domingo, 5 de novembro de 2023

Um olhar no texto de São Mateus 5, 1-12. / Domingo de todos Santos

 A liturgia do  30º Domingo do Tempo Comum, Exodo: 22,20-26; Salmo17(18); 1 Tessalonicenses 1,5c-10 e Mateus 22,34-40   O evangelho anunciado por Jesus muitas das vezes entra em conflito com modelo de alguns lideres religioso que estão preocupados em manter sua estrutura de poder financeiro sendo oposto do presente no evangelho, tentando mascarar o texto ce hoje com termo pobre de espírito, já que no antigo testamento o termo pobre é ebyôn significa: “necessitado” ou seja, é o individuo que foi “maltratado ou está sofrendo algum problema social” e ganham o adjetivo “aflito”, “angustiado”, “desamparado”. Uma das causas da pobreza real como no antigo testamento era a morte do chefe da família, que na lógica humana representava que Deus abandonou essa família e Jesus rompe com essa lógica se referindo os mesmo com bem aventurado no sentido de feliz, de alegre, afortunado em grego makarios

Ainda na lógica do mundo reação espontânea a provocação Jesus novamente traz uma resposta que não agrada a muitos. Olhando para o texto da promoção da Paz, sendo um sinal aqui a lógica de construir a paz, neste contexto muito nos admira um discurso pró-armas da parte de alguns que dizem ler a bíblia, pois sew fato fossem cristãos teriam lido o Salmo 127, 1b“Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Sabemos que texto de hoje é um mapa que nos ajuda a caminhar na realidade do mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.