quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Religião deve promover o Diálogo e o Respeito ao Próximo


O vídeo acima demostra o nível  que estamos chegando na religião.  A religião que tem a missão de religar o ser Humano ao Divino,  ao  sagrado ou l conceder a religação com a vida plena. Não precismos viver amarrado a lei, que nos protege ou nos condena por tal atitude  ou pela ausência de uma atitude concreta.  O que dizer, dessa senhora que entra em uma Igreja,  motivada pela sua crença, fundamentada em um versículo bíblico. Ela não errou, cumpriu aquilo que a bíblia determina,  é isso que ela acredita,  não percebendo que cometeu um crime  e tem mas,  correu um sério risco,  de sofrer represália com gesto de violência  da parte da comunidade presente, queremos agradecer e da os parabéns a comunidade,  que não  reagiu com violência. Parabéns ao Padre, que percebendo o estado mental que dona estava, não fez nenhum tipo de queixa  e ainda abençoou a pobre senhora.
Não vamos defende-la, mas não posso condena-la, percebemos nesta senhora um falta de paz interior,  uma ausência do Deus que se revela na pessoa de Jesus Cristo. Se olharmos a nossa História, veremos que em nome do Cristo milhões foram a guerra,  lá mataram e lá também morreram (cruzadas, inquisição) e nome da Fé,    mataram Jesus Cristo, em nome da Fé tivemos os atentados de  11 de setembro de 2001,    jovens sequestraram três aviões e cometeram suicídio em nome da Fé e da religião.
O problema de algumas Igrejas evangélicas é o  fundamentalismo no Primeiro Testamento,  que orientou e orienta o povo Judeu, onde a lei é a base para a graça ou a salvação e numca conseguem ler o versículos que fala da: misericórdia e do amor e outras religiões usando seus livros sagrado e conhecimento mesclado do ideal teocrático.  E aqui ainda recordo o Pastor chutando a imagem de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro de 1995. Chegamos ao ponto de cogitar colocar tal vídeo neste nosso texto, porém,   achamos que tal situação só irá  afrontar e ofender mais ainda a Fé Católica e não podemos permitir tal gesto, como também não podemos  ofender as Igrejas e outras religiões,  que se esforçam para fazer deste mundo um pouco mais Humano.  
Não vamos fundamentar que esse ou aquele texto nos justifica, pois o texto que posso citar é o mais simples  que nós esquecemos e não valorizamos:

·        Não oprimirás o teu próximo, e não o despojarás. O salário do teu operário não ficará contigo até o dia seguinte. (Levítico 19,13)
·        Não odiarás o teu irmão no teu coração. Repreenderás o teu próximo para que não incorras em pecado por sua causa. Levítico 19,17
·        Ninguém prejudique o seu próximo. Teme o teu Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Levítico, 25, 17
Todos esse textos no primeiro testamento, nos recorda do respeito que devemos ter para com o outro, não podemos aceitar uma religião que olha para o outro como oposição.
·        Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim. Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles. 
                   São João, 17,17-26

Sabemos que alguns, irão  nos cobrar textos fundamentando o uso das imagens ou demostrando que o povo da Biblia usava representações para  falar com o Senhor, embora vejamos todos os textos tanto os que proíbem, como os que permitem com olhar fundamentalista na atualidade. Quando, na verdade deveríamos ter noção do momento que foi escrito.  Nos permitam os evangélicos um trocadilho, não vejo muitos politicos do meio evangélicos manetas  ou pernetas: São Mateus 5,30; 18,8; e São Marcos 9,43.45  determina que devemos corta as nossas mãos ou pernas, também não encontramos muitos caolhos ou cegos, pois a biblia quer proibiu o uso da imagem também determina  que é melhor entra no céu faltando um olho que ir para o inferno com o corpo inteiro São Mateus 5,2918,9 e São Marcos 9,47)
Por esse motivo, que não podemos fundamentar o nosso  texto pelo simples fato de fundamentar os nossos motivos da Fé.  Mas vejamos, os textos que proíbem  e os que permitem o uso das imagens. 

   Deus Proibindo
Deus permitindo
·        Êxodo 20,4: Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
·        Êxodo, 25,18: Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro,

·         
·        Deuteronômio 5,8: Não farás para ti imagem de escultura representando o que quer que seja do que está em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra
·        Êxodo 35,35:  “Dotou-os de talento para executar toda sorte de obras de escultura e de arte, de bordados em estofo de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e de linho fino, e para a execução assim como o projeto de toda espécie de trabalhos.”
·        Deuteronômio 7,5: Mas eis como procedereis a seu respeito: destruireis seus altares, quebrareis suas estelas, cortareis suas asserás de madeira e queimareis suas imagens de escultura,
·        Números 21,8: Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
·        Levítico 19,4: Não vos volteis para os ídolos, e não façais para vós deuses de metal fundido. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
·        I Reis 6,35: Mandou esculpir nelas querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu tudo de ouro, ajustado às esculturas.
·        Levítico 26,1: “Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas nem estelas, e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus.
·        I Reis 7,31: A abertura para a bacia era no interior dos suportes, e os ultrapassava de um côvado de altura; era cilíndrica e seu diâmetro era de um côvado e meio; e era também ornada de esculturas. Os painéis eram quadrados e não redondos.

Salomão ainda solicita os melhores para  esculpir  no templo de Israel algumas estatuas. E agora que tem a razão? Volto a repetir devemos ler na época que foi escrito pois ambos estão certos 

·        II Crônicas 2,7: Digna-te, portanto, enviar-me um homem experiente no trabalho do ouro, da prata, do bronze, do ferro, da púrpura azul e violeta, um homem que entenda suficientemente de escultura para dirigir os artífices de Judá e de Jerusalém, que meu pai Davi reuniu junto de mim.
·        II Crônicas 2,13: filho de uma mulher da tribo de Dã, e de um pai tírio. Ele sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em madeira, em púrpura azul e violeta, em linho fino e em carmezim; ele sabe fazer todas as espécies de esculturas e elaborar todo plano que se lhe confie. Trabalhará ele com teus artífices e com os de meu senhor Davi, teu pai.

Com toda desculpa, pedindo perdão aos cristão que  seguem vários ensinamentos que fogem da verdadeira vontade de Deus.  Lanço aqui um desabafo particular: Que bom seria,  que os nossos pecados fosse somente amar a mãe de Jesus, como nossa Mãe do Céu e ainda seguindo a Biblia  Faço uma citação do proprio Cristo Senhor:

·        Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Evangelho Segundo São João: 12,25-26

Será que Maria não honrou o Cristo? Ainda  temos uma outra pergunta simples,  esse versículo não serve para os seguidores da bíblia?
Pois, até o Islã respeita  a maternidade de Maria. Não estamos aqui justificando mas estamos  nos questionando para promover o dialogo, vamos  lembrar de Deus com uma pergunta de   um profeta:
 Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia?
Miquéias 7,18

Amigos que nossa Fé, possa  nos religar ao Senhor o Deus da Vida, não importa se somos judeus, mulçumanos, ateus, hindus, Cristãos ou de outros credos tenhamos em nós a certeza que somos a imagem do Criador e a mensagem do evagelista São João na sua primeira carta afirma:  Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.
 I São João 4,20

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A novela Insensato Coração analisada pelo Dr. Marcos Wells*


REPASSANDO,   VALE A PENA ANALISAR!!!!!!!!!!!

EU ASSINO EM BAIXO.
A muito tempo não vejo a novela das oito que agora é as nove, por vários motivos que não preciso relatar, mas,  preciso destacar que   a anos  que o padrão globo de qualidade já não é o padrão,   pautado nos valores reais de nossa sociedade. Os diretores, donos etc,  forçam a nossa sociedade a ver tantos gestos como natural ou melhor tenta impor um modelo   para sociedade.  Sei que sou jovem,  que não vivi os  anos da ditadura  militar e não aceito tal pratica,  em nossa realidade ou em qualquer realidade humana, como também não aceito a ditadura,  da mídia querendo me impor um modelo de sociedade, onde  tudo esta  bom e nada esta errado, devagar vão atacando a família, os valores cristãos ou melhor os valores  humanos, ditando um modelo social. Não estou afirmando que devemos acabar com as novelas, estou dizendo, que devemos rever as nossas práticas  como sociedade vamos desligar a TV  ou mudar de canal,  você tem esse poder, não vi  essa novela mas essa analise do Dr. Marcos Wells eu assino em baixo. Vejamos o texto, que estou publicando agora   depois da  falecida novela que se foi no último sábado. Faço comentário parecido ou semelhante para a programação da Rede Record.
Daniel Nonato
A novela Insensato Coração analisada pelo Dr. Marcos Wells                                                                                                           
OBS: Algumas expressões vulgares foram usadas propositalmente para representar o nível baixo da personagem em estudo. 



1) Como são as mulheres nessa novela? 
Carolina Miranda Uma linda executiva competente, mas destrambelhada na vida pessoal, apaixonada por um mulherengo assumido que diz na cara dela que não transa duas vezes com a mesma mulher, mas a idiota sem amor próprio faz de tudo pra “dar” uma segunda vez e ainda engravida do pústula soberba. Os dois acabam indo morar juntos, vivendo uma relação conjugal cheia de afeto e desrespeito machista. E a tonta continua lá frustrada. Sua irmã, Alice – vive no país das maravilhas. Só namora pilantra, apesar de ser linda e boa moça. É formada em Educação Física, dá aula numa academia badalada, malha, tem um corpo lindo e cuidados com alimentação, mas o cérebro não funciona em relação a homem. Ou seja, mais uma garota boazinha de rostinho bonito imbecil. Uma forma doce de chamar as mulheres de burras. Família de mulher com auto-estima baixíssima. 

Nataly Lamur – Pobre sem noção, interesseira, “periguete”, usa o corpo pra subir na vida. Faz de tudo pra destruir o casamento de um banqueiro e ficar com o cara. Faz o tipo loira burra com perfeição. É o escracho da imagem feminina. Sua mãe, a Aidê – é faxineira, honesta, boçal, com dois filhos interesseiros que não valem nada. É uma escrava pra sustentar vagabundos. É uma humilhação da mulher humilde de favela que só sai do morro com o dinheiro que a filha ganhou posando nua e fazendo outras vadiagens. Essa família é uma desgraça. 
Eunice Machado – Outra pobre obcecada por subir na vida. Vive querendo arrumar casamento para as filhas com rapazes ricos. O ser desprezível tem inveja, mal humor, recalque e ainda chifra o marido com um motoboy. Uma trágica destruição da imagem feminina. A filha, Leila – resolve “dar” para um carinha sem importância só pra perder a virgindade. Depois se Apaixona por um cara que trata mulher como objeto sexual e diz na cara que não “come” duas vezes a mesma fêmea. Mas ela continua mais fissurada ainda como uma boa “cachorra” sem amor próprio. Na vida profissional a menina até que é


inteligente e esforçada, e faz o clichê dos bichas que diz que mulher é melhor com carreira do que com homens e amor. A irmã,Cecília – Faz o tipo da garota certinha idiota. Ama um playboy gente boa, mas cai num golpe infantil e perde o namorado.  Se envolve com um ficante marrentinho e transa bêbada acreditando que ele usou camisinha. Resultado, engravida de um babaca amando o outro garoto. E ainda poderia ter pego AIDS. A gata é de nível universitário, mas é uma trouxa. Nem as mulheres novinhas estudantes escaparam do ódio dos bichas da Globo. A querida avó das meninas, Zuleica – Retrata a idosa boba da corte da família. Os gays da Globo ridicularizaram a imagem feminina na terceira idade. Fazem questão de associar bondade e mansidão à fraqueza e falta de pulso. Sua outra filha, Luciana – é a moça noiva burra sem sal e desequilibrada que o cara desiste de casar com ela dias antes do casamento pra ficar com outra, e a doida acaba morrendo num acidente. Ou seja, para os veados da Rede Globo nem noivas felizes as mulheres podem ser em paz. Tudo tem que ser uma desgraça. Essa família é uma feira de mulheres péssimas para relacionamento hetero, claro. 
Vanda – Essa é a esposa puta, adúltera sem caráter que só pensa em viver nas costas do marido trabalhador otário e do filho marginal. Essa personagem é pra esculachar as mulheres mães. Não vale nada.


Úrsula  Enquanto se prepara para o casamento com um engenheiro apaixonado, fiel, bem de vida, a vagabunda vive seu fetiche sinistro traindo o noivo com requintes de vulgaridade. Ela adora ser estuprada por um segurança de shopping. E a megera ainda está grávida. Dessa vez os produtores homossexuais atacaram a mulher gestante. 


Norma Amaral – Essa era otária submissa e apagada desde o inicio da novela e só mudou pra pior quando virou uma psicopata depois de ter levado um golpe que a levou a prisão. Detalhe, a louca volta a se entregar apaixonadamente para o marginal que a ferrou. Essa personagem é pra mostrar ao Brasil que mulher é um monte de retardada inconseqüente quando gosta de um macho. Sua ex amiga de cela, Jandira – é a cúmplice e não tem nada pra fazer na vida além de ficar colocando em prática as idéias macabras da viúva Amaral. Com cabelo de homem e jeito de sapatinha ela nem fala em macho. Do jeito que os boiólas gostam. E as duas tem uma ótima relação, claro. 


Vitória Drumond – Finalmente uma coroa rica, bem sucedida, independente, que sabe administrar uma empresa poderosa e protege duas netas orfãs. Parece que os homossexuais Marinho só respeitam mulher velha com muita grana sem condições de “pegar bofes”. Sua neta, Marina Drumond – é milionária, linda e inteligente, mas que em assuntos de amor faz merdas incríveis, como se casar com o irmão do ex noivo só pra fazer ciúmes. Embora seja culta e bem preparada, contraditóriamente perde o controle da situação por achar que foi traída. A mensagem subliminar aqui é fácil: Nem dinheiro livra as mulheres da estupidez. Sua prima, Bibi Castelane – Rica, ninfomaníaca e fútil, odeia a idéia de trabalhar e só vive de peruices. Gosta de um rapaz boa pinta completamente idiota e ignorante com quem se casará, provando seu estado de alienação completa. Família de 3 mulheres poderosas sem paz no amor com homens, claro. 
Clarice – Essa é a corna assumida de classe alta que sabe das traições do marido, mas faz vista grossa pela família. Acaba sendo assassinada perdendo o marido para uma vagabunda do Vidigal. Fim da picada. Sua enteada, Paula Cortês – filha do banqueiro corrupto marido da Clarice, é o auge da futilidade e arrogância. A magrelinha insuportável e leviana é cúmplice do pai nas traições e falcatruas. Se queriam deturpar a imagem feminina, essa tal de Paula é perfeita. Um inspiração para homens que querem desistir das mulheres e virarem gays. 


Sueli Essa é mãe de um gay enrustido que depois resolve assumir. É claro que essa mulher é hiper gente boa na novela. É tipo a mãezona dos veados. Mas também não tem macho e nem comenta sobre namorar um homem. É assim que a classe bicha quer ver as mulheres. 
Fabíola  Essa personagem é a forma de humilhar a mulher negra. Claro que é uma empregada cozinheira que vive enfurnada dentro de uma cozinha levando “esporro” do patrão. E é claro que ela teve um caso com um velho doido, feio, falido e também é assediada pelo “seu Gabino”, uma figura masculina patética sistemática cheio de manias. A criola é linda e gostosa, mas os produtores da Globo já deixaram claro que por eles, mulher preta só pega velho chato que nem veado quer. 
Deise  Uma mulher batalhadora, separada, com uma filha, e um ex marido completamente arcaico e inconveniente. A mulher tem dedo podre com homem e passa a idéia da mulher esforçada que só serve pra trabalhar e ser amiguinha dos outros. Ela é um tipo de escrava do patrão bonitão, rico e solteirão. Resolve tudo pra ele, desde limpeza da casa às suas contas bancárias. Uma caricatura clássica do tipo de mulher serviçal que homem gosta. O veneno gay aqui será implacável. A empregada se casa com o patrão rico e vivem felizes para sempre. 


Gilda A mãe e esposa correta, rica, com uma política de boa vizinhança. É a única mulher coerente da novela que passa uma imagem positiva feminina. Inteligente, elegante, descolada com um marido bonitão fiel. Mas é claro que nessa família perfeita tinha que aparecer um demônio pra atentar. Um filho do marido que surge das trevas pra infernizar a paz de todos. 
Dulce Petrone – Uma empresária perspicaz que disputa o corpo de um rapaz bonitão sem cérebro. A mensagem oculta aqui deve ser para os homens, mostrando o suposto lado sórdido feminino. 


Tia Neném – Essa é o diabo em forma de Tia. Alcoólatra, interesseira, fofoqueira, falsa, leviana e ladra. A velha é o retrato falado da desgraça feminina na terceira idade. Mais suja que pau de galinheiro. 
Irene -  Uma completa desmiolada obcecada pelo primo. Se oferece o tempo todo pro cara como uma vadia sem nenhum amor próprio. E como não consegue, arma uma cilada pra engravidar do cara se unindo a um marginal. Ou seja, outra deplorável imagem feminina da novela. 


Resumindo, das 25 personagens femininos da novela Insensato Coração, 22 são frágeis, desequilibradas, malucas, burras, idiotas ou loucas sem caráter. Apenas 1 ou 2 são “normais”.  Agora vamos ver como são os personagens homossexuais masculinos: 




2) Como são os homens gays nessa novela? 
Hugo – Um cara bonito, elegante, inteligente, equilibrado, honesto professor de Direito numa universidade importante. Conquista outro gay e vivem uma relação feliz sem estresse, cheia de harmonia. Acho que o Autor da novela quer dizer que os homens vivem melhor sem mulher. E que os homossexuais são melhores.


Rony Um cara novinho, ótima aparência, malha, hiper descolado, divertido, esperto que vive salvando a vida da tal de Nataly vagaba, do Douglas lesado e do Gabino ET com seu bar. Ele é um promoter competente e super amigo, honesto, gentil e educado. Outra vez a mensagem é que os gays são melhores. 
Nelson Advogado de sucesso, boa aparência, educadíssimo, honesto, seus amigos e clientes o tratam com muito respeito, ele só pega causas justas. Outro veado discreto exemplo para a humanidade. 


Chicão – Esse é a bicha pobre que vive falando sobre homofobia e acaba sendo espancado por pityboys. Correto, divertido, honesto, sensível e trabalhador incansável, ele é o braço direito da dona de um  quiosque, Sueli, mãe de outro veado. Esse personagem boiola é pra mostrar o lado vitima dos homossexuais. 


Edu  Outro gay gentil, educado, competente, estudioso, bonito, elegante, aparentemente perfeito, mas não para as mulheres, claro. Este personagem abandona uma relação com uma moça chata insuportável e é feliz com outro gay impecável. Chega a ser hilário como os personagens gays são todos pessoas maravilhosas. 


Gilvan – Esse é o veadim mascote da novela. Foi expulso de casa por ser “borboleta” e foi adotado pela tal Sueli, mãe dos “abicharados”. E claro que a novela mostra esse personagem como vítima, injustiçado e rostinho lindo de anjo puro e doce. Mas obviamente inapropriado para as meninas doidas, burras e desequilibradas. 


Bem, nem precisava comentar sobre o “Markting” feito nessa novela para o homossexualismo (masculino) como uma proposta melhor de ser humano. Me assusta a forma como eles se exaltam em detrimento das mulheres. Esses caras não tem mãe? 

3) Como são os homens nessa novela? 
O curioso, é que dos 18 personagens MASCULINOS da novela, 9 são safados, mulherengos, cafajestes. (Teodoro, Beto, André Gurgel, Vagner, Leonardo Brandão, Ismael, Horácio Cortez, Vinicius, Kim). E 9 são corretos, legais e sérios (Gabino, Pedro Brandão, Raul Brandão, Kleber, Oscar Amaral, Julio, Wilian, Rafael, Nando)
Mas todos os 18 sofreram de alguma forma nas mãos das mulheres que eles amaram ou desejaram. E apenas os Gays não sofreram decepções com seus amantes. Acho que a mensagem aqui é: homem sério ainda existem muitos, mas nem eles e nem os safados conseguem se dar bem com as mulheres. Elas são terríveis e loucas. Comédia gay isso.
Encerrando, as mulheres inteligentes não deveriam dar IBOPE para esse tipo de Novela e programa da Rede Globo. Mas as que de fato são estúpidas e sem brio, como as personagens aqui descritas, verão todos os capítulos até o final, e ainda se emocionarão com tais cenas. 

Homofobia é crime. Gosto e opção sexual são direitos de todos. Mas acho estranho como os gays poderosos da mídia estão encabeçando um ataque visivelmente desrespeitoso e massacrando a idéia heterossexual, sempre ridicularizando, diminuindo principalmente a mulher, e ainda assim, se colocam na posição de vitimas. Alerto que muitos heteros tem agredido gays por se sentirem desrespeitados. Isso pode aumentar e virar banho de sangue, caso não haja respeito real de ambos os lados. Então busquemos o equilíbrio  enquanto temos tempo. 




* Psicólogo e pedagogo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eu Estava Lá - Banda Exodus Verus.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Pai começa o começo?"



Quando eu era criança aos domingos  lá em casa era uma festa tinha a famosa galinha com batata de minha mãe a Dona Iracilda e no fim pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai o seu Francisco e pedia: -
“pai, começa o começo!”.
Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim.  Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.  Meu pai se separou da minha mãe e agente não convive mais,    há muito tempo e há anos (muitos, aliás) não sou mais criança.   Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontrei e ainda encontro pelo caminho da vida.              Hoje, minhas “tangerinas” são outras.    Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.     Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......  Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.  O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado.   Tenho um pai terreno me ensinou do seu jeito  a amar e respeitar a vida e hoje eu sei que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.  Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
“Pai, começa o começo!”.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente.  Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno do Pai do Céu para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.
E um dia meu  pai terreno vai saber que ele  é o começo de tudo que SOU E MINHA FILHA TAMBÉM VAI SABER QUE SOU O COMEÇO DE TUDO QUE ELA É. 





A chance.



A muitos anos quando essa canção foi lançada . Sofri uma decepção com alguns fatos de minha vida  e me senti um fracassado, então, fiz desta música  minha oração. E até hoje   reconheço  como uma musica que comunica a esperança e o nome dela diz tudo "Chance" é isso que todos esperam da VIDA e pacientemente estou aguardando a minha.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Analise musical dos últimos 80 anos.

Recebi um e-mail de um amigo que resolvemos compartilhar com os nossos leitores. Podemos observar que existe um projeto  de destruição da melodia e da letra das músicas no Brasil e talvez no mundo como um todo, transformaram a  canção em barulho onde se vê letra só ofensa e menosprezo pela pessoa da mulher fiquemos com essa simples analise que não é  e já circulas na internet a  mais ou menos 1 ano.     


Década de 30:
Ele, de terno cinza e chapéu panamá, em frente à vila onde ela mora, canta:
"Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa!
Do amor por Deus esculturada.
És formada com o ardor da alma da mais linda flor,
de mais ativo olor, na vida é a preferida pelo beija-flor...".
Década de 40: 
Ele ajeita seu relógio Pateck Philip na algibeira, escreve para Rádio Nacional e manda oferecer a ela uma linda música:
"A deusa da minha rua,
tem os olhos onde a lua,
costuma se embriagar.
Nos seus olhos eu suponho,
que o sol num dourado sonho,
vai claridade buscar".
   Década de 50:
Ele pede ao cantor da boate que ofereça a ela a interpretação de uma bela bossa:
"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.
É ela a menina que vem e que passa,
no doce balanço a caminho do mar.
Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema.
O teu balançado é mais que um poema.
É a coisa mais linda que eu já vi passar".
  Década de 60:
Ele aparece na casa dela com um compacto simples embaixo do braço, ajeita a calça Lee e coloca na vitrola uma música papo firme:
"Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito
não é maior que o meu amor, nem mais bonito.
Me desespero a procurar alguma forma de lhe falar,
como é grande o meu amor por você....".
    Década de 70:
Ele chega em seu Fusca , com roda tala larga, sacode o cabelão, abre porta pra mina entrar e bota uma melô jóia no toca-fitas Roadstar:
"Foi assim, como ver o mar,
a primeira vez que os meus olhos se viram no teu olhar...
Quando eu mergulhei no azul do mar,
sabia que era amor e vinha pra ficar...". 

  Década de 80:
 
Ele telefona pra ela e deixa rolar um:
"Fonte de mel, nos olhos de gueixa, Kabuki, máscara.
Choque entre o azul e o cacho de acácias,
luz das acácias, você é mãe do sol. Linda...".
  

Década de 90:
Ele liga pra ela e deixa gravada uma música na secretária eletrônica:
"Bem que se quis, depois de tudo ainda ser feliz.
Mas já não há caminhos pra voltar.
E o que é que a vida fez da nossa vida?
O que é que a gente não faz por amor?".
  Em 2001:
Ele captura na internet um batidão legal e manda pra ela, por e-mail:
"Tchutchuca! Vem aqui com o teu tigrão.
Vou te jogar na cama e te dar muita pressão!
Eu vou passar cerol na mão, vou sim, vou sim!
Eu vou te cortar na mão!
Vou sim, vou sim!
Vou aparar pela rabiola!
Vou sim, vou sim!".
Em 2002: 
Ele manda um e-mail oferecendo uma música:
"Só as cachorras! Hu Hu Hu Hu Hu!
As preparadas! Hu Hu Hu Hu!
As poposudas! Hu Hu Hu Hu Hu!".
  Em 2003:
Ele oferece uma música no "baile":
"Pocotó, pocotó, pocotó... minha éguinha pocotó!"

  Em 2004:
Ele a chama pra dançar no meio da pista:
"Ah! Que isso? Elas estão descontroladas!
Ah! Que isso? Elas Estão descontroladas!
Ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada, elas estão descontroladas!". 

   Em 2005:
Ele resolve mandar um convite para ela, através da rádio:
"Hoje é festa lá no meu apê, pode aparecer, vai rolar bunda lelê!". 

  Em 2006: 
Ele a convida para curtir um baile ao som da música mais pedida e tocada no país:
"Tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha!!!
Calma, calma foguetinha!!!
Piriri, piriri, piriri, alguém ligou pra mim!". 

  Em 2010: 
Ele encosta com seu carro com o porta-malas cheio de som e no máximo volume:
"Chapeuzinho pra onde você vai, diz aí menina que eu vou atrás.
Pra que você quer saber?
Eu sou o lobo mau, au, au!
Eu sou o lobo mau, au, au!
E o que você vai fazer?
Vou te comer, vou te comer, vou te comer,
Vou te comer, vou te comer, vou te comer,
Vou te comer, vou te comer, vou te comer". 

  Genteeeee!!!
 
ONDE FOI QUE NÓS ERRAMOS?
SERÁ QUE AINDA É POSSÍVEL PIORAR?


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Agosto: Mês das Vocações.

O mês de  agosto para todos  é o mês dos Pais, mas,  para o povo católico, após o grande concilio Vaticano II é dedicado as vocações para sermos mais exato no ano 1970 pela primeira vez   aqui no Brasil e como foi um sucesso  onze anos depois em  1981 a Assembléia Geral da CNBB, instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil,  ficou assim divido.   
A primeira semana trabalhamos as vocações sacerdotais (Presbiteral e Episcopal), segunda semana trabalhamos a questão da vocação familiar com destaque para o dia dos Pais e do Diácono permanente, Temos um texto do casal coordenador  do Movimento Aliança de Casais com Cristo (ACC)  na Diocese de Nova Iguaçu que  tomamos emprestados:
O casal coordenador  do ACC da Diocese de Nova Iguaçu
 Cristina e Paulo com o nosso Irmão locutor Silvio Junior
(de camisa vermelha) da Radio Catedral FM
  "O objetivo da Igreja, com essa prática ,é mobilizar toda a sociedade brasileira e, de modo particular, todos os católicos, no sentido de refletir, redescobrir e promover os verdadeiros valores humanos e cristãos da família, como o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, a justiça e a comunhão entre os homens. Ela fortalece, ainda, o processo de implantação e da abrangência da Pastoral Familiar dentro de uma Pastoral Orgânica, de comunhão e participativa, por causa do envolvimento motivador de todas as Paróquias.
 Neste ano, será comemorada, em todo o Brasil, de 14 a 20 de agosto, com o tema central “Família, Pessoa e Sociedade”. As orientações e sugestões - subsídios - para a Celebração da Semana Nacional da Família se encontram no livreto “Hora da Família” 
Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina/PR, nos lembra de que o Documento de Aparecida (n.302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família como primeira escola de fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”.
 A terceira semana dedicamos a todos os religiosos e religiosas,  damos destaque aos homens e mulheres, que através do votos de pobreza, castidade e obediência consagram a sua  vida ao serviço de Jesus e a Igreja e finalmente  a ultima semana que é dedicada a vocação dos fieis leigos, destacando a vocação dos Catequistas, os primeiros anunciadores do Reino de Deus. Na Diocese de Nova Iguaçu tem uma frase de Dom Luciano  que tomo emprestado e faço um acréscimo:  "Sem catequese não existe Comunidade, Paróquia ou Diocese"
Fiquemos com o texto e os videos   do programa Questões de Fé da Radio Catedral FM que contou com a presença do casal Paulo e Cristina coordenadores da Aliança de Casais com Cristo na Diocese de Nova Iguaçu  e a  equipe de animação do MCC/DNI no dia 30/07/2011.
Daniel Nonato            


Família: criação e afirmação de Deus.[1]

A família é considerada a célula mãe da sociedade e por ser um núcleo de convivência, e os seus membros estarem ligados afetivamente, esses compartilham o mesmo teto.  Portanto podemos definir família como um grupo social a que pertencemos, é constituída pelo conjunto de pessoas, unidos por vínculos de parentescos ou não. A família pode, entretanto experimentar tanto o amor como o ódio, ter uma convivência feliz ou insuportável, numa mesma morada, são fases que se vivenciam sempre e é preciso compreender que essa convivência familiar precisa ser cuidada. Pois sabemos que para ser uma família de verdade, precisamos trabalhar e cultivar sempre e com muito amor, o perdão e a participação para que a vida seja uma festa.  A realidade presente no mundo em que vivemos, com todas suas distorções e desencontros, com a perda constante de valores, acrescidos da vida urbana atual  que nos impõem modelos distorcidos  de família. O cristão não pode ficar omisso,  deve defender os direitos da família e  fazer com que a mesma cumpra o seu  papel na sociedade, que é gerar a vida.
E nós  que estamos no caminho da conversão ao Evangelho,  consciente de nossa Fé e de nossa opção no mundo, não podemos viver a mentira e o medo que a sociedade, sobretudo, as forças do capital e do consumismo que tenta  impor um modelo de sociedade que demonstra uma total falta de interesse para com o essa célula, que é a família.   A Igreja nos orienta para que não fiquemos no mundo dos sonhos, a nossa consciência  cristã deve nos remeter a ações concretas do Reino anunciado e vivido  por Jesus em comunhão com O Pai e o Espírito Santo. Talvez por isso que o nosso anuncio, não seja relevante a muitos que se entregam a outros modelos  de sociedade que não o modelo de sociedade ideal sonhada por Deus.
O Plano de Deus que é entregue a Humanidade Criada e imagem e Semelhança de um Deus Trino, que Amor. O Pai nos criou no amor para o amor, nos dado também esse amor em forma de semente para que o cuidemos e o façamos crescer. Portanto, homem e a mulher são chamados a formar família para multiplicar nesta terra o Amor gerado e entregue  a todos pelo próprio Deus. E faz parte da luta diária de toda família cristã viver o Evangelho de Jesus Cristo anunciando o Reino que já chegou e Jesus Cristo afirma: “Eu estarei sempre convosco...” [2] 
Que nosso eterno Pai nós abençoe, e que todas as famílias encontrem na convivência, a presença indissolúvel da Trindade de Amor.
Fiquemos com algumas interrogações para reflexão:
1.     O que é afinal a família?
2.      Quais as problemáticas que a família passa?
3.     Quais as preocupações que devemos ter ao formar uma família?


[1] -Texto de Edson Oliveira /  Daniel Nonato  foi ao  ar no Programa: Questões de Fé no dia 30/07/2011 na Radio Catedral  FM 106,7  às 16 hora e 10 min,  é  uma reflexão sobre o modelo de familia que estamos construindo.   Programa foi animado  pelo MCC / D. NI:  representada por:  Almir Tavares, Ronildo Burity, Daniel Nonato,Waldemir, Carlos Otavio,   Edson Oliveira e Moisés Arantes e contou com presença do Casal Paulo e Cristina coordenadores do ACC/D.NI 
[2]  - Mt: 28,20