quarta-feira, 30 de março de 2011

XXVIII Assembléia do Movimento de Cursilhos de Cristandade - Regional ...


Assembléia do Movimento de Cursilhos de Cristandade no momento de encerramento


quinta-feira, 24 de março de 2011

No apagar das Luzes, a lei da ficha limpa fica para 2012

A grande lavanderia do STF.
Não sei o que escrever ao ver que esse país faz cumprir a Lei quando ela tem quer ignorada e a lei é ignorada quando tem que ser colocada em prática. Durante  13 anos os Organismos sociais (CNBB e OAB) tem feito o seu  papel  de promover a concientização do cidadão sobre a importância  de uma lei que proíba  a candidatura dos políticos que tivesse algum impedimento  jurídico.
Foi uma luta, recolhe assinatura aqui e enviar para o comitê  central ,  agora vemos  esse fim  cômico, para não dizer trágico.  Quando a lei foi votada no Supremo, tratou-se de  dá um jeitinho (aposentaram o Ministro  Eros Grau) para que ficasse empatado a e não houvesse  um decisão no calor do preito eleitoral e para  2012  já estão caçando brechas na lei. Cá entre os bobos, estava tudo armado, tudo decidido, não tinha  nada para mudar. A interpretação da Lei feita por seis pessoas, vale mais,  que a vontade de mais de um milhão de brasileiros, só pode ser coisa de Brasil. 
O supremo se amarrou, a Presidência da República se omitiu, pois, não era hora de decidir nada, ou não podiam decidir nada.  Agora o Senhor Ministro do Supremo Tribunal determina  que a lei não devia ser votado em ano de eleição, esta na Constituição brasileira , afirmava na TV Justiça, aliás constituição que vive sendo quebrada pelos donos de gado e gente desta nação feita do Povo Brasis, (não conheço constituição com mais emenda  que a brasileira). Se formos recorda a historia da lei da Ficha Limpa, ela nasceu em 1996 com  em uma Campanha da Fraternidade que o Tema: "Fraternidade e Política"  e o lema: "Justiça e Paz se Abraçarão"  movimento  feito pela Igreja Católica no tempo litúrgico da quaresma.  A decisão do nobre Ministro com a leitura legalista e algo absurdo ao meu ver,  se temos o desejo popular de mais de um Milhão de Brasileiros,porque não considera-lo .

Será que não faltou ética?
  •  Em seis ministros do nosso supremo?
  • No ministro Eros Grau que fugiu para aposentadoria? 
  • No presidente da República que não nomeou o ministro no momento da decisão e das eleições de 2010?
  • Nos cidadãos que insistem em vota em candidatos que é ladrão do dinheiro público?
São  perguntas que vale a pena refletir,  mas te  falo uma coisa não existe lei maior que lei do voto limpo, essa vai ser a nossa campanha agora.

veja meu texto sobre os candidatos  e sobre o eleitor.  Sabemos que a política não é BBB, mas no final  você que decide.
Como votou cada Ministro do Supremo:

Outros textos sobre política:   

ELEIÇÃO 2010 - TENS QUE SABER ESCOLHER.

terça-feira, 22 de março de 2011

Deus nos livre de um País evangélico.


Peço licença ao irmão JOELSON GOMES, pr. reformado, Congregacional, formado em Teologia (Th. B.) pelo Seminário Teológico  para publicar essa matéria, haja visto que é uma matéria  dever ser refletida por todos.
Daniel Nonato

Jovem participa da Marcha para "Gezuiz"
 2010 com a bandeira de Israel, olha só o tudo a ver
 gospel.

Começo este texto com uns 15 anos de atraso. Eu explico. Nos tempos em que outdoors eram permitidos em São Paulo, alguém pagou uma fortuna para espalhar vários deles, em avenidas, com a mensagem: “São Paulo é do Senhor Jesus. Povo de Deus, declare isso”.
Rumino o recado desde então. Represei qualquer reação, mas hoje, por algum motivo, abriu-se uma fresta em uma comporta de minha alma. Preciso escrever sobre o meu pavor de ver o Brasil tornar-se evangélico. A mensagem subliminar da grande placa, para quem conhece a cultura do movimento, era de que os evangélicos sonham com o dia quando a cidade, o estado, o país se converterem em massa e a terra dos tupiniquins virar num país legitimamente evangélico.
Quando afirmo que o sonho é que impere o movimento evangélico, não me refiro ao cristianismo, mas a esse subgrupo do cristianismo e do protestantismo conhecido como Movimento Evangélico. E a esse movimento não interessa que haja um veloz crescimento entre católicos ou que ortodoxos se alastrem. Para “ser do Senhor Jesus”, o Brasil tem que virar "crente", com a cara dos evangélicos. (acabo de bater três vezes na madeira).
Avanços numéricos de evangélicos em algumas áreas já dão uma boa ideia de como seria desastroso se acontecesse essa tal levedação radical do Brasil.
Imagino uma Genebra brasileira e tremo. Sei de grupos que anseiam por um puritanismo moreno. Mas, como os novos puritanos tratariam Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Maria Gadu? Não gosto de pensar no destino de poesias sensuais como “Carinhoso” do Pixinguinha ou “Tatuagem” do Chico. Será que prevaleceriam as paupérrimas poesias do cancioneiro gospel? As rádios tocariam sem parar “Vou buscar o que é meu”, “Rompendo em Fé”?
Uma história minimamente parecida com a dos puritanos provocaria, estou certo, um cerco aos boêmios. Novos Torquemadas seriam implacáveis e perderíamos todo o acervo do Vinicius de Moraes. Quem, entre puritanos, carimbaria a poesia de um ateu como Carlos Drummond de Andrade?
Como ficaria a Universidade em um Brasil dominado por evangélicos? Os chanceleres denominacionais cresceriam, como verdadeiros fiscais, para que se desqualificasse o alucinado Charles Darwin. Facilmente se restabeleceria o criacionismo como disciplina obrigatória em faculdades de medicina, biologia, veterinária. Nietzsche jazeria na categoria dos hereges loucos e Derridá nunca teria uma tradução para o português.
Mozart, Gauguin, Michelangelo, Picasso? No máximo, pesquisados como desajustados para ganharem o rótulo de loucos, pederastas, hereges.
Um Brasil evangélico não teria folclore. Acabaria o Bumba-meu-boi, o Frevo, o Vatapá. As churrascarias não seriam barulhentas. O futebol morreria. Todos seriam proibidos de ir ao estádio ou de ligar a televisão no domingo. E o racha, a famosa pelada, de várzea aconteceria quando?
Um Brasil evangélico significaria que o fisiologismo político prevaleceu; basta uma espiada no histórico de Suas Excelências nas Câmaras, Assembleias e Gabinetes para saber que isso aconteceria.
Um Brasil evangélico significaria o triunfo do “american way of life”, já que muito do que se entende por espiritualidade e moralidade não passa de cópia malfeita da cultura do Norte. Um Brasil evangélico acirraria o preconceito contra a Igreja Católica e viria a criar uma elite religiosa, os ungidos, mais perversa que a dos aiatolás iranianos.
Cada vez que um evangélico critica a Rede Globo eu me flagro a perguntar: Como seria uma emissora liderada por eles? Adianto a resposta: insípida, brega, chata, horrorosa, irritante.
Prefiro, sem pestanejar, textos do Gabriel Garcia Márquez, do Mia Couto, do Victor Hugo, do Fernando Moraes, do João Ubaldo Ribeiro, do Jorge Amado a qualquer livro da série “Deixados para Trás” ou do Max Lucado.
Toda a teocracia se tornará totalitária, toda a tentativa de homogeneizar a cultura, obscurantista e todo o esforço de higienizar os costumes, moralista.
O projeto cristão visa preparar para a vida. Cristo não pretendeu anular os costumes dos povos não-judeus. Daí ele dizer que a fé de um centurião adorador de ídolos era singular; e entre seus criteriosos pares ninguém tinha uma espiritualidade digna de elogio como aquele soldado que cuidou do escravo.
Levar a boa notícia não significa exportar uma cultura, criar um dialeto, forçar uma ética. Evangelizar é anunciar que todos podem continuar a costurar, compor, escrever, brincar, encenar, praticar a justiça e criar meios de solidariedade; Deus não é rival da liberdade humana, mas seu maior incentivador.
Portanto, Deus nos livre de um Brasil evangélico.
Ricardo Gondim 


segunda-feira, 21 de março de 2011

A presença de Obama no Brasil.

  Observei durante esses dias a presença do lider estadounidense   em nosso país, não puder deixar a indignação em silêncio, não é possível ficar calado diante de tanto Oba oba para a familia Obama. Vi  ruas sendo preparadas, buracos sendo tampados e toda uma preocupação com segurança fora do normal.  Mas pude ver na grande mídia jovens brasileiros em Brasilia se esforçando para entender uma brasileira  falando o idioma norte-americano. Pude ver tantos elogios do Obama ao nosso país que  até acreditei em Papai Noel, em fadas e  no coelhinho da Páscoa.  
Vamos aos fatos:  sabemos que o  modelo de economia  estadounidense esta em crise e que estão na dependência de povos do  terceiro mundo. Eles estão precisando de nosso petróleo, de nossas reservas ambientais  e tudo mais para não entrar em colapso total.  Tanto elogio a  democracia brasileira e critica ao regime  militar do Brasil, parece que  ele é  de outra nação  e não aquela que ajudou a nossa Pátria ser duramente golpeada  em 1964 e ainda nos compara com os países  que agora lutam para derrubar as ditaduras que de forma indireta ou diretamente foi planejada pelos lideres estadounidenses.  
Ainda vi por um segundo na grande mídia o protesto pedindo que ele  não viesse, que ele ficasse na Casa Branca,  que fosse pescar ou fazer qualquer outra coisa longe da nossa Pátria.  Como falei um segundo porque o restante foi só alegria festa pelo Presidente que nos agraciava com a sua presença.  Achei que estava voltando ao tempo do império, da idade média  ou qualquer período da História que os lideres eram  divinizados. Ruas eram fechadas, nossas tropas sob comando de estrangeiros e tudo mais para que o lider Obama, até prender  companheiros os que protestavam contra  a presença do lider norte americano,  tudo preparado para que o ele     tivesse uma presença marcante  em nossas terras e não encontrasse com   manifestações de repudio a sua pessoa ou ao seu  país .
Agora ele esta a caminho do Chile outra Pátria que foi tratada como terceiro mundo e também sofreu golpes da ditadurta financiada pelo poder mundial (Estado Unidos) 
Abaixo segue alguns textos que recebi através de e-mail
D.Nonato 

Texto de 20/03/2011
Companheiros,
estou divulgando uma notícia absurda. Ontem na manifestação contra o Obama, diversos companheiros do SEPE foram presos. Hoje estive no SEPE e estou sabendo que são quinze companheiros (incluindo uma senhora com setenta anos), entre homens e mulheres, que foram presos no ato ontem e levados (mulheres e homens no mesmo transporte) para Bangu. A pior notícia é que ficarão até segunda feira. A situação é bem difícil. Os camaradas estão presos em celas comuns e, segundo informaram, dividindo-as em média com cinquenta pessoas. Os advogados do SEPE estão lutando, mas dificilmente conseguirão algo. O que eles informaram é que na hora que foram presos, na delegacia estava a Marta Rocha (chefe da Polícia Civil) e outros seis delegados girados só pra esta tarefa. Outro aspecto que os advogados passaram: a ordem pra soltar somente na segunda teria partido de Brasília e a Dilma está intervindo diretamente no caso junto ao Sergio Cabral. Na sexta o PT ja havia lançado nota desautorizando a participação no ato de qualquer petista. Para evitar qualquer tumulto, isolaram os camaradas em bangu até domingo pra que não haja novas manifestações.
Esta é a democracia que existe em nosso país e hoje é defendida pelo Partido do governo e seus capangas. Foi por isto que muitos camaradas lutaram e muitos continuam a lutar ainda hoje para eleger estes covardes. O planalto, coordenado no momento pela Dilma, é um verdadeiro comitê das classes dominantes e ai de quem lutar contra este.
Toda solidariedade aos camaradas presos!!!!!!!!!
Rodrigo Lamosa

Texto de 21/03/2011

Pois é, havemos de nos solidarizarmos com todos que sofrem opressão e, também, mostrar nossa indignação com a injustiça e desenvolver ações contra a mesma.


Uma das ações é a oferta de informação ampla, mas, hoje a reflexão não pode ficar somente nas eleições ou não de determinadas pessoas, embora isso, também seja importante.
Havemos de aprofundar nossa reflexão, porque as práticas políticas hoje se diluíram ao ponto de se ver militar lutando contra governo, sem ser golpe, o povo derrubando governo autoritário para entregar o poder a militares(Egito), governos com uma roupagem democrática, mas que age da forma que está sendo declarada nesse e-mail, meios de comunicação que sempre estiveram ao lado do poder, agora, nem, se quer, dão uma notinha.
Enfim, acho que a comunicação hoje é o campo de ação

Francisca de Assis Rocha Alves
Texto de 21/03/2011

Vamos ao fatos.

O PT participou dos atos contra a vinda do Obama ao Brasil e especificamente ao RJ, teve um documento do presidente do partido que não fomos consultados, por isso mesmo convocamos nossa militância para se fazer presente no atos contra o governo dos EUA, estavámos ontem no centro do RJ e depois em frente ao Teatro Municipal, o PT esteve presente querendo ou não seu presidente, a minha corrente
Articulação de Esquerda estava lá e demais companheiros de outras corentes do PT também estavam lá!!!

E na nota distribuída pela imprensa encaminhada pelo camarada Chico Alencar em seu site a maioria das assinaturas eram do PT, também assinaram o manifesto o PSOL, PV , PPS e PC do B.



 Ronaldo Cerqueira
             

terça-feira, 15 de março de 2011

Pai Nosso dos Martires, precisamos continuar rezando.

Durante minha juventude vivi momentos em que nosso país precisava de mudanças de  construir o novo e do povo no poder.  Sei que não vivi os tempos da ditadura onde a sola da botina esmagava qualquer indicio de liberdade ou de direitos iguais, mas vivi e vivo ainda a ditadura do capital onde o ser humano vale o que produz. Em minha mocidade vi um partido que se  dizia povo chegar ao poder e vejo esse Partido se parti e assim, destruir o Sonho de muitos que acreditavam que esse país teria uma  situação melhor, que a tal ditadura acabaria.Com esse governo, vimos nascer  um projeto marketeiro  para deixar o povo refém do assistencialismo lulista (Bolsa Familia). Precisamos de país  que funciona: saúde, educação, moradia, trabalho, lazer e tudo mais que traz ao ser humano a dignidade de cidadão. O povo não pode ser refém de deste projeto que visa  acorrenta-lo com a ditadura da preguiça e do capital.
 Aprendi a cantar com o povo que faço parte essa canção do Pai Nosso que fala de tudo isso, que é uma denuncia profética de tudo que vivemos e de tudo que ainda temos que enfrentar para fazer deste país uma Pátria deste povo da Raça Brasil  

segunda-feira, 14 de março de 2011

NOTA DA CNBB SOBRE ÉTICA E PROGRAMAS DE TV


Conselho Episcopal de Pastoral – 25ª Reunião
Brasília – DF, 15 a 17 de fevereiro de 2011

Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo.
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.
Destacamos primeiramente o papel desempenhado pela TV em nosso País e os importantes serviços por ela prestados à Sociedade. Nesse sentido, muitos programas têm sido objeto de reconhecimento explícito por parte da Igreja com a concessão do Prêmio Clara de Assis para a Televisão, atribuído anualmente.
Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira.
Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade.
Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado.
Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1º, II e III).
Aos pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral.
Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade.
Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz e proteção a todos os profissionais e empresários da comunicação, para que, usando esses maravilhosos meios, possamos juntos construir uma sociedade mais justa e humana. 


Brasília, 17 de fevereiro de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB                                                    
Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB 
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Crônica atribuida a Luis Fernando Verìssimo sobre o BBB


Peço desculpa a todo que gostam de BBB, mas o programa tem se revelado um dos piores lde nossa rede televisa, e tem deformado os valores humanos sei que tem pessoas que aposta que vai sair ou vai ficar. A CNBB  (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou uma nota , sobre esse lixo televisivo, que entra em nossas casa que vale a pena ler.  Abaixo coloco um texto atribuido a      Luis Fernando Verìssimo que concordo sem tirar um ponto ou virgula.  Se essas pessoas saradas são o rosto do Brasil? Quem são esse que andam em nossos bairros, cidades e estados?  Quem são esse que sofrem a falta de Saúde, Transporte, Educação, Lazer, alimentação , enfim  da dignidade ser cidadão da Pátria Brasil?   
Daniel Nonato 


O povo só pode ver.
Pedro Bial
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE..
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados.
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro  estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Luis Fernando Verìssimo

sexta-feira, 11 de março de 2011

Quaresma: Tempo de Reflexão, a origem.

Minha mãe Dona Iracilda conta que quando criança na quaresma não havia casamentos, aniversário ou qualquer tipo de bailes. Ainda lembro que lá em casa era proibido  qualquer tipo de música ou barulho nos dias que seguia o triduo Pascal e que durante as madrugadas de quaresma minha mãe dizia que havia assombrações (lobisomens, vampiros, mula-sem-cabeça etc) a solta nas ruas da meu bairro. Que não deveriamos sair e assim fui crescendo e respeitando esse tempo. Comer carne nem pensar, ela dizia que a carne se tornava sangue se fizesse nas 4º feiras ou 6º feiras da quaresmas. Olha havia ainda outros mitos como:  limpar a casa na 6º feira santa era probido, não podiamos usar com prego martelo e madeira e quem se chamava maria não podia pentear cabelo no referido dia. Era tanta observação. sem mencionar que também era tempo de florescer a quaresmeira. O povo respeitava esse periodo não se via tanto abuso, era um tempo de meditação e reflexão sobre a Missão de Jesus Cristo nesta realidade.  Então, vamos a história da Quaresma.
“NÃO ADIANTA TROCAR UM BIFE  POR UM BACALHAU QUE CUSTA 5 VEZES O VALOR DA CARNE, ISSO NÃO É SACRIFICIO, ISSO É OSTENTAÇÃO"  


A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas, aqui no Brasil tambem é o tempo da campanha fraternidade. A quarema termina na quinta-feira santa, na celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo...  temos do Triduo em  preparação para a Páscoa.
O período Quaresmal é reservado para a reflexão sobre o tema da CF, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. Esse periodo  antigamente se cobria todas as imagens com esse mesma cor roxa que própria do tempo da quaresma que simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
A história das Quaresma
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa.Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.   A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem

viver como filhos de Deus.   A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência
Algumas Obras na Quaresma: 
Sim, ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.        Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.    O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado. As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da Semana Santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.        Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.        Depois, vem a celebração da Sexta-feira da Paixão, também conhecida como sexta-feira santa, que celebra a morte do Senhor, às 15 horas. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.        No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.


Quaresma é escola insubstituível de vida cristã, diz Papa Bento XVI

Fontes: http://www.cnbb.org.br/site/component/search/quaresma/%252F?ordering=&searchphrase=all#content

 





terça-feira, 1 de março de 2011

Tropa de Elite somos todos nós.

Sei que esse assunto já saiu da moda mais acho que podemos discuti-lo. Quando jovem  me vi convocado para as forças armadas do Brasil (Exército Brasileiro), fui um militar um tanto rebelde que defendia a famosa revolução de 1964 como um Golpe a democracia. Contudo,  vivendo neste ambiente fui me apaixonando pela coisa da disciplina, da moral do cidadão amar o seu País como  a si mesmo. Até hoje, me vejo falando a frase "Brasil acima de Tudo!  Abaixo de Deus!" ou ainda alguns costumes como respeitar a a bandeira (tenho uma na minha cabeceira), o hino Nacional ou da Bandeira etc. Tudo que nos lembra a dignidade de uma Pátria que somos. Depois de um tempo dei baixa não tinha vocação para aquela vida.
Recentemente foi feito um filme chamado Tropa de Elite, onde a Policia Militar era   tratada de uma  forma   humilhante ao meu ver. Eles, dizia que os fardas azuis não eram homens de combate e os homens de preto sim eram a Elite da policia , não sei devido a minha visão um tanto limitada ou   inocente dos fatos algo aconteceu no primeiro filme que não aprovei    e  que  ofendia a dignidade de milhares de cidadãos que fazem do serviço a policia um  verdadeira vocação. Todos tinham que ser caveira, tudo era caveira, cuidado com os homens de preto etc.    Sem  mencionar a questão de uma policia violentas que usa táticas de guerrilha urbana para ocupa as favelas, sendo violenta com os cidadãos e com o marginal.  Foi um filme que reprovei e até disse que não devia ser visto.  Esse filme o Tropa de Elite 1 era uma afronta a forma de ser policia, colocava os fardas azuis como corruptos, eles  passam para a população essa mensagem nas entre linhas do filme. 
Ai veio o Tropa de Elite 2, esse é o filme ele trata de uma realidade que muitos não querem ver,   que o maior bandido é os que estão no poder. Temos um coronel Nascimento que se mostra  como um homem honrado que  respeita o direito acima de tudo. Aquele confronto com os Direitos Humanos que tanto ele fala no fim  é colocado como um antagonismo positivo. Aquela soma do tal Deputado Fraga que a população carcerária esta em crescimento  de maneira assustadora é  um alerta para todos os cidadãos de nossa Pátria Brasileira.  É um filme que nos afronta e nos convida a refletir sobre o nossos direitos de cidadãos.
Quando no final do filme o Cel. Nascimento diz que  90% dos políticos daquela casa devia esta presos é algo que  devia nos causar vergonha, pois, é isso que irão ver  no exterior  quando esse filme passar.
O primeiro filme a porrada é na forma de ser policia, no segundo é na forma de ser fazer política.  O Cel. Nascimento, o Dep. Fraga e Pm Rocha são personagens de um filme real, são pessoas que existem em nossa realidade de Brasil. Não defendo aquela do aço neles, bandido bom  é bandido morto,  teria que matar os 90% de políticos de nosso país.    
Dou parabéns a toda equipe do Tropa de Elite....

Aqui vai meu elogio para Tropa de Elite que é o cidadão que honra seus compromissos com o povo e consigo mesmo.