sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A Diocese de Nova Iguaçu envia mais de 2000 ministros leigos na véspera do dia de Cristo Rei e do Leigo.


No sabado 19 de novembro de 2011  dia que antecede a festa de Cristo Rei e dia do Leigo a nossa querida Diocese de Nova Iguaçu, reuniu no espaço de evento em Nilópolis para a Tradiocional Celebração Diocesana de encerramento do ano Liturgico, esse ano com motivação dupla:
·       A entrega  do nosso Plano de Pastoral Diocesano triênio 2012-2014
·       O envio de mais de 2000 mil ministros leigo da Diocese de Nova Iguaçu.
O nosso plano de Pastoral nasce da experiencia dos 50 anos da nossa Diocese e da participação ativa das  quase quatrocentas comunidade que iluminam os sete municipios que formam a Diocese, foi um ano de experimentação, de desafios em preparação, ouvindo a todo povo que participa de nossas Igrejas. A pergunta que nos norteu foi : Qual Igreja queremos ser?  
momento do envio - veja mais fotos
Animados também, pelo  texto da carta de São Paulo aos Filipenses 2,5: "Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo",  que nos leva a  percepção  que devemos  viver  sob a orientação dos ensinamentos de Nosso Senhor  Jesus Cristo.
 Por esse motivo  na vespera da  festa de Cristo Rei que  foi criada pelo papa Pio XI em 1925, naquele   tempo a Instituiu no último domingo de outubro, finalizando o mês das missões. Agora, na reforma litúrgica passou ao último domingo do ano litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele (Jesus Cristo) é o fim para o qual se dirigem todas as coisas, e nossa Diocese se reúne todos os anos para celebrar essa Festa e ainda  fazer o fechamento do ano Diocesano, quem não se lembra do ano passado na Via Light em nova Iguaçu a nossa celebração de encerramento do ano Jubilar.  E em outros anos os envios dos nossos ministros Leigos.
Neste ano, tivemos a dupla graça de nos reunirmos para fazer o envio dos ministros leigos de nossa Diocese e também lançar oficialmente  o Plano de Pastoral Diocesano 2012-2014 na Vespera desta Data  marcante para a Igreja do Mundo (Festa de Cristo Rei e dia do Leigo) e  marcada na Diocese de Nova Iguaçu  também pelo envio dos  Ministros Leigos, que atuarão junto as comunidade como:

1.     Ministros extraordinário da Comunhão Eucaristica
2.     Ministros da Santa Palavra de Deus
3.     Ministros da Esperança da Ressurreição
4.     Ministros do Batismo
5.     Testemunhas do Santo Sacramento do Matrimonio


 A Diocese de Nova Iguaçu envia seus ministros Leigos nesta data, por  ser,  véspera do dia do Leigo  que e celebrado no dia de Cristo Rei, graças ao Concílio Vaticano II,  que a luz dos documentos como Lumen Gentium,  que  antes de falar da hierarquia (cap. III) e dos leigos (cap. IV), fala do povo de Deus (cap. II). É a Igreja na sua totalidade, naquilo que é comum a todos os membros. Ai o concílio superou a distância entre hierarquia e laicato, e a desigualdade tão perniciosa.  Contudo, nesta data celebramos a graça do Povo que pelo Batismo e pelo Crisma unida com seus Pastores (Bispos, Presbiteros e Diáconos) formam a Igreja,  Povo de Deus que caminha pelas estradas deste mundo.      
A noção de povo de Deus exprime a profunda unidade, a comum dignidade e fundamental habilitação de todos os membros da Igreja à participação na vida da Igreja e à co-responsabilidade na missão, por isso com nossas Comunidade animadas pelo nossos irmãos Leigos Ministros da Coordenação (Animadores das Comunidades, junto com os 
outros citados acima)  e os   orientadas pelo nossos Pastores .
      Como membros de Cristo vivo. a E/e incorporados e configurados pelo Batismo e também pela Confirmação e a Eucaristia, obrigados se acham todos os fiéis ao dever de cooperar na expansão e dilatação de seu corpo, para o levarem quanto antes à plenitude. Convençam-se por isso vivamente todos os filhos da Igreja de sua responsabilidade para com o mundo. Empenhem-se com afinco na obra da evangelização"(AG 36).
O Concílio Vaticano II exorta os cristãos a procurarem desempenhar fielmente suas tarefas terrestres, guiados pelo espírito do Evangelho.
  Todo o povo de Deus é sacerdotal, isto é, está unido a Cristo para a transformação do mundo em um mundo que sirva a Deus no culto verdadeiro que procede de um coração que ama.
 Queremo recorda  as palavras do Padre e Profeta Da Diocese de Nova Iguaçu Agostinho Pretto  falecido no dia 06/10/2011  que nas conversas conosco dizia:
“O Leigo não é apenas massa, mas, sujeito na História das nossas Comunidades, Igrejas  e sociedade.”
E  citando nosso Bispo Diocesano Dom Luciano Bergamin, neste ano que celebramos os  51 anos da Diocese de Nova Iguaçu:
 “A missão Diocese Continua, essa sim é uma boa Idéia. Comunidade de Fé Esperança e Amor... Mais um ano a  serviço do Senhor!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Programa Questões de Fé da Catedral FM recebendo a Banda Plenitude



Programa Questões de Fé da Catedral FM recebendo a Banda Plenitude.
Programa Questões de Fé na Radio Catedral FM 106,7 da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, vai ao ar todos os Sabados ás 16 hora e 10 min esta sob responsabilidade da Coordenação de Pastoral da Diocese de Nova Iguaçu. E todos os segundo e quinto sábado é animado pelo MCC / D. NI: representada por: Almir Tavares, Ronildo Burity, Daniel Nonato, Waldemir, Carlos Otavio, Edson Oliveira e Moisés Arantes e em 12/11/2011contou com presença da Plenitude. Filmagem: Lucas Santos e operação de audio: Silvio Junior.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Questão do Sentimento e Respeito a si mesmo II



Geralmente, costumamos dizer que:  "A verdade  é como o Sol, nada  ou coisa alguma pode impedir o seu brilho" começamos com essa frase devido a dois fatores. Este mês,  celebramos mais um ano e podemos dizer que também é um momento de reflexão sobre algumas atitudes, que tomamos. Sabemos, que você não esta nem ai para as nossas palavras, pensamentos ou ações, na verdade, você nunca deu à  devida atenção  a nossa opiniãoComo sempre, esteve  atrás de terceiros se  fazendo de vítima, quando a culpa é sua e apenas sua, pois, são suas escolhas que fazem a vida ter essa cor desbotada e  sem sentido. Temos em nós o germe da culpa, pela omissão ou por não ter usado a palavra correta naquele momento critico. Ontem, você disse que nos amava e tudo que queria era estar aqui, ao nosso lado para reconstruir nossas vidas, a partir do alicerce da vida em comum que tivemos um dia. Talvez, estejamos escrevendo essas linhas a partir de uma experiência recente de dor causada por você,  por essa atitude infantil,  achando que os espinhos colocados em nossa vida, não  serão apenas espinho,  eles deixarão  mais algumas   cicatrizes,  que não nos deixará esquecer de você,  tornando-se uma mistura de amor e ódio. 
Você viveu apenas uma aventura e nada mais.  Colocamos a nossa vida em tuas mãos e você o que fez, agora, depois de uma eternidade, estas de volta,  trazendo toda a tempestade  de sentimento daqueles momentos e tudo que fomos um dia. A sua   insegurança nos causou a dor,  a sua falta de atitude  de  ser apenas você, de assumir que precisava e podemos dizer que precisa estar ao nosso lado.   Saiba que a única pessoa  que responde pelo seus atos e por tudo   que acontece na sua vida,  na vida daquele que um dia jurou amar a tempestade ou céu azul, é você. Não vamos cobrar, não vamos exigir ou implora que cumpra a palavra dada, pois,  de você só podemos esperar sofrimento e a dor, o único gesto de misericórdia que precisamos é que assuma as consequências de suas escolhas e trabalhe na luz, dizendo sempre a verdade para si mesma,  para aqueles que um dia juraste amar.  Tem um santo,  que usa  uma tríade: Amor, Esperança e  Fé quando escreveu aquele belíssimo texto[1]  cantado por um grupo de Rock da década de 80.
Então, partindo do principio,  deste Santo que também em outro momento  relata uma dor, um espinho na sua carne que lutamos pra não cair:
“ Foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me torne orgulhoso”.[2]
 Toda essa tristeza que nos toma é como se fosse esse espinho para que não nos tornemos orgulhosos. Esse mesmo santo vem nos lembrar que as vezes:   
''Não fazemos o bem que quereremos, mas,  fazemos o mal que odiamos.''[3] 
Sabe, temos muita pena de você e desta sua  vida longe da felicidade verdadeira, não, não nos diga que encontraste a  felicidade longe dos seus, pois, nós sabemos de toda sua frustração e remorso pela opção que não foi a correta e hoje tenta se enganar, falando de algo que possui,  que é apenas  uma bijuteria e não a verdadeira jóia  que um dia você pode contemplar.
Se faz de forte, para não demonstrar a sua maior dor,  longe  daqueles  que um dia verdadeiramente você assumiu que amava, hoje, nega para os outros e tenta negar para si mesmo, porém, ninguém pode mentir pra si mesmo .      

Sim, estamos tristes, magoados arrasados, mas, assumimos para nós mesmo e para  todos  a nossa derrota, diante de sua opção  e  como diz o santo: Abatidos, Humilhados, mas, não seremos destruídos [4].  Quanto a você, tu sabes muito bem que  a tua derrota foi a tua fuga, mas, não tens a coragem de assumir os teus erros e voltar para o projeto que abandonaste, que começaste e não tiveste a coragem de continuar.Agora, vem nos falar que nos ama,  mas, não consegue assumir para os outros e pra si. Você precisa de nossa presença para que a felicidade seja completa, esperamos que tivesse coragem de se assumir e   desça  logo  do alto do muro de ilusão que fizeste em tua vida,    aceite  perde toda essa ilusão para ganhar. Não te propomos; o ontem, o  amanhã e  te pedimos que viesse no hoje, pois, a vida é curta para quem tem o desejo de amar, de ser amado e precisa ser feliz no agora.

Autoria: Daniel Nonato
_________________

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O DNJ 2011 na Diocese de Nova Iguaçu.



Jovem representando a Jovem Priscila
- Cf. At:18,2 - Veja as fotos aqui
O como falamos; em outras publicações do nosso Blog o Dia Nacional da Juventude é um momento de clamor profético de nossa Juventude, e esse ano aconteceu  como já tradição a 26 anos no  último domingo de Outubro . Neste Ano o nosso DNJ teve como lema: Jovens mulheres tecendo relações de Vida e Tema: Juventude e o protagonismo Feminino. 
Aqui temos mais recordações de Marta, Maria e
a pecadora perdoada por Jesus.  
Nosso povo animado na caminhada.
Sendo, um momento de muita Festa da juventude, que  deseja muito mais da vida e da sociedade  atual. Que deseja,  mais que rock in Rio, shows e baladas  e outras coisas que levam a juventude ao consumismo e ao encontro de um amor erotizado sem o compromisso com a vida plena. A  juventude que sonha, que deseja fazer acontecer o Reino de Deus em plenitude se fez  presente  no DNJ  pelas ruas da cidade de Queimados,  na nossa querida Baixada Fluminense celebrando as mulheres da Bíblia e todas santas mulheres de ontem,  que deram o testemunho de Jesus Cristo, entrando para História como protagonistas da santidade e foi feito a  memória das mulheres de  hoje que sofre todo tipo de exclusão,  que se esforçam para ver acontecer o Reino que é para toda Humanidade.  
A juventude animada pelas irmão da
 Paróquia de São  Miguel Arcanjo - Miguel Couto / N I
Fizemos três videos que compartilhamos com todos, um cantamos Nova geração, no outro um grande Glória por todas as mulheres  e um com alguns momentos da da caminhada.  
Com isso queremos demostrar que é possível ser feliz sem o auxilio das drogas licitas ou ilícitas, pois,  precismos ser juventude de Deus na Igreja, na sociedade e em todo espaço humano hoje e sempre. 





De um Jovem amigo: DNonato