terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloween ou All Hallow’s Eve, "dia das Bruxas?"


No dia:  31 de outubro para os alguns se celebra  o dia das Bruxas, ou melhor,  para os cristão é a  vigília da Festa  dedicada a todos os Santos   ou  em Inglês All Hallow’s Eve .  A  origem que se conta, te haver com  celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. Com os Romanos  invadindo as Ilhas Britânicas por volta de 46 d.C  as culturas celta e romana  se misturam e como  é de se espera o dominador prevalece e  o culto Druida quase que se extingue,   no século II   o cristianismo  já tem grande avanço na região e   tal prática religiosa quase não existe mais.  Sendo assim, os Celtas não deixaram muitas informações sobre a sua prática religiosa  de forma detalhada, mas se sabe que eles tinham em seu calendário religioso,   uma data  dedicada aos mortos, que era preparada com uma séria de festejo e o dia geralmente era entre o dia 5 e 7  novembro e neste período se iniciava o ano novo Celta,  para eles o mundo dos mortos  era o mundo ideal,  onde não havia dor ou fome  e  nesta data o céu a terra se tocavam  e a fronteira entre esses dois mundos se abria com a possibilidade da comunicação com os mortos através de médiuns ou visões.   E existe outras versões que conta  que nesta data os mortos deixavam o cemitério para fazer traquinagem na cidade assumindo o lugar dos vivos, para evitar tal invasão se enfeitavam as casa com objetos que assustassem os mortos vivos como a famosa abóbora com a lanterna e outras coisas que tem haver com mundo dos mortos.
Quando a Europa se tornou cristã, a festa foi condenada e quem celebrasse tal data desta maneira ia parar no tribunal da Santa Inquisição. A Igreja,   para apontar uma opção  para fazer memória  dos fiéis defuntos criou uma celebração especifica para todos os fiéis defuntos no dia 2 de novembro. Não antes do ano de 615 d.C com o Papa Bonifácio IV   quando tomou posse do templo romano  dedicado a todos os deuses  e dedicando a todos os Santos , cerca de um  séculos depois o Papa Gregório III transferiu a data de 13 de maio  para  1º de novembro,  próximo do dia dos fiéis defunto  e data da dedicação da Capela de todos os Santos na Basílica de São Pedro e mais tarde no ano de 840 d.C o sucessor de Gregório III determina que seja uma celebração para toda Igreja    e se inicie na sua véspera  com a All Hallow’s Eve  que  mais tarde se tornou  Halloween. 

A festa chegou primeiro no EUA com os imigrantes Irlandeses que celebravam tal data distribuindo doces paras as crianças fantasiadas de monstros.  Pois para  se livrar dos espíritos  que vinham fazer traquinagem era preciso dar-lhe um presente, a exemplo da Páscoa que recebe a roupagem do chocolate se esquecendo do Autor da festa religiosa.  E tradição chegou ao Brasil através do cinema estadunidense com Dráculas  múmias, etc. Podemos concluir que  tal data não tem nada haver com Bruxas ou com os Mortos mas com os vivos de apocalipse: 7,9-16
·               Depois disso, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; vestiam túnicas brancas e traziam palmas na mão. Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. E todos os anjos que estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos, prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: “Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. Então, um dos Anciãos falou comigo, perguntando: “Estes, que estão vestidos com túnicas brancas, quem são e de onde vieram?” Eu respondi: “Tu é que sabes meu senhor”. Ele então me disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação”. Lavaram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu santuário. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. Nunca mais terão fome, nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

São Lucas Evangelista e médico.

São Lucas é celebrado em 18 de outubro de origem Grega foi um dos grandes colaboradores do projeto de Jesus. Sendo Médico se preocupou em  apresentar um Cristo Humano, nascido em uma família.
Faço minha Homenagem aos meus amigos Médicos e profissionais de Saúde com a mensagem abaixo. 

Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010.
 Boa noite a todos!
Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!
Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados     por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.
Que médico mais excelente poderia existir?
Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.
Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.
Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia     muito tempo!
       Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”
Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.
Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.
Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.
Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento?  O poder de seu amor.
Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!
Deus também  é o  melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!
A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.
Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulo patia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.
Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!
O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes!  Ele fez isso por nós!
Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!
No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!
O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!
Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.
Seu nome é Jesus.
          A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!

sábado, 6 de outubro de 2012

O Cristo Inconstante.

Meu irmão menor, minha irmã querida.
Eu sei que as coisas andam difíceis para você, e que desde aquele seu encontro comigo, nas muitas vezes que você tem me encontrado em si mesmo, nos seus irmãos e irmãs, nem tudo correu como naquele mar de rosas, as coisas do passado voltam com maior intensidade, e você sente que a batalha de construir um mundo novo, começou a se tornar mais difícil do que você imaginava.
Ontem você disse que tinha vontade de largar tudo. As reuniões de famílias  se tornaram insípidas, a lembrança do passado começa a recrudescer e a martelar sua consciência, e você sente agora mais ansiedade e confusão do que antes de me haver encontrado.
Em suma, devo concluir que eu atrapalhei. Eu atrapalhei sua vida, desculpe-me, eu pensei que era suficientemente imenso para encher seu coração de jovem, pode ser que eu tenha me enganado. Quem sabe não era a mim, que você buscava, cá entre nós, honestamente, depois que você me encontrou, as coisas se tornaram mais difíceis não é verdade? Você que era um vagão, de repente se viu transformado em locomotiva. Você que na sua despreocupada preocupação, via o mundo passando ao seu lado, limitando-se a criticá-lo, foi obrigado a entrar nele e assumir a responsabilidade, das mesmas coisas pelas quais o criticava...
Que é que está havendo com você?
Que é que está havendo entre mim e você?
Isso, exatamente, entre você e eu, nos meu e nos seus irmãos?
Será mesmo que tudo passou?
Que aquele encontro, aquele êxtase do nosso encontro, sedeu mais uma vez lugar à sua inconstância?
Que foi que eu fiz? Será que menti para você, quando disse que as coisas não iriam mudar, mas que se você mudasse tudo seria melhor? Onde é que eu errei pra você ir se afastado de mim? Não foi o acaso que me coloquei no seu caminho, eu quis me colocar nele, desde o seu batismo e de sua primeira comunhão. Eu sentia saudades de você, eu esperei que aos 16, ou aos 18 anos você quisesse pessoalmente confirmar a sua adesão a minha causa, mas não o crismaram, e se o fizeram você não assumiu a responsabilidade e nós fomos nos distanciando um do outro, pouco a pouco, progressivamente, até que de mim em você, restou a imagem de um bailarino na cruz...longe...alheio a você e aos seus problemas
Você não disse, mas me achou  adulto demais, quadrado demais fora da realidade. Eu que estou em todas passei a ser goiaba pra você e eu não gosto que me deixe isolado. Porque desde o principio com o Pai e o Espírito Santo eu vivo em comunidade. Não sei se você me entende, eu não precisaria de você. Mas eu quis precisa, eu sou assim eu preciso amar. É minha essência, preciso me doar,  preciso fazer alguém feliz, os filhos de meu Pai.
Eu sou o amor, é por isso que me tornei homem,  mais do quer qualquer um eu dei o meu sangue até a última gota, quando bastava ter sorrido. É muito mais fácil sorri  do que morrer na ignomia. E eu escolhi isso e você pensa que foi por causa de mim, quase um gesto de vaidade de fraquismo  translocado.
Experimente para ver!
Eu passava por você naquela cozinha, naquela copa insípida, naquele bar, naquela boate, naquele cantinho escuro a dois, dentro daquele carro onde ninguém via, naquela rodinha de amigos,  na esquina, no seu quarto mal organizado, na sala de televisão. na rua ao léo e via você reclamando do mundo desgostoso de si, dos adultos. Ouvia você,  rindo  sem vontade de ri, agarrando-se desesperadamente  a  um parceiro,   no baile ou em um cantinho escuro em busca de amor, trocando de namorado, de namorada a cada instante discutindo com seus Pais a ponto de levá-los ao extremo da irá ou das lágrimas e não contribuindo em nada para harmonia do lar.
Ignorando seus irmãos, buscando amores fora onde o valorizasse mais. Assumindo ares de adulto  coisa que você não era ou insistindo em atitudes infantis que já não tinha cabimento na sua idade.
Eu  pensei,  que  era eu que faltava em tua vida, eu levei isto tão a sério, que rodeie o seu caminho e fui apertando o cerco. Eu precisava atingi-lo, sem parecer pedinte, tinha que encontrá-lo em pé de igualdade, eu não queria força como ditador, ou suplicar como desprovido. Aquele padre, seus pais, aquele amigo, aquela amiga, todo mundo falou de uma coisa bárbara estupenda que havia acontecido com eles. E você veio, é eu achei você interessante naquela noite que você começou a perceber que eu tinha estado em sua vida por todo esse tempo.
Yahoo você disse:  Bárbaro!  Cristo você é bárbaro, chefão você é bacana!
Depois, nos dois choramos, você  porque descobriu que era amado e eu  que mais uma vez através dos meus irmãos tinha feito a vontade de meu Pai.
Você era,  um vulcão de amor. Lembra-se: Você saiu de lá com uma vontade imensa de abraça o mundo, beijar seus amigos e amigas, seus pais, seus irmãos e sem  medo nenhum você chorava por causa de mim e todo mundo viu você chorar, todo mundo viu você emocionado por causa de mim.
Subitamente, senti que podia contar com você, que meu sangue mais uma vez não tinha sido derramado inutilmente, que meu sacrifício teria continuidade, eu me tornei você e você se tornou Cristo
Eu sabia que muitas vezes você tinha sido inconstante,  como se é  em ser jovem. Mas, eu quis correr o risco, afinal eu queria precisar de você para mostra o mundo quem eu era. Eu acho que fui sincero com você, eu disse que nem tudo seriam rosa, eu não apertei o cerco pra depois agir com você de maneira paternalista, sou paterno, sou fraterno, mas nunca paternalista.
Eu não prometi,  que você não teria mais tentações, eu não prometi que mudaria seus pais  para você, eu não prometi que seus colegas de grupos, ou de escolas seriam levados pelos seus arrebatamentos. Eu não prometi  de imediato resolver aquele problema que o humilha, eu não prometi,   que a garota ou o rapaz que feriu o seu coração ou com quem você assumiu uma responsabilidade  que ainda não poderia assumir iriam aceitar o novo você. Eu não prometi a você minha irmã, que você iria  mais facilmente conseguir um namorado ideal. Eu não prometi a você que já tinha um namorado  que o namoro iria y fato ser ideal. Eu não prometi nada disso.
Eu disse a você que você iria cair de novo se não desse tudo de si pra viver a nova vida, eu disse que estaria ao  seu lado ajudando sempre que preciso.
Eu disse, que o mundo não iria mudar que as guerras continuariam espocar, que a rudeza continuaria a ferir que as criticas que  o rebaixa  continuaria a existir. Que os olhares de malícia continuaria a procurá-lo, que haveria pessoas em busca da sua bondade ingênua, rapazes  em busca de seus físico de menina moça, meninas em busca de sua masculinidade. Desorientados em busca de muleta humana, adultos em busca de pontos falhos com que deprimi-lo, corrupção,  incoerência,  falta de amor por toda parte.
Eu disse que você poderia sublimar alçar vôo  acima de tudo isso  se   tão somente quisesse como Cirineu, como  Verônica  levar comigo a cruz que me pesa tanto. Enxugar meu rosto dos escarros e palavrões, revistas obscenas, conversas pútridas,  ações canibalescas neles laçam em nome de arte ou cultura.
Mas o encanto passou,  e agora o amigão o cristo belo o companheiro que eu quis e quero ser, esta perdendo o sentido pra você. Desculpa, se estou virando rotina. Honestamente,  eu não tenho culpa daqueles seus fracassos no apostolado, daquele namoro que não deu certo,  daquela hipocrisia de adultos que dizia,  que o cristo estava neles,  da falta de caridade dos   colegas seus que disseram haver me encontrado, dos ismos que inventaram em nome de cristianismo. De você voltado a ação só ou acompanhado, a ação que você pensou que não aconteceria mais depois  de haver me encontrado. Eu não tenho culpa de seus pais não serem tão autênticos como você esperava eles são humanos, você também é. Eu estou aceitando você com todos os seus percalços. Eu aceito você, porque só você não se aceita?   

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eleições 2012 o desafio é vota II


Neste mês consagrado a missão pela Igreja Católica   no próximo domingo temos a missão de participar  das eleições e  antes  devemos fazer uma reflexão geral sobre a atualidade e apontar alguns detalhes,  que não nos surpreende mais nos deixa indignados.
·         Candidatos se dizendo religioso para obter vantagens junto a grupos religiosos (Católicos, evangélicos etc),  lideres religiosos apontantando  que esse é de confiança e  esse esta com Deus.
·        Candidatos religiosos: que  querem fazer valer seu direito de membro deste grupo para obter o voto do seus pares, se dizendo que a tantos anos esta nesta Igreja, grupo ou pastoral.  Aqui peço licença aos amigos e recordo do filho mais velho da parabola de lucas 15, 29, que tenta fazer valer o seu direito de primogenitura.
·        Candidatos não religioso,  declaradamente contra a vida ou  religiosos  ou não e corruptos  com processos  em tramitação na Justiça se dizendo inocentes. Esse não precisamos  comentar nada

São três grupos  que   não devemos eleger, são pessoas que trabalham,   pelo interesse  pessoal ou de particulares.
Recentemente  em das cidades da Baixada Fluminense  no Rio de Janeiro nos deparamos com a obrigação de vota e  em uma conversa com uma lideres da Igreja  Católica. Foi nos colocado por uma das lideranças que tinha consciência que o seu candidato era corrupto, mas tinha que vota naquele que iria vencer e não nos perdedores.
Neste momento,  de indignação fizemos a seguinte reflexão: Eleição não é campeonato, loteria, ou qualquer tipo de jogo que temos que aposta naquele que esta na frente.
Jesus não   elegeu  para os seu grupo  aqueles que estavam nos primeiros lugares.  Que opção nas eleição é feito através da ética,   do respeito a vida e pra nós que ousamos acreditar em Jesus através de Valores Evangélicos.
A nossa indignação é tanta,  que nos  faz pensar,  que  essas pessoas que nas décadas passadas defendiam   uma transformação social  e agora  vem votando em corruptos  declarados e publicamente.  Coloca  o  compromisso com o evangelho em segundo Plano ou melhor não esta nos plano nenhum na atualidade .
Nós observamos que há da parte de alguns lideres religiosos  uma defesa de suas barrigas que  Jesus certamente ficaria indignado e mandaria o chicote de novo[1] porque faz  do  seu povo uma moeda de troca no jogo do Poder.    

Continuamos com  nossa perguntas[2] e precisamos responde-las no próximo domingo:
  Se é Candidato a releição:
1 - Como ele trabalhou no cargo que ocupa?
2 - Se foi presente na decisões favoráveis aos menos favorecido?
3 -  Não esta e não esteve envolvido em armações maracutaia?
4 - Qual era seu patrimônio antes e depois do cargo recebido? 
5 - Quantas vezes ocupou tal cargo?  
6 - Quantas vezes mudou de Partido?

Para os candidatos que estão iniciando:

1 - Esta abusando do capital em sua campanha?
2 - Esta apelando para o uso de instituição (igreja, sindicatos, associação)?
3 - De onde vem a sua candidatura  e quem esta com ele?.
4 - Quais são as  suas propostas?.
5 - Quantas vezes foi candidato?
6 - Quantas vezes mudou de Partido?

Toda  grande  empresa pede o Histórico profissional do cidadão  antes de contrata-lo. Tenhamos coragem de fazer isso.
Cuidado com  os lobos na pele de carneiro.
O voto limpo  é a nossa obrigação.