A Igreja como Mistério.
”Este mistério é grande, quero dizer,
com referência a Cristo e à Igreja.” [1]
Jesus Cristo, ao chamar os homens para o seguimento, não tinha consigo o desejo de fundar, um outro grupo ou tão pouco, criar uma religião a parte, mas , foi inevitavél conter o projeto de salvação que o Pai preparou para humanidade. A Igreja nasce da palavra de Jesus Cristo e tem por missão primeira comunicar a Boa Noticia do projeto salvifico do Pai.
Igreja Corpo Mistico
- “Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, acima de todos, no meio de todos e em todos. No entanto, a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso, diz a Escritura: “Subindo às alturas, levou cativo o cativeiro e distribuiu dons aos seres humanos. Que significa “subiu”, senão que ele desceu também às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo. A alguns ele concedeu serem apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros, pastores e mestres. Assim, ele capacitou os santos para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo. até chegarmos, todos juntos, à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura do Cristo em sua plenitude.” [2]
O maior mistério da Igreja, consiste em formamos essa unidade nesta diversidade de pensamentos e culturas onde o Cristo é a cabeça, levando a todos nós uma ação especifica em prol da Humanidade:
- “Ele (Cristo) é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas”[3].
O Mistério que o evangelista são Mateus nos transmite quando colocar o a famosa profissão de Fé de São Pedro e nós guia em nossa missão de anunciar o projeto do Reino de Deus:
- “As portas do inferno não prevalecerão contra minha Igreja” [4]
O Amor que reune as primeira comunidade mesmo nas perseguções ou dificuldade, fazendo com que a Igreja confirme o a verdadeira vocação de anunciar a Boa Noticia da Salvação a todos e não pode negar, que esse Amor tem nos feito caminhar e agir em nossas Comunidades :
A igreja Perseguida
- “Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja”[5]
O novo catecismo nos fala do Mistério Sagrado da Unidade da Igreja:
- A Igreja é una por sua fonte: "Deste mistério, o modelo supremo e o princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo". A Igreja é una por seu Fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz, por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, restabelecendo a união de todos em um só Povo, em um só Corpo". A Igreja é una por sua "alma": "O Espírito Santo que habita nos crentes, que plenifica e rege toda a Igreja, realiza esta admirável comunhão dos fiéis e os une tão intimamente em Cristo, que ele é o princípio de Unidade da Igreja". Portanto, é da própria essência da Igreja ser una:
- Que estupendo mistério! Há um único Pai do universo, um único Logos do universo e também um único Espírito Santo, idêntico em todo lugar; há também uma única virgem que se tornou mãe, e me agrada chamá-la Igreja.
Contudo, desde a origem, esta Igreja una se apresenta com uma grande diversidade, que provém ao mesmo tempo da variedade dos dons de Deus e da multiplicidade das pessoas que os recebem. Na unidade do Povo de Deus se congregam as diversidades dos povos e das culturas. Entre os membros da Igreja existe uma diversidade de dons, de encargos, de condições e de modos de vida; "na comunhão eclesiástica há, legitimamente, Igrejas particulares gozando de tradições próprias". A grande riqueza desta diversidade não se opõe à unidade da Igreja. Todavia, o pecado e o peso de suas conseqüências ameaçam sem cessar o dom da unidade. Assim, o apóstolo tem de exortar a "conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Ef 4,3).
Quais são estes vínculos da unidade? "Sobre tudo isso [está] a caridade, que é o vínculo da perfeição" (Cl 3,14). Mas a unidade da Igreja peregrinante é também assegurada por vínculos visíveis de comunhão[6]
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