quarta-feira, 25 de abril de 2018

A Questão do sentimento e o respeito a si mesmo XXIV


Sinceramente!
Terceirizar, colocar a culpa no outro por nossa omissão ou nossas  leviandades é algo que temos em nosso gene, desde que  surgiu no mundo  ou a Força Criadora criou a tal humanidade.  Somos assim, nunca estamos dispostos a reconhecer nossas humanidades e desvio, queremos o ser humano perfeito que tenha todas as qualidades, mas  somos incapazes de  buscas ser esse  humano para o outro. Pedimos Paz, ofertamos guerra, pedimos amor e distribuímos ódio e por ai vai fazendo tudo o contrário e ainda queremos dizer que no outro esta o defeito, o outro é o culpado e queremos o outro    aceite de nós todas as nossas imperfeições e pedimos ao outro aquilo  que deveríamos ofertar.


Pedimos que outro seja como um Anjo (sem vontade ou sem  desejo) apenas serviçal para nossa própria segurança. Devemos ser autênticos, dizer não para  quem se ama não ou se indignar com a atitude de quem amamos não nos torna inimigos, mas é o caminho para perfeição, é o caminho para verdadeira felicidade.  A relação humana é construída com pessoas diferentes, com ideias diferentes e histórias diferentes alegrias, dores e tudo mais.
As vezes  reclamamos do excesso de zelo ou falta do mesmo dou outro para conosco. Enfim, somos assim humanos e como humanos temos o direito de  encontrar a saída para nossos problemas e jamais podemos cobrar  do outro humano aquilo que não ofertamos, aquilo que não damos ou tão pouco podemos ainda cobrar do outro uma atitude de um anjo da guarda que nos permite tudo e  nos acompanha sem dá um palpite, contudo até o anjo da guarda  nos alerta  para os possíveis perigos das escolhas que fazemos. Mas, não o escutamos por acreditar ser apena um presságio e nada de sério.
 



Somos assim, queremos que outro seja  o nosso ideal e tentamos modificar o outro de alguma forma, criticando falando se é: gordo, magro, solteiro casado,  namorando , se frequenta uma religião ou grupo social.  Esquecemos-vos de olhar no espelho e examinar nossas condutas, se alguém te liga reclamamos por ligar e   se não liga reclamamos por não ter ligado,  se somos cuidados reclamos e se somos abandonados reclamamos e se  temos esse
Como toda as vias que tem seu fluxo de ir e vir também é a relação com outro, você dá: Amor receberá de volta o Amor, passa insegurança e desconfiança receberá de volta a insegurança e a desconfiança e se  não  és capaz de aceitar os defeitos do outro, nunca receberá  aceitarão seus defeitos.    Essa é a regra da vida, se permite que todos digam que tens fazer e não seguir os valores positivos que fostes formados na vida, certamente sua vida será de um Anjo,  mas a vida do Anjo que   tenta fazer do homem seu brinquedo,  o anjo que se fazia de bom para Deus para lhe roubar o trono. 
Somos homens e mulheres sujeitos a emoção e essa emoção pode te levar para o céu ou para o inferno, isso nos diferencia dos Anjos e  isso nos tornará divinos se soubermos cavalga esse turbilhão, amar alguém  não pode nos anular ou nos transforma em zumbis   do sentimento, amar alguém envolve corresponsabilidade com nossas atitudes e  vice e versa.
Quem ama, que diz sentir só pode cobrar do outro aquilo que ela entrega, se  faz sofrer, certamente sofrerá também, se faz chorar, certamente chorará também, é uma avenida de mão dupla cuja a sinalização é nossas atitudes em relação ao outro.   A colisão  acontecerá quando no meio da Avenida o outro frear  no fluxo continuo ou ainda se invadir a  mão do outro. Não somos anjos e nesse corpo não temos o dom da imortalidade e o conflito nos matará aos pouco e talvez seja a morte mais complicada,  morremos aos poucos (matamos os nossos sonhos, os nossos desejos e nossa felicidades) virando um zumbi social a mercê dos caprichos um dos outros. Precisamos de alteridade precisamos romper o ciclo e seguir aquilo que somos combatendo os nossos orgulhos e infantilidades.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

OUTRA PROPOSTA DE ADORAÇÃO


1 - SAUDAÇÃO
P: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2 - MOTIVAÇÃO
HINO
Senhor, eu sei que é Teu este lugar.
Todos querem Te adorar
Toma,Tu, a direção

Sim, ó, vem, ó, Santo Espírito.
Os espaços preencher, Reverência à Tua voz vamos fazer

Podes reinar, Senhor Jesus, ó,sim!
O Teu poder Teu povo sentirá
Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui!
Reina, Senhor, neste lugar

Visita cada irmão, ó, meu Senhor
Dá-lhe paz interior
E razões pra Te louvar

Desfaz todas tristezas, incertezas, desamor. Glorifica o Teu Nome, ó, meu Senhor

Podes reinar, Senhor Jesus, ó,sim!
O Teu poder Teu povo sentirá
Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui!
Reina, Senhor, neste lugar

3 - RECONHECENDO AS PRESENÇAS DE CRISTO
L1: O reino de Deus na Terra é um reino celestial. O evangelho de Mateus usa a expressão“reino dos céus” mais de trinta vezes. Quase todas as vezes se refere ao reino que está próximo. “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2). Jesus pregou a maravilhosa mensagem da chegada iminente do reino. “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mateus 4:23). A palavra de Deus e a palavra do reino podem ser usadas indiferentemente. “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho”(Mateus 13:19; veja Lucas 8:11). Os discípulos são guiados pela “doutrina dos apóstolos”(Atos 2:42), porque Deus lhes deu a obra de ordenar a vontade do céu sobre os cidadãos do reino na terra (veja Mateus 18:18). E por essa razão, Jesus disse aos seus discípulos: “Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio” (Lucas 22:29).
Refrão cantado:
Todos: Quero cantar um bendito um canto novo Louvor ao Reino de Deus Pai, que Jesus anunciou
L2: “Jesus  diante de Herodes diz:  Meu reino não é desse mundo.(João 18,36), os Pais e Mães da Igreja nos primeiros século falava da inauguração do Reino de Deus primeiro em nosso ser (São Cipriano de Catargo)
Refrão cantado: Quero cantar um bendito um canto novo Louvor ao Reino inaugurado por Jesus no seu Amor.
L3:  Jesus  nos seus ensinamentos sempre fala de um Reino de inclusão, com a presença do menor e excluído, essa é a condição para  entra  no Reino Definitivo (Mateus 25,34ss)
 Refrão: Quero cantar um bendito um canto novo Louvor ao Reino do Espirito Santo  que  nos colocar como servos dos pobres, imagem do Senhor
L4: Em nossa comunidades somos chamados a Adora Jesus na Eucaristia e essa adoração  nos motivará para o Respeito e promoção aos pobres, excluídos, aqueles que pensam diferente e tem até praticas que nos escandalizam diante da nossa vivencia.
4- CANTO PARA EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO
Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão. / Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir/  Esfriando minha cabeça e esquentando meu coração

Senhor, graças e louvores sejam dadas a todo o momento / Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento / E se em meio à tribulação, eu me esquecer de ti
Ilumina minhas trevas com Tua luz

Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo /  Jesus, o Filho da Rainha
Jesus, rosto divino do homem /  Jesus, rosto humano de Deus

Chego muitas vezes em Tua casa, meu Senhor / Triste, abatido, precisando de amor / Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração / Então sinto o céu dentro de mim

Não comungo porque mereço isso eu sei, oh meu Senhor / Comungo, pois preciso de ti / Quando faltei à missa, eu fugia de mim e de Ti / Mas agora eu voltei, por favor, aceita-me
Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo /  Jesus, o Filho da Rainha
Jesus, rosto divino do homem /  Jesus, rosto humano de Deus

P: Graças e louvores se deem a todo o momento.
T: Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.
5- MOMENTO DE SILÊNCIO
6- ACLAMAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
(João 3,16-36)
P: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós!
P: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João 3,16-36.
T: Glória a vós, Senhor!
7- REFLEXÃO (motivação para adoração)
Canto:
Sei que o seu coração dói  / Sei que o mundo lhe destrói /  Não, não se entregue assim, irmão  / Vale a pena viver /  Nova vida viver

Vem, deixe tudo para trás / Sim, nova vida você vai ganhar / Se a Jesus se entregar / Vale a pena tentar / Vem experimentar!
O amor de Deus em mim  /Está também em você / Está vivo em nós  /Tem um nome: é Jesus!  / A Verdade, o Caminho e a Luz!

Ele veio nos dar a Paz / Seu amor é demais!  / Está vivo em nós tem um nome: é Jesus! / A Verdade, o Caminho e a Luz!


8- PRECES
P: Nossa oração diante do Cristo Senhor, presente na Eucaristia, prolonga a união que obtemos ao comungar e renova a aliança que nos impele a viver de acordo com o que recebemos pela fé e pelo Sacramento na celebração da Eucaristia. Elevemos espontaneamente nossas preces ao Senhor

Escuta-nos, Senhor da Glória!
 (Preces espontâneas)
juntos como Jesus nos ensinou:
Pai-Nosso...
Adoração AO SANTÍSSIMO
Tão sublime sacramento adoremos neste altar,
Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé por suplemento os sentidos completar.
Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor.
Amém, Amém!
P: Do céu lhes destes o pão.
T.: Que contém todo o sabor!

Oremos: (todos salmodiando)
Ó Deus, que neste admirável Sacramento nos conservastes a memória de vossa Paixão, concedei, Vos pedimos, que veneremos os sagrados Mistérios de vosso Corpo e Sangue, de modo que sintamos sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém. 


Ato de Louvor (todos)

Bendito seja Deus,
Bendito seja seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo,
verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu sacratíssimo Coração.
Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus Cristo
no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo, Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus,
Maria Santíssima.
Bendita seja a sua gloriosa assunção.
Bendita seja a sua santa e Imaculada Conceição.
Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos.

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministro.
Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso bispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça.

O PRESIDENTE  SE RETIRA EM SILÊNCIO  
(não existe benção do Santíssimo ou procissão/passeio quando adoração é presidida por um leigo) - O presidente se retira e permite alguns minutos de oração particular dos presentes na assembleia, depois ele ou outro leigo recolher o santíssimo para o sacrário, com descrição e zelo.