terça-feira, 31 de maio de 2011

1º MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você deve rever suas queixas.

Voce Ainda reclama?

Matrimônio em diversas culturas?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Um passeio socrático.

Esse texto recebemos em nosso e-mail  convido a todos para essa analise da sociedade atual
D.Nonato   
Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: 'Não foi à aula?' Ela respondeu: 'Não,... tenho aula à tarde'. Comemorei: 'Que bom então de manhã você pode brincar dormir até mais tarde'. 'Não', retrucou ela, 'tenho tanta coisa de manhã...' 'Que tanta coisa?', perguntei. 'Aulas de inglês, de balé, de pintura, de natação', e começou a mostrar seu programa de garota robotizadaFiquei pensando: 'Que pena, a Daniela não disse: 'Tenho também que fazer minha meditação...um tempo para parar e meditar nas coisas de Deus!'...   Estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados. Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias! Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: 'Como estava o defunto?'. 'Olha uma maravilha, não tinha uma celulite!' Mas como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade dele???  

A palavra hoje é 'entretenimento' ; domingo, então, é o dia nacional da imbecilização coletiva. Imbecil o apresentador, imbecil quem vai lá e se apresenta no palco, imbecil quem perde a tarde diante da tela da TV.  Como a publicidade não consegue vender felicidade, passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: 'Se tomar este refrigerante, vestir este tênis,  usar esta camisa, comprar este carro, você chega lá!' O problema é que, em geral, não se chega! Quem cede desenvolve de tal maneira o desejo, que acaba  precisando de um analista. Ou de remédios. Quem resiste, aumenta a neurose. 

O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor. Aliás, para uma boa saúde mental três requisitos são indispensáveis:amizades, auto-estima, ausência de estresse. 

Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um shopping Center. É curioso: a maioria dos shopping centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa ou de culto de domingo. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas...  Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista.   Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Se passar cheque pré-datado, pagar a crédito, entrar no cheque especial,...ou se não puder comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do Mc Donald...  Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: 'Estou apenas fazendo um passeio socrático.'Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas.
Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:
"Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz!!"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Homo fobia, um esclarecimento necessário.


Estamos  publicando um e-mail que recebemos, não estamos aqui, defendendo a morte daqueles que praticam ou se assumem gays ou  homossexuais. Vale a pena discutir o assunto,  em todas as frente ou  em todas as linhas possíveis. Com respeito e a  caridade para  com outro ser humano, pois independente da opção somos todos da mesma natureza e  é preciso defender o direito de ser diferente e o direito de ser normal como  se diz na sociedade moderna, mas não podemos inverter os valores sociais ou religiosos e achamos louvável e oportuno os comentários de Ciro Sanches Zibordi, acerca do assunto:  
 Daniel Nonato
A palavra homo fobia está na moda. No mundo inteiro discute-se a questão do homossexualismo. Em alguns países já se aprovou a lei do casamento gay. Aqui no Brasil, tramita no congresso um Projeto de Lei (PL 122/2006), que visa a criminalização daqueles que se posicionarem contra a prática homossexual. O assunto que estava adormecido, em virtude de firme posição evangélica contra o referido projeto de lei, mormente na efervescência da campanha política de 2010, ganhou novo fôlego com a nova proposta da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que pleiteia a reclusão de cinco anos, em regime fechado, para quem se posicionar publicamente contra o homossexualismo. Diante desse fato, quero propor algumas reflexões:
Em primeiro lugar, esse projeto de lei fere o mais sagrado dos direitos, que é a liberdade de consciência. Que os homossexuais têm direito garantido por lei de adotarem para si o estilo de vida que quiserem e fazer suas escolhas sexuais, ninguém questiona. O que não é cabível é nos obrigar, por força de lei, concordar com essa prática. Se os homossexuais têm liberdade de fazer suas escolhas, os heterossexuais têm o sagrado direito de pensar diferente, de serem diferentes e de expressarem livremente o seu posicionamento.
Em segundo lugar, esse projeto de lei cria uma classe privilegiada distinta das demais. O respeito ao foro íntimo e à liberdade de consciência é à base de uma sociedade justa enquanto a liberdade de expressão é à base da democracia. Não podemos amordaçar um povo sem produzir um regime totalitário, truculento e opressor. Não podemos impor um comportamento goela abaixo de uma nação nem ameaçar com os rigores da lei aqueles que pensam diferente. Nesse país se fala mal dos políticos, dos empresários, dos trabalhadores, dos religiosos, dos homens e das mulheres e só se criminaliza aqueles que discordam da prática homossexual? Onde está a igualdade de direitos? Onde está o sagrado direito da liberdade de consciência? Onde está o preceito da justiça?
Em terceiro lugar, esse projeto de lei degrada os valores morais que devem reger a sociedade. O que estamos assistindo é uma inversão de valores. A questão vigente não é a tolerância ao homossexualismo, mas uma promoção dessa prática. Querem nos convencer de que a prática homossexual deve ser ensinada e adotada como uma opção sexual legítima e moralmente aceitável. Os meios de comunicação, influenciados pelos formadores de opinião dessa vertente, induzem as crianças e adolescentes a se renderem a esse estilo de vida, que diga de passagem, está na contramão dos castiços valores morais, que sempre regeram a família e a sociedade. O homossexualismo não é apenas uma prática condenada pelos preceitos de Deus, mas, também, é o fundo do poço da degradação moral de um povo (Rm 1.18-32).
Em quarto lugar, esse projeto de lei avilta os valores morais que devem reger a família. Deus criou o homem e a mulher (Gn 1.27). Ninguém nasce homossexual. Essa é uma prática aprendida que decorre de uma educação distorcida, de um abuso sofrido ou de uma escolha errada.Assim como ninguém nasce adúltero, bandido, ladrão e assassino de igual forma, ninguém nasce homossexual.Essa é uma escolha deliberada, que se transforma num hábito arraigado e num vício avassalador.
Deus instituiu o casamento como uma união legal, legítima e santa entre um homem e uma mulher (Gn 2.24). A relação homossexual é vista na Palavra de Deus como abominação para o Senhor (Lv 18.22/ “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.”). A união homossexual é vista como um erro, uma torpeza, uma paixão infame, algo contrário à natureza (Rm 1.24-28). A Palavra de Deus diz que os homossexuais não herdarão o reino de Deus, a não ser que se arrependam dessa prática (1Co 6.9,10). 9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
 Porém, aqueles que se convertem a Cristo e são santificados pelo Espírito Santo recebem uma nova mente, uma nova vida e o completo perdão divino (1Co 6.11).  Rev. Hernandes Dias Lopes
*************************************************************************************************************
Em tempo, na condição de cristãos e imitadores de Cristo nós devemos repudiar não só o homossexualismo, mas qualquer outra prática contrária a Palavra de Deus, ou seja, repudiar o PECADO e não o PECADOR como tem feito muitos cristãos. Devemos sim orar pelo pecador para que o Senhor tenha misericórdia e para que ele venha a se arrepender das suas transgressões.
Devemos abandonar qualquer ação de pecado e necessitamos o perdão de Deus. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:11 “E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” 

Há esperança para aquele que pratica a homossexualidade. 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”
Se você está praticando a homossexualidade ou outra atitude contrária a Palavra de Deus, que deve fazer?
Primeiro, reconhecer o seu pecado. Salmos 51:2-4 “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” 

Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. Salmos 51:7-12 “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” 

Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. Salmos 32:1-6 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
Sem Jesus, a conseqüência do pecado é a morte espiritual sem direito a salvação eterna. Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
É amados, Jesus está voltando e cada vez mais o exército do anti-Cristo está se expandindo... Precisamos ser mais vigilantes!
ATOS 5:29 ... Importa antes obedecer a Deus que aos homens.
SÓ JESUS SALVA!
Rosilda Vieira
Senhor Jesus Cristo, Deus da minha vida!
                                                                                       Recebi esse mail  em 18/05/2011 estou colocando           para discursão.  Espero não ofender ninguém . 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Eclesiologia. “É assim que a Igreja simultaneamente ora e trabalha"

A questão  da Eclesiologia ou melhor o estudo  sobre a origem da  Igreja e algo novo porém antigo. Novo no sentido de só após o concilio Vaticano II que vimos a necessidade de ser estuda sobre de fato o que   é a Eclesiologia.  Antigo pois, sempre se preservou a questão da origem da Igreja, sempre se pregou e se defendeu uma origem Divina para Igreja uma origem  até certo ponto Fundamentalista. Quando citamos o texto do   Evangelho de Mateus: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela."  Quando na verdade a Igreja fruto de ação maior ela constituída com a    experiência do Povo que segue a Jesus e aos apóstolos,  é um espaço onde não há divisão de classes, Jesus rompe com a velha estrutura como afirma São Paulo: ''Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito."   Em todos os  textos a condição para fazer parte  da Igreja é professar a Fé no Cristo Jesus.
 Recordamos  que como já falamos  a eclesiologia como ciência teológica é nova mas em todos os povos existiu a Eclésia, que significa Assembléia, Convocação ou Reunião.  Na Grécia antiga  o espaço para se tomar as decisões era na praça pública na grande Eclésia, lá se decidia a vida  da comunidade e no antigo Israel também havia, assembléias com fim de tomar  decisões e celebrar a vida, 
  •  no pentateuco  aparece a  131 vezes a palavra assembléia
  • nos Salmos 34 vezes
  • Nos livros Proféticos: 17 vezes
  • Livros Históricos; 61  vezes
  • Em todo novo testamento aparece 21 vezes o termo Assembléia 
A palavra Igreja  aparece: 
  •   2 vezes no Evangelho Segundo Mateus: 16,18 e 18,17 
  • 50 vezes no texto de São Paulo
  • 1 vez na Carta de joão.(III São João 1,9)
  • 1 vez   nos escritos atribuídos  a São Pedro (I Pedro 5,13)
  • e Ainda 32 registros para Igrejas.
  • tradução da bíblia Ave Maria
No antigo testamento a o termo usado para as assembléia do povo de Deus era:  QHL YHWH,  ( LEIA: CARRAL YHAVÉ) como vimos no texto de Deuteronômio: 9,10 e  23,2-9  ou   I REIS: 8,65.    Esse textos demostram que a comunidade convocada tem a missão de decidir.  
Com o advento do Cristianismos que sofre a influência cultural dos Gregos, dos Romanos e traz consigo a herança judáica  vemos surgi o termo:  "EKKLESIA TÓU THEOU'  que se traduz como "IGREJA DE DEUS"  que nasce do Amor da Trindade onde Jesus é o Sacramento do Pai e a Igreja deve ser o Sacramento do Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.   
A Igreja no primeiro momento nasce perseguida e sofrendo tal perseguição parte para as Catacumbas:   As perseguições são um assunto de estudo vasto e complexo, com muitos aspectos políticos e religiosos que revestiram tanto a classe dirigente (imperador, senado, governadores de províncias romanas), como os mesmos cidadãos. As perseguições constituíam a defesa exagerada, em parte utópica, de uma ordem jurídica não mais capaz de garantir a paz romana, a segurança e o bem-estar das populações do império.
Desde o início, ao messianismo politicamente revolucionário e abertamente anti-romano dos Judeus, os cristãos opuseram um messianismo sem implicações políticas e pacífico; por isso, os órgãos romanos de governo mantiveram-se neutros ou até mesmo benévolos diante da nova religião, que encontrava escuta e simpatia até mesmo em ambientes da classe dirigente. 

A reviravolta decisiva aconteceu durante o reinado de Nero (54-68), que acusou os cristãos do incêndio de Roma, incriminando-os como membros de uma "superstitio illicita", fórmula que apela à declaração do Senado Consulto de 35. Parece que essa fosse substancialmente a justificativa jurídica de todas as perseguições, embora tenham sido acrescentadas outras motivações políticas e religiosas. 

A primeira grande perseguição durou quatro anos, desde o incêndio de Roma de 19 de julho de 64 até 9 de junho de 68, morte de Nero.
Seguiu-se um período de mais ou menos três anos de completa tranqüilidade. Domiciano (81-96), que tinha acentuado o culto do imperador, desencadeou uma breve perseguição nos últimos dois anos. 
No segundo século estourou uma nova perseguição sob Trajano (98-117), devido à proibição de criar sociedades que não fossem autorizadas (as "hetérias"). A quarta grande perseguição aconteceu no tempo de Marco Aurélio (161-180), quando o império foi afligido por carestias e pestilências e ameaçado pelos bárbaros. Os cristãos foram acusados de todas essas calamidades. 
Iniciando o terceiro século, sob Setímio Severo (193-211) deram-se outros fenômenos de perseguição desencadeados pelo furor popular contra os cristãos, declarados inimigos públicos e acusados de lesa majestade. Não parece, contudo, que o imperador tenha publicado qualquer edito de perseguição. 
Uma perseguição de natureza mais política e pessoal que religiosa foi ordenada por Maximino Trace (235-238), que se enfureceu contra os que apoiavam o seu predecessor Alexandre Severo, entre os quais muitos cristãos,. 
Em 244 assumiu o poder imperial o cristão M. Júlio Filipe (244-249), que nos cinco anos de reinado se opôs decididamente aos ambientes mais intransigentes do paganismo e ao fanatismo das multidões. Foi, por isso, odiado e desprezado por eles como traidor da religião e da tradição pagãs. 
Seu adversário Décio (249-251) praticou uma política de restauração da antiga religião nacional romana. Com um edito de 249-50 ordenou que todos os súditos do império oferecessem publicamente um sacrifício propiciatório (uma "supplicatio") aos deuses da pátria. Uma das primeiras vítimas foi o bispo Fabiano. A perseguição foi breve, mas muito intensa e geral.  O sucessor de Décio, Treboniano Galo (251-253), por ocasião de uma nova grave peste que devastou todo o império, ordenou sacrifícios expiatórios (holocausta), dos quais os cristãos não podiam participar, desencadeando, como reação, o ódio e o furor do povo.  No tempo de Valeriano (253-260) a perseguição, de individual e limitada em determinadas regiões, tornou-se coletiva e geral; ou seja, o cristianismo foi perseguido em todo o império como igreja, como hierarquia, como estrutura. Foi imposto o fechamento dos edifícios sacros, o confisco dos cemitérios (edito de 257), a pena de morte para os chefes religiosos (bispos, e diáconos); a perda da dignidade e o confisco dos bens para todos os demais cristãos (edito de 258). 
A perseguição cessou substancialmente no ano seguinte, com a captura do imperador na guerra persa (259), mas foi retomada de forma violenta e generalizada por Diocleciano e Galério nos inícios do século IV com os editos de 303 e 304. Estes impunham a destruição das igrejas, a entrega dos livros sacros e a ordem a todos os cristãos de sacrificar aos deuses, sob pena de condenação à morte. 
Com o edito de tolerância de 311 e o edito de Milão de 313, cessaram as perseguições e foram concedidas à igreja plena liberdade de culto e a restituição dos bens eclesiásticos confiscados. A religião cristã foi abertamente reconhecida como "religio licita", mas só em 394 o imperador Teodósio I obrigará o Senado a decretar a abolição do paganismo em todas as suas formas e, a partir daquele momento, o Cristianismo torna-se a religião oficial do império romano.  As Catacumbas fazem-nos reviver a vida da Igreja Primitiva. É verdade que as Catacumbas são apenas cemitérios, mas falam-nos com o testemunho histórico de um patrimônio riquíssimo de pinturas, esculturas, inscrições que ilustram os usos, os costumes, a vida dos antigos cristãos, a sua cultura, a sua fé. De fato, toda comunidade que vive, exprime-se e traduz a própria vida necessariamente em documentos escritos ou visuais. Os cemitérios, em muitas civilizações, são lugares onde "objetiva-se" a interpretação da vida e da morte. Assim, por exemplo, a maior parte do que conhecemos da cultura egípcia provém dos túmulos. 
As Catacumbas não contam apenas a história das perseguições, do holocausto e do culto dos mártires; apresentam também com clareza a fé da Igreja apostólica e dos primeiros séculos. A visita aos túmulos dos Apóstolos e às Catacumbas, memorial dos mártires, é um retorno às raízes, às fontes antigas da fé e da vida da Igreja dos primeiros séculos. «As Catacumbas são o seu testemunho histórico. Elas foram definidas com razão como «o berço do cristianismo e o arquivo da Igreja das origens».   Evidencia-se, na espiritualidade das Catacumbas" a fé da Igreja primitiva, sobretudo na centralidade de Cristo.
A espiritualidade das Catacumbas é cristocêntrica, sacramental, social, escatológica, bíblica, nova e transformadora. Ela não é só uma documentação da fé da Igreja primitiva, mas um estímulo forte a renovar pessoalmente a fé e o testemunho na vida pessoal.
Os peregrinos, que visitam todos os dias as Catacumbas, percebem o seu aspecto apologético e vêem a visita como uma verdadeira experiência espiritual. São sobretudo os jovens que descobrem o valor religioso das Catacumbas. As Catacumbas tiveram a pureza da fé dos primeiros cristãos, a oferta total de suas vidas, num lugar escuro e repelente, encontramos um lugar que irradia paz e graça, uma verdadeira e própria lição de vida, diante da coragem daqueles homens e mulheres, que revelam o segredo íntimo da espiritualidade da Igreja dos primeiros séculos em seu espírito jovial de conquista e martírio. Esse é o motivo pelo qual desenvolveu-se desde o início o culto dos mártires. Os cristãos sentiram a necessidade de reunir-se junto de suas sepulturas para festejar o aniversário do martírio daqueles gloriosos campeões da fé. 
Milhões de visitantes de todas as partes do mundo, ao longo dos séculos, fizeram uma peregrinação às Catacumbas cristãs de Roma, e pereceberam o humilde esplendor do primitivo testemunho cristão, acolhidos pelos mártires da Igreja e pelos inúmeros cristãos que testemunharam a própria fé na vida de todos os dias. Os peregrinos vindos de todas as regiões do império: do Oriente, bispos ilustres como Inácio de Antioquia, Policarpo de Esmirna, Abércio de Gerápoles, e simples fiéis, porque todos - segundo João Crisóstomo - «olham para Roma com seus dois luminares Pedro e Paulo, cujos raios clareiam o mundo». 

No primeiros 3 séculos a Igreja tem consigo  a necessidade de ter o CONSENSO FIDEI e sua liturgia totalmente familiar sem ritualização do Culto ou ainda a sacerdotização do ministério  de quem preside a Comunidade e quando  a  Igreja é aceita e se torna  a Religião do Estado e que temos uma das fases que a Igreja, deixa de ser sinal de Comunidade e até certo ponto  esquece o projeto de Atos 2,42 e passa adotar algumas práticas que fogem do projeto de Deus, mas ainda não temos a uma Igreja  centralizada só mas tarde temos o projeto de um Só Senhor, um só Rei e Um só Representante do Cristo aparto do Século VII dC.  Tal conflito  pendura até o seculo XIII  quando a Igreja de Roma excomunga a Igreja Oriental e vice versa. Sem mencionar o confronto das Querelas das investiduras. e a reforma gregoriana que durou até o Concilio  Vaticano II.
O concilio vem propor uma nova Eclesiologia em  um Tempo que a humanidade vivia a grande Crise da Guerra Fria,  o Papa João XXIII, convoca o concilio Vaticano II que tem a finalidade de resgatar aquele calor, o carisma de anunciar a boa nova que havíamos perdido em nossas comunidades.  Com  a morte no meio do concilio de João XXIII a Igreja  elege seu sucessor que vai dar continuidade e entres vários documentos que assina ele nos presenteia com um dos documentos mais completos sobre Eclesiologia no século XX que a Constituição Dogmática Lumen Gentiu. 
   No primeiro momento o documento diz o porque foi escrito, qual o seu objetivo, fala sobre a vontade salvifica de Cristo, sobre a missão confiada a  O Pai Lhe confiou e ainda elenca a presença do Espírito Santo nesta obra de que é um povo Unido junto a Trindade Santa.
Nos recorda do mistério da fundação desta Igreja nos falando de um projeto de um Reino e apresenta várias imagens da Igreja  que são: Construção de Deus, Campo de Deus, Nossa Mãe, Jerusalém Celeste e mais usado em nossas comunidades que é Corpo Místico de Cristo. Outro destaque se pode dar é   ação profética que somos chamados quando o documento fala que Jesus cumpriu sua missão no meio da Pobreza  e na perseguição  somos chamados a imitá-Lo, anunciando o Reino de Deus  e nos recorda que essa Igreja é um mistério e o Sacramento de Jesus  no Mundo.
O documento ainda vai destacar um capitulo para cada parte especifica: Sacerdócio comum dos fiéis, nos recordando que somos  um de sacerdotes, a importância do Primado de Pedro, a  relação dos presbíteros  com seu Bispo e fiéis  e depois de muito tempo  sem esse ministério o Concilio nos restaura a função de Diácono na Igreja  o Lúmen Gentiu  tem todo um pedaço que elenca a função do Diácono na Igreja partícula. No Capitulo  IV é todo dedicado a missão do Leigo.
O documento termina falando da Virgem Maria, porém antes ele vem convocando todos a santidade  os Fiéis Leigos com seus pastores, segundo a vocação que receberam.
Temos um novo ar um outro Jeito.  

                                   É assim que a Igreja simultaneamente ora e trabalha para que toda 
   a humanidade se           transforme em Povo de Deus, corpo do Senhor e templo do 
Espírito Santo, e em Cristo, cabeça de todos, se dê 
ao Pai e Criador de todas as coisas toda a honra e toda a glória

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FAVELA E SUA ORIGEM


                        
Favela com o Cristo Redentor ao fundo.

 
Você já parou para pensar qual o motivo de chamarmos os bairros pobres e sem infraestrutura de "FAVELAS"? Eu sempre achei que fosse um nome indígena ou qualquer coisa assim,mas a história é bem mais interessante que isto.
O origem do nome "FAVELA" remete a um fato marcante ocorrido no Brasil na passagem do século XIX para o século XX: a Guerra de Canudos.
Na Caatinga nordestina, é muito comum uma planta espinhenta e extremamente resistente chamada "FAVELA"

FAVELA ( Cnidoscolus phyllancatus)
Produz óleo comestível e combustível

Entre 1896 e 1897, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de sertanejos cansados da humilhação e dificuldades de sobrevivência num Nordeste tomado de latifúndios improdutivos e secas, criam a cidadela de Canudos, no interior da Bahia, revoltando-se contra a situação calamitosa em que viviam. 

Mapa da Região de Canudos - Bahia

Em Canudos, muitos sertanejos se instalaram nos arredores do "MORRO DA FAVELA", batizado em homenagem a esta planta.
Estátua de Antonio Conselheiro olha pela Nova Canudos.

 A cidade original foi alagada para a construção de um Açude
Morro da Favela em dois momentos: Guerra de Canudos (esquerda) e atualmente (Direita)
Com medo de que a revolta minasse as bases da República recém instaurada, foi realizado um verdadeiro massacre em Canudos, com milhares de mortes, torturas e estupros em massa, num dos mais negros episódios da história militar brasileira, feito com maciço apoio popular.
Quando os soldados republicanos voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seus soldos, e por falta de condições de vida mais digna, instalaram-se em casas de madeira sem nenhuma infraestrutura em  morros da cidade (o primeiro local foi o atual "Morro da Providência"), ao qual passaram a chamar de "FAVELA", relembrando as péssimas condições que encontraram em Canudos.

Morro da Providência em foto antiga. Onde tudo começou...

Morro da Providência atualmente
Este tipo de sub-moradia já era utilizado a alguns anos pelos escravos libertos, que sem condições financeiras de viver nas cidades, passaram também a habitar as encostas. O termo pegou e todos estes agrupamentos passaram a chamar-se FAVELAS.
Mas existem vários "MITOS" sobre as Favelas que precisam ser avaliados...

01 - Costumamos achar que as maiores Favelas do mundo encontram-se no Brasil, mas é um engano. Nenhuma comunidade brasileira aparece entre as 30 maiores do Mundo. México, Colômbia, Peru e Venezuela lideram o Ranking, em mais um triste recorde para a América Latina.







Vista aérea da Favela de NEZA, nas proximidades da Cidade do México
A Maior do Mundo, com mais de 2,5 milhões de Habitantes

02 - Outro engano comum é achar que as Favelas são um fenômeno "terceiro-mundista", restrito a países subdesenvolvidos ou emergentes. Apesar de em quantidade bem menor, países desenvolvidos como Espanha também tem suas Favelas, chamadas por lá de "Chabolas".
Chabolas madrileñas, as favelas espanholas

03 - E um terceiro mito é o de que as Favelas apenas aumentam, não importa o que o governo faça...A especulação imobiliária e planos governamentais já acabaram com algumas favelas, mesmo no Rio de Janeiro. O caso mais famoso é o da Favela da Catacumba, ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi extinta em 1970. A Favela do Pinto também é um outro exemplo...
Favela da Catacumba na Década de 60. Hoje, parque e prédios de luxo
                                         Dizia-se que no local existiu um Cemitério Indígena. 


Vista do Morro da Babilônia com Corcovado ao fundo

Babilônia
A vegetação exuberante e a vista privilegiada de Copacabana levou os moradores a compararem o local com os "Jardins Suspensos da Babilônia".
  
Rocinha

Rocinha 
Nos anos 30, após a crise da Bolsa de 1929 que levou vários produtores de café à bancarrota, o  terreno da Fazenda Quebra-Cangalha foi invadido e dividido em pequenas chácaras, que vendiam sua produção na Praça Santos Dumont, responsável pelo abastecimento de toda a Zona Sul da cidade. Quando os clientes perguntavam de onde vinham os legumes, diziam: "-É de uma tal Rocinha lá no Alto da Gávea"
  
Morro da Mangueira

Mangueira
Nos anos 40, na entrada da trilha de subida do Morro, que na época ainda era coberto pela mata, foi colocada uma placa que dizia: "Em breve neste local, Fábrica de Chápeus Mangueira". A fábrica nunca foi construída, mas a placa permaneceu, batizando uma das mais emblemáticas comunidades cariocas.
Morro do Vidigal

Vidigal
Em homenagem ao dono original do terreno onde hoje se localiza a Favela, o Major Miguel Nunes Vidigal, figura muito influente durante o Império.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
Nelson Mandela


*** LIBERTADE ABSOLUTA DE CONSCIÊNCIA ***
Recebi através de E-mail

Mês de Maio - Mês de Nossa Senhora



Nossa Senhora de Guadalupe
Padroeira das Américas.
A Igreja desde do inicio sabiamente proclama Maria Santíssima Mãe da Igreja e de todo o povo de Deus. Nossa Senhora pela sua maternidade torna-se a co-redentora e o seu Sim ao Anjo Gabriel, dando inicio ao projeto de uma aliança definitiva com a humanidade. Imaculada, doravante e honrada é invocada por todo o povo cristão. Jesus Cristo não nos deixa somente a Igreja, quando se eleva ao Pai, Para nós, cristãos católicos, Maria tem um lugar especial em nossa Fé, pois a devoção a Nossa Senhora gera frutos imprescindíveis do amor incondicional ao Verbo de Deus que é o Amor Encarnado e revela um Cristo tão humano que nasce de uma Jovem, honrando-a com o titulo mais nobre e tão simples que é o de Mãe, independente da cultura ou da questão Teológica, todos tem uma Mãe.  Os Cristãos tem  uma Mãe na terra e uma  Mãe no Céu, pois  Jesus Cristo, foi e é filho de Maria e  nos deu como Mãe da Igreja,  através de João, o discípulo amado quando do alto do sofrimento da Cruz diz: "Eis ai Tua Mãe" e “Mãe eis ai o teu filho”.  Como nossa intercessora é Maria que nos ampara, pois sua dedicação e entrega a Jesus é o maior presente que poderíamos receber da Graça do Pai, para continuar firmes e convictos de que não somos órfãos,  Jesus o Filho de Deus, na sua missão e pelo nosso batismo nos faz seus irmãos, portanto filhos de Maria a  Rainha da Paz,  a Virgem de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, da Conceição, de Aparecida, da Penha e todos os outros títulos que não conhecemos.   As aparições de Nossa Senhora queiram ou não dão prova de sua proteção para com os filhos de Deus, em Fátima pede que rezemos o terço para encontrarmos o caminho da Paz.
Portanto, o mês de maio, dedicado pela Igreja a Maria é o tecido que permeia a nossa fé, pois, sejamos devotos ou não de Nossa Senhora, ela está presente em nossas preces e orações, a reza do Santo Terço nos ajuda e sempre ajudará a caminhar nos passos de Jesus.
Vitral na Comunidade N. Sra das Graças da Paróquia
São Pedro e São Miguel Arcanjo /
Diocese de Nova Iguaçu  
Olhando os descaminhos da humanidade com seus modernismos onde a família fica em último plano, concluímos, que    tal prática promove o isolamento social e as vezes  gera atitudes violentas contra a dignidade de Jesus presente em todos os seres Humanos. A Igreja ver essa realidade julgando-a aos olhos de Jesus Cristo e suas ações se baseiam no Evangelho, convocando todos os Batizados  para assumir a sua  vocação de profetas do Reino de Deus  defendendo a vida e obedientes ao mandamento da  Mãe em Cana da Galiléia  que nos ordena para   fazer: “TUDO O QUE JESUS MANDAR”.
Visto que Maria a Mãe de Jesus e nossa Mãe,  é  para os Cristãos a Ave cheia de Graça, como assim anunciou   o Anjo Gabriel e Bendita para sempre entre todas as mulheres  como Santa Isabel  proclamou
O texto é  de autoria de Edson  Oliveira com revisão de Daniel Nonato e é  uma homenagem a Nossa Senhora  e vai ao ar no Programa: Questões de Fé do Dia 14/05/2011 na Radio Catedral  FM 106,7  às 16 hora e 10 min.  Programa animado  pela Equpe de Comunicação do MCC / DNI: composta por; Almir Tavares,  Carlos Otavio,   Daniel Nonato,  Edson Oliveira, Moisés Arantes,  Ronildo e   Waldemir.  

terça-feira, 10 de maio de 2011

A mensagem de Fátima ecoa hoje com ainda mais vigor



Santuário de Fátima - Portugal
 Era 13 de maio de 1917, uma manhã de domingo como tantas outras, quando o Céu se abriu e Nossa Senhora veio visitar a terra, trazendo um apelo de conversão para toda a humanidade. Escolheu como mensageiros os humildes pastorinhos da Serra de Aire, Jacinta de 7 anos, seu irmão Francisco, de 9, e sua prima Lúcia, de 10 anos.
 O lugar escolhido também surpreende pela simplicidade. A Cova da Iria era uma terra de pastagens para o rebanho de ovelhas, coberta de uma vegetação rasteira, pedras e algumas árvores, como a azinheira, utilizada por Nossa Senhora do Céu como púlpito, para falar aos pequeninos e através deles ao mundo inteiro.
 O fato é que, há 94 anos, o 13 de Maio é um marco na história de Portugal, da Igreja e do mundo. A vida daquelas crianças também mudou completamente depois daquele dia. Fiéis ao apelo de Nossa Senhora: «Oferecei a Deus todos os sofrimentos que Ele vos enviar, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores».
 Os três pastorinhos entregaram-se a esta sua grande missão, principalmente pela recitação diária do terço e a prática de sacrifícios, de tal modo que já em 1919 e 1920, respectivamente, Francisco e Jacinta foram levados para o Céu. E depois de a Santa Igreja ter reconhecido as virtudes heróicas deles e um milagre por meio da intercessão deles, o Papa João Paulo II – no dia de 13 de maio de 2000 – declarou-os beatos, reconhecendo assim o cumprimento heróico da missão que receberam de Nossa Senhora.
 Na terceira aparição da Virgem Maria às crianças – em julho de 1917, Lúcia recebeu de Nossa Senhora uma missão específica: «Jesus quer servir-Se de ti, para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração». Missão que ela assumiu com muito empenho durante toda a sua vida.
 Em outubro daquele mesmo ano, conforme a Senhora havia prometido, concluiu-se o ciclo das aparições. Aquele dia ficou marcado com o surpreendente “Milagre do Sol” – historicamente certo e reconhecido inclusive pela ciência. Diante deste sinal de Deus, o bispo D. José nomeou em maio de 1922 uma Comissão Canônica para o processo Diocesano das Aparições e em 13 de outubro de 1930 declarou como dignas de crédito as visões das crianças na Cova da Iria, permitindo oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima que, a esta altura, já atraía milhares de peregrinos de diversas partes do mundo ao local.
 A essência da Mensagem de Fátima é chamar a atenção dos homens para as verdades eternas da salvação. Sua primeira exigência é a reparação das ofensas cometidas contra Deus, contra Jesus e contra o Imaculado Coração de Maria.
 Jacinta Marto, a mais nova entre os três videntes, expressava esta verdade quando já enferma – e totalmente absorvida pelo desejo do Céu – vivia seus últimos dias aqui na terra. «Se os homens soubessem o que é a eternidade, faziam tudo para mudar de vida», proclamava ela.
 Francisco, que tinha caráter firme e era, segundo relatos, o mais radical nas penitências, era de poucas palavras e de muita oração. Sabendo que seria logo levado ao Céu pela Branca Senhora, não queria outra coisa senão consolar o coração de Jesus com suas orações e penitências. Enquanto a sua irmã e a prima iam à escola, ele aproveitava para ficar com “Jesus Escondido”, como costumava referir-se à Santíssima Eucaristia.
 À Lúcia foi confiada – pela Virgem de Fátima – a missão de nos transmitir a Mensagem de Fátima, guardar por um tempo “o Segredo de Fátima” e ser, durante sua vida na terra, um sinal concreto de fé e esperança para os peregrinos e devotos de Nossa Senhora. Faleceu aos 98 anos, em 13 de fevereiro de 2005.
 Noventa e quatro anos já se passaram e a Mensagem de Fátima parece-nos ecoar com ainda mais vigor. As inúmeras graças alcançadas e o número cada vez maior de peregrinos que vêm à Cova da Iria são sinais evidentes da presença real da Mãe de Deus neste lugar.
 Apoiemo-nos com fé na promessa que a Senhora nos fez: «Por fim meu Imaculado Coração triunfará» e caminhemos como fiéis peregrinos rumo à salvação eterna.

O SUCESSO!!!


 Aos 02 anos sucesso é: conseguir andar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlhXFafWVsYfUYafyrcfH9TASFTaI7DYgkBTtYX0UwPnt18LvIq7JRXK1m9m-57m93yoiUKfOErn8OJmCIet41DNQZEY8J_72zoYqRCVLh7hTWrF3rfdGdsxeLopgcPNpqNKDM_264PjnH/s200/456411.gif

 
 Aos 04 anos . sucesso é: não fazer xixi nas calças.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQuIaNpCDdWjIL7QlsE8JT8St5RFCH1fv6y_wFEHUr02ULAGw-SKXd-kP6TcrYnWv5hXP7CZ7Z9w7C1wkifBdFKjNKKGE9A_NjjIcMOXkcTA1uI5lJUJQq5vD0roldOlw57viu-ZlqAi36/s200/imagem.JPG
 


 Aos 12 anos . sucesso é: ter amigos.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhknHODmz2UKa_DcZkvCwUUgvKpZB7JTdDu_RkOoQiekQHbjo9Ta8n0kXckM0VV-SpLECtL0aieVht5u1BXJrPeRBOj9xLpCT1FGwF8czT5AmmiU3Eg2KMASzesxA-0DL6aCK6lK_hKXFDV/s200/quando-os-filhos-podem-viajar-com-os-amigos-57-36.jpg
 

 Aos 18 anos . sucesso é: ter carteira de motorista. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia_fPX6HsIjSbF_VCT-JudSTMH3FXtNEHsoK9X9gBF8JTUOMsPHQKWRJ7ctgZZHUWib4RJb2xlGqSb30LGqEp_C-VKLUNbSrNMREKmzFbEaHjx0jyDfoD-XD7Ct-hnL3IIeg9nFtRamJb9/s200/Renova%C3%A7%C3%A3o-CNH-Poupatempo.jpg
 
 Aos 20 anos . sucesso é: fazer sexo.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCiM-4PgsfM7Lku79QtzjKzNeKgUD4Z9RW8usiE0FxdwO1QekBhc01cTtZk4jLZFH2xjLs05-iccvt0LAZU8nn4pHuZFYZiC5IDm1tWEduMFyAQmU7uSxKU1hva0bWdA-7yd73i1YpSMhj/s200/amor.jpg
 
 Aos 35 anos . sucesso é: dinheiro.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicFiiCkCWiu3yVXoVwJqaaJbzn2QWrxdjsjnGIPDqdDMJ2dSU8jaBzt_l1DdXtnhz2ctkf8x3WJ4OLQjMIPGV08t33ro_TGJS54WaK0Pgkfoc-gfluBXHKdvBAhDiuFQVqojw19uTuA8TA/s200/empreendedor.jpg
 
 Aos 50 anos . sucesso é: dinheiro.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1cwCXSYwiQddozvwwuQygJIeP4AEIXdy73teaM_AFneG8vI0UHPuqKBMr8yIvdFh4k7_T4s5FS_owPJgGOFYNvdjso9TFz7EvsxMk4PLYkwzgHmMuytg757nyO8raQ3gx15XJEulSLsXe/s200/livro-o-empreendedor-roberto-justus1.jpg
 
 Aos 60 anos . sucesso é: fazer sexo.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhR-9kN55Bq3VJuFypTv_cocIyEWdfVS-En8oI8BOZQcvzMjxOYtQ7P6sisBlgub_r2oBjheCBJMYRnVvfuDi1WdmFINP8I-0rMAQ6tUb2d7gkFFdtnbGUb1EE0ndRhgp7q1CNSm8mIhIdE/s200/terceira_idade_2_jpg.gif
 
 Aos 70 anos . sucesso é: ter carteira de motorista.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjd9lsDGn7004ZTt8QPev-5HvvMDDEKQn1X3eVoyM4E0FY4xC516au0qWfB6VW0Y5BVEeH5Jp9c7SaDhvPmlfTO2noIavrLcmlOb24fwmyY8bp2CS7mW0btTCdr_1bvuG7GEojAZhUK_jkm/s200/Carteira+de+motorista.jpg
 
 Aos 75 anos . sucesso é: ter amigos.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWMPo9iq8dRrZ5_kD-v9CLYpOtoC9k0aKaJc9XyuTN9B9VkIv7quqI8SccII-uLIFrbE18gqxr0jSzzcWsQmVZ9vidKJ3xCV4Khxwx3_3HQO2kqhXT2VzRAxQxJ1qRq1Amax0773Thj-sm/s200/terceira-idade-internet.jpg
 
 Aos 80 anos .. sucesso é: não fazer xixi nas calças.  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOtwY1ikqD91hdbkkfhmxraVYPpYQ25nbzsTPR6lvm8hva131iXLql609pOQ_ziPkw6Uxd5y55cC4xrxxIDWNJfl_wrgTTiIr4MCsFNcz_hpNgBWrRZn6qZ63yMn75h43Kbvb5AD8xfe3b/s200/d624f5f4fda475c1ecc99da51bd28de0.jpg
 
 Aos 90 anos . sucesso é: conseguir andar. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGiaqrryBT3fNcB-OOs4xuetcR7awndpTm_zIoCfyrehZNJiPxyJfy8XdVKcHhuFrMK_viGCNP0kOlnjeh0AOWXLLr_586ZFALmdpKRRmyVdazdVyczCPvU62r2fFmmOFO8ussjGBgeXdH/s200/54277886_1.jpg
 
 ASSIM É A VIDA....
PORTANTO , AME , BRINQUE , PERDOE E APROVEITE A VIDA....
SEJA FELIZ"