quinta-feira, 31 de maio de 2012

Corpus Christi para transmitir ao mundo


·                           Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.[1]

A festa de Corpus Christi  foi  instituída pelo Papa Urbano IV   Bula ‘Transiturus do Mundo’ (para transmitir ao Mundo),    decretando que   tal solenidade aconteça na quinta-feira,  entre  os  dias , 21 de maio e 24 de junho, após  a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo.   A solenidade nasceu do desejo do Papa Urbano IV de  propagar  o Mistério do Altar, baseado no   relato da da Freira agostiniana, Jutiana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo  Eucaristico    no  ano de  1264 e após cinco anos de estudos no ano de 1269 o Papa decreta tal Solenidade.
Naquele tempo que não tinhamos a Internet o decreto  não teve a  divulgação merecida. Sobre tudo com  o falecimento do  Papa Urbano IV  um  mês depois  do decreto. Algumas Dioceses  sabemdo de tal compromisso realizaram a Solenidade  e   Diocese de Colonia na Alemanha  foi além, em  1270  acrescentou a o rito da  Procissão  a Solenidade e   até hoje é assim que se faz.  A celebração ganhou destaque na Alemanha, na França   e   só  ganha destaque  em  Roma   por volta da segunda metade do século XVI.
Sabemos que o sacramento[2] é aquilo que significa não aquilo que vemos,  Jesus esta de forma inteira  no Pão e no Vinho Consagrados com  toda sua  Humanidade e Divindade, sendo o mesmo Deus que encarnou no seio de Maria lá  na pequena Nazaré   a dois mil anos atrás. E um do  relatos bíblico  mais antigos da Eucaristia é imperativo que devemos celebra-la  toda a semana, pra não dizer todos os dias:
  • Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.[3]
  Na História da Igreja temos vários milagres confirmando ou  sinalizando a  presença de Jesus Cristo na Eucaristia. O mais antigo é o   Milagre de Lanciano  do seculo VIII .  
Conta a Tradição da igreja que   um monge  da ordem de  São Basílioduvidara  quanto a presença real do Cristo na Eucaristia e  segundo a tradição, durante uma missa,  ele viu uma hóstia, no momento do ato da consagração, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo. A Igreja só reconheceu tal milagre no ano de 1586 e  tal milagre  serve para confirma  para todos  os Cristão o mistério da transubstanciação[4]
A Hóstia-carne permaneceu conservada, apresentando uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto,com uma aparência fibrosa; o sangue-vinho é  de cor terrosa, entre amarelo e o ocre, coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes. lnicíamente essas relíquias foram conservadas num tabenáculo de marfim e, a partir de 1713, até hoje, passaram a ser guardadas numa ostesório  de prata, e o sangue num cálice de cristal.
Em novembro de 1970 os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabihdade se encontra as substâncias, submeteram-nas a análise cientifica.   E foi decretado que   que não há explicação cientifica racional para tal  situação.
·                 A analise laboratorial do Milagre  chegou a seguinte conclusão:  A carne e o Sangue são verdadeiros  do mesmo individuo  que esta vivo. Algumas considerações sobrea a Carne é   o tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo) e tipo saguineo (AB)[5] e pertencem à espécie humana .


Não há uma explicação lógica para a conservação das especie , haja visto,  que tanto a carne e o sangue,  foram deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos.  Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o mesmo peso, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso.

·         Sinais da presença Real de Cristo na Eucaristia hoje:

Um Jovem que não revelaremos o nome  que  participava  de uma igreja dessas  de linha pentecostal, com conhecimento relativo  sobre a sagrada escritura.  Chegou até nós a  10 anos atrás,  querendo  discutir sobre a presença real do Homem Deus Jesus de Nazaré na Eucaristia,  citamos o texto de João: 6,53-57  :  

·               Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.

Ele falava que não tinha como  que liturgia  era simbólica e que não tinha sentido algum.  Falamos que um belo dia ele iria entender que não era simbolo.
 Não nos encontramos mais, e aquele jovem  se preparava para ser Pastor.  Foi convidado para  ir  em uma festa na    casa de um amigo, aqui no Rio de Janeiro e lá soube  que a família inteira iria a   Missa.  Estavam celebrando o aniversário de um ano do filho deste amigo e  havia  marcado uma Missa de ação de graças. O jovem foi com seu terno  e o livro de capa preta[6],  estava decidido a comprovar que a Igreja Católica estava distante da Bíblia. Lá  só havia idolatria,  primeiro todos reparavam aquele homem  diferente no meio da comunidade. Ele relatou que sentiu um grande medo e que nunca tinha estado no Culto da Igreja Católica. Tudo era novidade,  no momento da consagração acontece algo que ele não tem palavras para explicar  era uma luz muito forte,  ele não acreditava  no  que estava vendo.  


  • se assemelhava ao sol, quando brilha com toda a força. [7]

Era uma  luz que não se explicava, ele com sua Biblia na mão, dizia  no o coração que estava repreendido em "nome de Jesus" e logo após a consagração ele sentiu uma Paz muito grande e sentiu emocionado e chorou.  Recordou  da transfiguração do Senhor e da conversão de Saulo[8]  da  nossa conversa e concluiu que naquele momento Jesus o tinha tocado no mais profundo do ser e que O inimigo de Deus não podia habitar em uma Luz tão forte.  Isso ocorreu a  9 anos atrás e recentemente nos  encontramos por acaso na Igreja Católica.  Ele  veio em nossa direção e falou,  que tinha encontrado Jesus e  que  tínhamos  razão, bem depois de tanto tempo,  não recordávamos da onde  o  conhecíamos foi quando ele contou essa História.   E que esse fato não ocorreu  uma única  vez pra esse jovem,  mais pelo menos duas em paróquias diferentes no momento da consagração.   
Ele dizia agora sou  Católico   percebi  no que a Igreja Católica  se fundamenta em Jesus Vivo e Ressucitado.  Pois,  Jesus é Pedra  fundamental da  Igreja Católica e como diz São Paulo.  
  •  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. [9]
Existe outros sinais no mundo  que revelam a presença real do Cristo Senhor na Eucaristia.   Se fossemos relata  não haveria espaço suficiente como diria  apostolo  João. A eucaristia   é a certeza que Jesus esta conosco. Que Ele É o Deus Conosco,  como    é narrado no Evangelho de Mateus:
 "Eis que Estarei convosco todos os dias."



[1] -  Evangelho segundo São João 6,51
[3] -  Corintios 11, 23-26
[4] -  Transubstanciação é a conjunção de duas palavras latinas: trans (além) e substantia (substância), e significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do Corpo e sangue de Jesus Cristo no ato da consagração.
[7] - apocalipse 1,6
[8] - Mateus: 17, 2-8 e Atos:9,1-6    
[9] -  Efésio 2,20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.