Mostrando postagens com marcador história da Comunicação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador história da Comunicação. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de setembro de 2013

OS LIMITES DA PREGAÇÃO

Padre Zezinho quando esteve na Diocese de N. Iguaçu.
Uma belíssima reflexão do Padre Zezinho que achamos  valida compartilhar neste nosso espaço.
 Dnonato

No que alguns chamam de espiritualidade do púlpito, em alinhamento com a espiritualidade do claustro e com a espiritualidade da missão há propostas e posturas das quais o pregador não deve se afastar sob pena de perder conteúdo, autoridade e credibilidade.
Ele deve se estabelecer um “até aqui” ou um “daqui não passo” por mais interessante, vantajoso e missionário que seja prosseguir. Para a formiga também há um limite de tamanho. Cortará o pedaço que pode levar. Além disso, ela cairá pelo caminho. Fazem os mesmo o João de Barro, as andorinhas, o castor, e os animais que constroem para o futuro da comunidade. Nenhum deles passa do limite.
Ultrapassado o limite o pregador que sabe ser enviado pela comunidade à qual se filiou exporá aos superiores as suas razões e decidirá com eles se vai embora, para ou continua.
Há três limites dos quais um pregador não deve abrir mão.
1.   O da sua dignidade pessoal,
2.   o da sua capacidade de prosseguir ou ampliar o que faz e o do conteúdo.
3.   Se sentir que foi desrespeitado gravemente na sua missão e após opinião dos superiores; se sentir que não tem mais saúde ou que exigem dele mais do que pode dar naquele veículo; se interferirem no conteúdo de sua pregação aprovada pelas autoridades de sua igreja ele deve evita conflito e ir embora, comunicar a fé em outro veículo e em outro lugar, mesmo que a partir de sua decisão perca 90 ou 95% de sua assembleia.
As duas vezes em que tomei a decisão de mudar de veículo de comunicação fui questionado por amigos que diziam que eu não poderia perder aquele espaço. Deveria ceder. Mas consultara meus colegas e eles concordaram que meu limite fora ultrapassado. Decidiram comigo. São opções minhas que não devem nunca expor os outros. Se alguém pensa diferente e o veículo de comunicação, ou seja, o púlpito está aos seus cuidados, quem deve se retirar é pregador. Sei de muitos que assim fizeram, deixando o lugar para outros. A Igreja sempre tem outros pregadores que talvez façam melhor do que ele. E , mesmo que não façam, aceitam a visão dos que conduzem aquele púlpito. Há muitos púlpitos na nossa igreja e, se acontecer de um pregador que ontem falava para milhões de ouvidos sair por razões de espiritualidade, ficar reduzido a 2% da audiência que tinha, considere isso uma das dores do seu púlpito.
Ao sair não deve dizer ao grande público porque desceu daquele espaço. Coloque-se nas mãos de Deus que se o quiser com alguma preeminência o colocará num outro púlpito.
Ninguém deve cavar seu espaço e seu púlpito. Aceite o convite. Se não for convidado fique no seu pequeno púlpito de onde saiu a convite. Haverá sempre alguma assembleia onde sua pregação será útil à igreja. Nunca se governe por sucesso, impacto ou números. Isto, para que seja unção e graça, depende de Deus.

Pe. Zezinho, scj

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Historia da Comunicação III Conclusão

 A palavra de Deus sempre nos revela o desejo de Deus de se comunicar conosco,  através de sinais, de pessoas e de toda  natureza revela o Deus que ama. Pois, quem ama comunica.  Contudo, na Biblia sagrada na tradução de  língua  portuguesa a Palavra Comunicação[1] aparece 3 vezes e 10 vezes a palavra Comunicar[2]
·                COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO SÃO:
EMISSOR – MENSAGEM (canal de propagação, ambiente)- RECEPTOR- resposta (FEDBACK).

Temos várias formas de comunicação: Corporal, oral, escrita, eletrônica (Radio ou TV) e atualmente a Digital
A arte de comunicar é algo que desde o principio a humanidade tenta controlar como por exemplo na Grécia havia uma formação  em Retórica (Arte de discursar e persuadir) era matéria obrigatório nas escolas Gregas e até mesmo  em Israel as escolas das Sinagogas também ensinavam os candidatos a rabino a  comunicar-se  e defender suas  tradições
Desde inicio a comunicação acontece em três Escalas:
a.    Comunicação entre sujeitos (família, trabalho etc.)
b.    Comunicação em pequena escala (Comunidade, Paróquia, Diocese)
c.     Comunicação larga escala ( de massa)
A comunicação pode ser:
1.    A manifestação ou a materialização do nosso desejo, pensamentos e sinais conhecidos pela sociedade que a integra. Nunca se deve reduzir o mundo a uma consciência humana comum. O processo de comunicação ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os 5 sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto e pode ser:
A -  VERBAL : Comunicação através da fala. Para aqueles que tem alguma dificuldade (TIMIDEZ, GAGUEIRA OU OUTRAS VARIAÇÕES DE DIFICULDADES),  é   a  melhor  forma de comunicação usada por  quase todos os seres humanos.
B -  NÃO VERBAL:   É a combinação de símbolos e imagens, sendo uma das mais comum desde  da antiguidade
– LINGUAGEM
CORPORAL:  Danças, gestos  foi a primeira forma de comunicação usada pela humanidade e com surgimento da palavra falada ela ficou em segundo plano. Ela ainda hoje é algo  visto em nossa sociedade  seja nas girias,  nas orações e cerimônias militares. A linguagem corporal exige um equilíbrio psicológico e muitas vezes o uso da linguagem verbal.
– COMUNICAÇÃO MEDIADA:    O uso de  algum aparato técnico para  para intermediar a comunicação que pode ser digital, eletrônico, escrita etc.
2.    A comunicação também pode ser  um objeto, pessoa que funciona como uma ligação entre pessoas, grupos,  cidades, bairros, continente  como por exemplo a ponte que liga  o continente asiático e o europeu na Turquia ou uma linha de ônibus, trem, embarcação  etc
Os animais (que também se comunicam conosco entre si com uma linguagem única) contudo,  o ser humano se   comunica de varias formas (escritas, imagens ou sons) e até mesmo com  idiomas, dialetos ou linguagens  diferentes,como uma criança que com seu choro  comunica seu  incomodo com algo ou  com seu sorriso  comunica sua alegria, O sentido da comunicação esta  desde o principio no sentido amplo da sociedade
A comunicação exige de cada um a sua especialização, e na Igreja temos várias congregações que se dedicam a comunicação e aqui no Brasil destacamos os Padres e Irmãs da Congregação de São Paulo fundada pelo Beato Padre Tiago Alberione[3]  abrindo o nosso olhar para o campo da comunicação. Com certo atraso de quase 400 anos.
O mandado de Jesus que devíamos anunciar o Evangelho de cima dos telhados nos manda para as torres de radio-TV e até os Satélites  da nossa aldeia global.

A comunicação  acontece em todos os sentidos, em todos os ambientes contudo em nossas comunidades devemos nos atentar para o excesso de ruídos na comunicação. E sabemos que o evento para ter sua importância reconhecida precisa atrair a grande mídia e  esta nela por pelo menos  de 1 á 3 minutos na sua programação diária[4]
Sabemos que nossa Sociedade vive a pratica do consumismo e da busca  do abstrato (sentimentos, emoções ou  sensações) e quem comunica-se bem consegue  convencer e  o sucesso no produto oferecido.
 Pra isso é necessário a especialização e o investimento real neste processo em todos os níveis da Pastoral. A formação especifica se faz necessária e aqui no Brasil ela tem as seguintes divisões nos principais  curso que é: técnico graduação   e pós-graduação:
a.    Técnico: ensinam-se técnicas operacionais para execução de produtos de comunicação e o uso de equipamentos necessários à produção destes
b.    Graduação :  formam-se profissionais habilitados ao exercício de profissões de Comunicação, tanto com treinamento prático quanto com embasamento teórico
c.     Pós-graduação: em latu ou strictu senso, elaboram-se teses analíticas ou teóricas sobre a prática da Comunicação, temas correlatos ao campo e as relações comunicacionais no mundo.
No Brasil a formação em comunicação e feita em faculdades e universidades com o nome de Comunicação Social e dividido em seguintes  habilitações:
·            Jornalismo
·            Relações Públicas
·            Radialismo ou Rádio & TV ou ainda Audiovisual
·            Produção Editorial
·            Publicidade e Propaganda
·            Cinema & Vídeo
·            Produção cultural.
·            Campo Digital
Ainda temos cursos livres que atendem a um seguimento da sociedade e auxiliam e formam para comunicação  para um público especifico. Temos que nos atentar para o produto que é anunciado em nossas Comunidades e paróquias. Um microfone alto de mais, pode ser  pior que quando no volume mínimo. Temos olhar para esse mundo das mídias de forma ampla e mínima.
·        Dicas para uma boa Comunicação
1.     Fale com o público e não para o público, envolva a platéia;
2.     Descomplique, fale de forma simples e direta;
3.     Prepare-se. Qual assunto será abordado na sua comunicação?
4.     Conheça seu público: Características, tamanho, sujeitos, etc.;
5.     Procure elaborar textos curtos, de leitura rápida.
6.     Se possível, coloque imagens relacionadas ao assunto, para chamar a atenção;
7.     Releia seu comunicado para ver se está claro.

Leia também:
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO I
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO II CRONOLOGIA 

[1]  - II reis 19,1; Sabedoria 8,18 e Corintios 5,11  na tradução Ave Maria e CNBB
[2]  - Juizes 3,19-20; Samuel 18,21;  II Macabeus 1,18;  Jeremias 43,1; Atos 23, 17.19; Romanos 1, 11; II Timoteo 3, 15  na tradução CNBB
[3]  - Fundou a congregação em 20/08/1914
[4]  Dom Paulo Cezar Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro quando iniciou o trabalho da JMJ.


História da Comunicação II Cronologia


Data
Fato
8.000 a.C
á
4000 a.C
Desenhos e escritas nas cavernas sendo o primeiro sinal da Comunicação escrita e   se fala de um serviço  de correio entre chineses. Não podemos confirma
Por volta de 3000 a.C  á  3300 a.C
Surge a escrita coniformes pelos povos  mesopotâmicos.  Nesse sistema, observamos a impressão dos caracteres sobre uma base de argila que era exposta ao sol e, logo depois, endurecida com sua exposição ao fogo. De fato, essa civilização mesopotâmica produziu uma extensa atividade literária que contou com a criação de poemas, códigos de leis, fábulas, mitos e outras narrativas. É a língua escrita mais antiga das que se têm testemunhos gráficos. As primeiras inscrições procedem
Por  volta de  3300 a.C
Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princípio depois adotado nos telégrafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.
2900 a.C.
Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombo-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II, mas até 2002 as aves eram usadas ainda pela polícia indiana.
1445 a.C
Começa-se a escrever a bíblia cristã
550 a.C
O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo. Com direito de salvo conduto em caso  de guerra
450 a.C
É escrito o último  livro do  primeiro testamento da Bíblia Cristã
59 a.C
Surge o  jornal que data o seu primeiro exemplar de 59 A.C., em Roma, por Júlio César, com o intuito desejado de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos e que, até hoje, tem, praticamente, a mesma função.
50/60
Começa a se escrever o 2º testamento da Bíblia Cristã
90
Se escreve o último livro do 2º testamento da Bíblia Cristã
305.
Primeiras prensas de madeira inventadas na China
1455
Johannes Gutenberg aprimora a impressão, (que já era feita de forma rudimentar á 14 séculos na China) iniciando a criação da  comunicação de massa e sendo o ponta pé inicial que mais tarde  vai causar a  revolução industrial.
1650
Primeiro jornal diário aparece na Alemanha
1663
Cria-se o serviço de correios no Brasil
1808
Temos a publicação do primeiro jornal  impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808
1827
Joseph Nicéphore Niépce faz a primeira fotografia de que se tem notícia
1837
O americano Samuel Morse (1791-1872) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse.
1840
Começa-se o uso da  celulose na Alemanha
1876
Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico
1887
Emile Berliner inventa o gramofone
1888
Aparece a câmera fotográfica de filme de rolo
1888
Heinrich Hertz,foi pioneiro na transmissão de códigos pelo ar inicia projeto do radio transmissor que vai originar o celular.
1893
Aparecia o rádio, atribuído ao italiano Guglielmo Marconi (1874-1937).
1895
Os irmãos Lumière inventam o cinema na França
1899
Primeira gravação magnética, ponto de partida de fitas cassete
1910
Thomas Edison faz a demonstração do primeiro filme sonoro
1912
Padre Tiago a revista Vita Pastorale (Vida Pastoral), destinada aos sacerdotes.
1914
Fundação da Pia Sociedade São Paulo com  missão de evangelizar através dos Meios de Comunicação
1921
O surgimento do Jornal  “O domingo”
1923
O cientista russo Vladimir Zworykin (1889-1982) apresentava o kinoscópio; o avô da televisão.
1927
Primeira transmissão de televisão na Inglaterra
1934
Inventado o videotape
1943
Começa o projeto do computador que era apenas uma máquina de calculo usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito
1948
Inventado o LP de vinil de 33 rotações
1956
O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) , pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros.
1960
Lançado pelos EUA, o primeiro satélite refletia sinais enviados a partir da terra
1963
Dentro do Vaticano II a Igreja lança o decreto conciliar Inter mirifica sobre os meios de comunicação social como instrumentos de evangelização, o Padre Alberione comentou com alegria: ”Agora já não podeis duvidar”. A Igreja falou.
1969
Surge a intranet no USA ou a Internet para uso militares. No período da Guerra fria e inicia a segunda geração dos computadores que  substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos  essa é segunda Geração de Computadores.
1970
Terceira Geração de computadores foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
1971
Surge o primeiro disquete de computador
1973
A empresa Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X. Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola. O aparelho, muito prosaico, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo.
1976
Inventado o computador pessoal Apple I
1981
Vendido o primeiro PC da IBM sendo a quarta Geração,  é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nano segundos (bilionésima parte do segundo).
1990
 No Rio de Janeiro foi lançado o primeiro celular  no Brasil
1994
O governo americano liberava a circulação da World Wide Web. Uma forma civil de troca de informações entre as redes de computadores militares. Pronto, estamos quase todos online.
Leia Também:

História da Comunicação I

 
Último dia 06 de agosto iniciou o curso de comunicação Pastoral na Diocese de Nova Iguaçu, o primeiro encontro contou com um estudo sobre a História da Comunicação, que vamos dividir em três Partes para facilitar a publicação e não cansar os leitores. No fim da Publicação teremos um link para a postagem seguinte  obrigado pela visita e boa leitura.
Daniel Nonato.

Não podemos afirma que as datas em questão são exatas, são  apenas   algumas referências  para nos localizarmos no contexto histórico. E pra melhor compreendermos a dividimos em:  Pré História e  História.

v   Pré-história: é toda forma de civilização anterior à invenção da escrita, e ela data de aproximadamente 500.000 A.C., e podemos subdividi-la em:

v   Paleolítico e Mesolítico de 500.000 A.C. à 18.000A.C. Foi quando o homem começa a dominar a natureza, fabricar utensílios, usar trajes para se proteger do frio, usar o fogo e, dentre outras coisas, desenvolver a linguagem para se comunicar. Nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se.

v  Neolítico de 18.000 A.C à 5.000 A.C. O homem passou a viver em grupos maiores, as habitações passaram de cavernas à casas construídas por ele próprio, os trajes eram feitos por tear, e a comunicação passou a ser expressa através da técnica de gravar  o cotidiano em ossos, pedras e madeiras, assim como apareceu a modelagem em argila.

v  Idade dos metais de 5.000 A.C à 4.000 A.C. É assim denominada  porque o homem começou a utilizar cobre, ferro e bronze no seu dia a dia; as civilizações viram centros urbanos e o homem descobre a importância de se desenvolver perto de rios. Os seus meios de locomoção também se desenvolvem, porém o meio de comunicação continua o mesmo
No fim das idades dos metais temos o  surgimento da escrita  que marca o início da história, a invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível à um número cada vez mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade.

Leia também
 História da Comunicação II Cronologia.
 História da Comunicação III Conclusão