrados sofreu também
mudanças.
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Hoje alguns, falam que se faz necessários um novo concilio e outros dizem que precisamos colocar em prática o Vaticano II. Que nos preocupa que cada vez mais temos jovens invocando um período áureo da Cristandade e se fala de uma Igreja triunfante ignorando todo o trabalho desse concilio e se prega um ortodoxia de algo que não se viveu de fato.
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