No sabado 19 de novembro de 2011 dia que antecede a festa de Cristo Rei e dia do Leigo a nossa querida Diocese de Nova Iguaçu, reuniu no espaço de evento em Nilópolis para a Tradiocional Celebração Diocesana de encerramento do ano Liturgico, esse ano com motivação dupla:
· A entrega do nosso Plano de Pastoral Diocesano triênio 2012-2014
· O envio de mais de 2000 mil ministros leigo da Diocese de Nova Iguaçu.
O nosso plano de Pastoral nasce da experiencia dos 50 anos da nossa Diocese e da participação ativa das quase quatrocentas comunidade que iluminam os sete municipios que formam a Diocese, foi um ano de experimentação, de desafios em preparação, ouvindo a todo povo que participa de nossas Igrejas. A pergunta que nos norteu foi : Qual Igreja queremos ser?
momento do envio - veja mais fotos |
Animados também, pelo texto da carta de São Paulo aos Filipenses 2,5: "Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo", que nos leva a percepção que devemos viver sob a orientação dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Por esse motivo na vespera da festa de Cristo Rei que foi criada pelo papa Pio XI em 1925, naquele tempo a Instituiu no último domingo de outubro, finalizando o mês das missões. Agora, na reforma litúrgica passou ao último domingo do ano litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele (Jesus Cristo) é o fim para o qual se dirigem todas as coisas, e nossa Diocese se reúne todos os anos para celebrar essa Festa e ainda fazer o fechamento do ano Diocesano, quem não se lembra do ano passado na Via Light em nova Iguaçu a nossa celebração de encerramento do ano Jubilar. E em outros anos os envios dos nossos ministros Leigos.
Neste ano, tivemos a dupla graça de nos reunirmos para fazer o envio dos ministros leigos de nossa Diocese e também lançar oficialmente o Plano de Pastoral Diocesano 2012-2014 na Vespera desta Data marcante para a Igreja do Mundo (Festa de Cristo Rei e dia do Leigo) e marcada na Diocese de Nova Iguaçu também pelo envio dos Ministros Leigos, que atuarão junto as comunidade como:
1. Ministros extraordinário da Comunhão Eucaristica 2. Ministros da Santa Palavra de Deus 3. Ministros da Esperança da Ressurreição 4. Ministros do Batismo 5. Testemunhas do Santo Sacramento do Matrimonio |
A Diocese de Nova Iguaçu envia seus ministros Leigos nesta data, por ser, véspera do dia do Leigo que e celebrado no dia de Cristo Rei, graças ao Concílio Vaticano II, que a luz dos documentos como Lumen Gentium, que antes de falar da hierarquia (cap. III) e dos leigos (cap. IV), fala do povo de Deus (cap. II). É a Igreja na sua totalidade, naquilo que é comum a todos os membros. Ai o concílio superou a distância entre hierarquia e laicato, e a desigualdade tão perniciosa. Contudo, nesta data celebramos a graça do Povo que pelo Batismo e pelo Crisma unida com seus Pastores (Bispos, Presbiteros e Diáconos) formam a Igreja, Povo de Deus que caminha pelas estradas deste mundo.
A noção de povo de Deus exprime a profunda unidade, a comum dignidade e fundamental habilitação de todos os membros da Igreja à participação na vida da Igreja e à co-responsabilidade na missão, por isso com nossas Comunidade animadas pelo nossos irmãos Leigos Ministros da Coordenação (Animadores das Comunidades, junto com os outros citados acima) e os orientadas pelo nossos Pastores .
Como membros de Cristo vivo. a E/e incorporados e configurados pelo Batismo e também pela Confirmação e a Eucaristia, obrigados se acham todos os fiéis ao dever de cooperar na expansão e dilatação de seu corpo, para o levarem quanto antes à plenitude. Convençam-se por isso vivamente todos os filhos da Igreja de sua responsabilidade para com o mundo. Empenhem-se com afinco na obra da evangelização"(AG 36).
O Concílio Vaticano II exorta os cristãos a procurarem desempenhar fielmente suas tarefas terrestres, guiados pelo espírito do Evangelho.
Todo o povo de Deus é sacerdotal, isto é, está unido a Cristo para a transformação do mundo em um mundo que sirva a Deus no culto verdadeiro que procede de um coração que ama.
Queremo recorda as palavras do Padre e Profeta Da Diocese de Nova Iguaçu Agostinho Pretto falecido no dia 06/10/2011 que nas conversas conosco dizia:
“O Leigo não é apenas massa, mas, sujeito na História das nossas Comunidades, Igrejas e sociedade.”
E citando nosso Bispo Diocesano Dom Luciano Bergamin, neste ano que celebramos os 51 anos da Diocese de Nova Iguaçu:
“A missão Diocese Continua, essa sim é uma boa Idéia. Comunidade de Fé Esperança e Amor... Mais um ano a serviço do Senhor!!!
Excelente, o leigo mais do que nunca necessita assumir o seu papel na Igreja.
ResponderExcluirO mundo moderno, sobretudo, a rapidez tecnológica, que nem sempre está a serviço do homem, mas dos grandes aglomerados econômicos, fortalecendo a ditadura do capital sobre as nações é importante ver que a história de nossa diocese e o seu futuro está marcado pela ação do leigo e a sua liberdade.