segunda-feira, 29 de março de 2010

Celebração do Jubileu da Diocese de Nova Iguaçu.

Na Sexta- feira 26/03/2010 a diocese de Nova Iguaçu completou seu 50 anos e foi uma data marcada   pelo Show do Pe Zezinho Scj, Padre que é autor de vários clássicos  da Musica Católica.  Sábado  outro momento forte  a missa de   Ação de Graças  pelo aniversário  com a presença de todo clero diocesano,  de alguns Bispos  convidados; Dom Luciano nosso Bispo Diocesano e do nosso Arcebispo Metropolitano (Dom Orani). Outro momento forte foi o lançamento do DVD comemorativo no Auditório do CENFOR onde funciona a cúria Diocesana de N. Iguaçu.  O que pode se destacar é que essa terra é marcada pelo carisma da missão profética pois, a Igreja na Baixada sempre esteve presente na luta  do povo e com o povo.   Que não    foge da luta e que não desanima nesta missão  de construir uma nova Terra nesta realidade.  Pe  Zezinho Scj nos recordou deste desafio,  quando disse que Pão rima com Oração, que  rima com Irmão e tudo junto rima com Cristão.  Pe Zezinho Scj ainda, ressaltou a importância da liturgia  simples sem os apelos emocionais que as vezes  é feito em muitas  Igreja ou comunidade e que o Coração da Liturgia  é a Eucaristia, o Cristo, o Cordeiro de Deus, O Senhor da História , o Filho de Maria  e o Carpinteiro de Nazaré.   Quando ficamos olhando somente para o céu esse mesmo Senhor esta sendo   Ignorado no pequeno.       

Na liturgia de Sábado   na Catedral de Santo Antonio o Evangelho proclamado Lc: 4,16-20 era um convite para sermos anunciadores deste anos da graça que possamos viver tal momento com  pleno consciência de nossa missão de Cristãos no Mundo.    

DNonato.   Pe.  Zezinho Scj e Dr José Azevedo
Procurador da Diocese de Nova Iguaçu.                             
   
Pe.  Zezinho Scj, Dnonato e D. Luciano Bergamin  Bispo de Nova Iguaçu.                               
    







                                                                                
                                                                                              

sexta-feira, 26 de março de 2010

SIMPLESMENTE PADRE ZEZINHO SCJ




Escreve sobre o  José Fernandes Oliveira é algo que  muitos desejam mas, no entanto   fica difícil, não existe palavra ou escritos que  apresente esse Cidadão que é PADRE CATÓLICO, QUE É CATEQUISTA e acima de tudo é gente nossa então tomei um texto do seu próprio site, hoje dia 26 de março de 2010 ele irá cantar com sua banda na festa do jubileu  da Diocese de Nova Iguaçu.  Padre ZezinhoSCJ, dehoniano, é um desses sacerdotes. Comunicador e catequista há 45 anos, traduzido em muitas línguas, torna acessível a doutrina católica nas mais diversas mídias e linguagens. É dom, mas é também trabalho árduo e cansativo. Quem já ouviu e  cantou:  Um Certo Galileu, Oração pela Família, Utopia, Amar como Jesus amou, Estou pensando em Deus, De lá do Interior, Maria de Nazaré, Se ouvires a voz do vento, No peito eu levo uma cruz, Maria de Minha Infância, Mãe do Céu Morena, Quando Jesus passar, Shekinah, Rahamim, Minha vida tem sentido, identifica a foto, o rosto e o autor. Tem mais de 1.700 canções publicadas e seguramente mais de 300 cantadas em todo o país.

Seu nome é José Fernandes de Oliveira, mineiro criado em Taubaté, S.P. padre católico, dehoniano, conhecido como Padre Zezinho scj. Faz tempo! Não se expõe muito na grande mídia, mas é raro um católico praticante que não o reconheça. Sua voz e seu rosto deixaram marcas em muitas gerações.  Canta, escreve, publica, leciona, faz rádio e televisão, descobre talentos, deu mais de 3.000 shows no Brasil e no mundo, fala cinco idiomas, cantou 5 vezes para três papas, tem três inserções diárias de rádio e televisão em diversas emissoras, faz um show mensal na TV Século 21, e seus artigos que passam de 4 mil há 40 anos estão em jornais e revistas católicas do Brasil e do mundo.A ele, nestes últimos 40 anos de comunicação no Brasil foram apostos inúmeros adjetivos: Pioneiro, padre comunicador, padre cantor, padre poeta, inovador, popularizador  e outros tantos títulos. Tranqüilo e distante da mídia não católica por opção pessoal e convicção de que seu talento poderia ajudar a formar outros comunicadores  e aumentar o poder da mídia católica, nela permaneceu.
Foi professor por 26 anos, de Prática e Crítica de Comunicação nas Igrejas. Tomou 3 anos para terminar mais 10 livros e voltou recentemente a assumir a missão de ensinar na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Mantém um Curso de Comunicação pela Internet, na faculdade Dehoniana de Taubaté, SP.
 É sacerdote desde 1966. Insiste em assinar Padre Zezinho, scj. É gratidão à sua congregação a quem deve seus estudos, o apoio e a missão.  Trabalha principalmente com as Paulinas com quem está há mais de 40 anos. Publicou por elas a maioria dos seus trabalhos sem jamais trocar de editora. Mas publica também na Paulus, na Procade, sempre com a anuência da sua casa editora.   Está na TV Século 21, TV Aparecida, Radio Imaculada, Radio Aparecida e outras emissoras coligadas. Sua obra é vasta e abrangente. Suas canções abrangem mais de 1000 temas a ponto de párocos e catequistas ao procurarem algum artigo ou canção para ilustrar a catequese dizerem: procura com o Padre Zezinho que é raro um tema que ele não tenha cantado ou abordado em artigo. 
Discreto e seguro quanto à sua escolha ele raramente aceita ser indicado para premiações no Brasil ou no exterior, nem pelas editoras, nem pelos amigos. Estes o caracterizam como um ícone da musica religiosa no mundo. Ele ri e acha tudo um enorme exagero.  E diz: –“Nem padre cantor eu sou. Sou apenas um padre que às vezes canta, mas o que mais faço é ser catequista, escrever e ensinar”. São deles as frases: - “Não sou padre porque canto. Canto porque sou padre!” “A canção é o chantili do bolo da vida. Mesmo sem chantili o bolo ainda seria bom”. “Cantores religiosos são profetas secundários. Antes nós há o papa, os bispos, os párocos, os doutores, as doutoras, os mestres, os  educadores e as educadoras, os fundadores de hospitais, creches e asilos. Nós divulgamos tudo isso e motivamos o povo, cantando e pregando.” “Há profecias bem maiores do que a canção. Ela repercute mais, porém não é essencial na Igreja”.    
 Aos 68 anos, o conhecido cantor, compositor, pregador e descobridor de talentos parece não ter intenção de parar.   Escreve semanalmente na Internet  www.padrezezinhoscj.com, seus artigos são lidos em emissoras, reproduzidos em revistas e usados em aulas, e é o responsável indireto e direto por mais de 200 cantores e cantoras de várias igrejas que dizem terem sido motivados pelo seu trabalho.
Seu melhor título, porém, é o de Padre Catequista que muitas comunidades lhe dão. Dele afirmam muitos párocos, bispos e populares: -Quando ele chega, já sabemos que vai dar uma catequese atualizada, mostrar os mais recentes documentos da Igreja, fazer gestos e sinais catequéticos que, depois os catequistas usarão nas comunidades. Ele é catequista de mão cheia.
 Os catequistas lembram as chaves, os balões, o mapa-mundi, as velas que se curvam, as flores que brigam, as imagens, as cruzes, as bíblias, os livros, as bacias e jarras, os copos de água e mais de 40 gestos acompanhados de canção e explicação atualizada dos temas da fé. Seus shows são nitidamente ecumênicos, sua pregação é afirmativamente  católica, mas membros de outras igrejas vão vê-lo porque sabem que serão respeitados.
Nunca aceitou guarda-costas. Lembra rindo, que Pedro, o improvisado guarda-costas que tentou proteger Jesus com uma espada teve de guardá-la na bainha. Há mais de 40 anos mistura-se com o povo. E não é porque não tenha sido famoso e sacudido multidões. Seu estilo é o do catequista que se mistura, chega e fala sem que alguém o apresente. É dele a frase: - “A pastoral da canção religiosa começa não quando subimos ao palco, mas quando oramos por quem nos ouvirá e quando andamos pela cidade para ver como vive o povo para quem cantaremos”.
Extremamente pontual, quando menos esperam, ele já está no meio do povo e subindo ao palco. Saúda: - O Senhor esteja convosco!    Cobra do povo três vezes, cada vez mais alto, a resposta:  Ele está no meio de nós!  O show de catequese está pronto para começar. São 3 horas de show e interação entre ele, o grupo de  cantores e a multidão. Está lançando 5 cds e 2 livros no ano de 2009. 

sexta-feira, 19 de março de 2010

TEM DIA.

 As vezes estamos juntos  da multidão, e ai percebemos   imperfeição e como somos   idiota em algumas escolhas que fazemos. Tem dia  que só precisamos   ficar só com Deus e falar dos erros  das inseguranças e todos os  defeitos que a melhor companhia  já sabe todos e nem por isso deixa de nos  chamar de Amigo, irmão e  companheiro de missão.  Senhores donos da razão ou de nada  sempre queremos ser, sempre achamos que precisamos ter ou ainda estar, para se se realizar. Quando na verdade não precisamos de nada  e somos nada, se comparamos com Aquele que nos convida a Vida, não uma vida embriagada pelo vinho da adrenalina ou da falta de Amor.
   Não queremos viver uma vida sem sal, sem sentido ou na mais tola ilusão de uma emoção que é efêmera, que nos leva a fim definitivo. Sei que as vezes temos Cruzes e das maiores porque aquela é a nossa Cruz, porque aquela dor é a que eu sinto,  aquela dor é  a que você sente, então é preciso  coragem   para carregar e chegar até a  Vitória da   RESSURREIÇÃO.
   Se queremos viver o Domingo de Páscoa tenhamos coragem de  Viver de forma consciente a a nossa  sexta- feira da paixão.  E mais ainda antes de tudo ainda tem  a Quaresma, tem a traição e tudo mais que um ser Humano tem que viver se quiser ser Feliz de Verdade.  

sexta-feira, 12 de março de 2010

UM E-MAIL QUE RECEBI - SEJA GRATO

Seja grato...
 
À minha mulher,
por dizer que teremos cachorro-quente ao jantar,
porque ela está em casa comigo e não com algum outro não sei onde!
À ADOLESCENTE LÁ DE CASA,  
que está reclamando por ter que lavar a louça,  
porque isso significa que está em casa, e não nas ruas....

PELAS BRONCAS DO CHEFE,  
POIS ISTO SIGNIFICA QUE ESTOU EMPREGADO...
.

PELA BAGUNÇA QUE RESTOU DEPOIS DA FESTA
 
 PORQUE ISTO SIGNIFICA QUE ESTIVE RODEADO DE AMIGOS...
PELAS ROUPAS QUE ESTÃO FICANDO APERTADAS,
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO MAIS QUE O SUFICIENTE PARA COMER...
PELA MINHA SOMBRA QUE ME OBSERVA EM AÇÃO
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ESTOU FORA, AO SOL...

PELA GRAMA QUE PRECISA SER CORTADA,
PELAS JANELAS QUE PRECISAM SER LIMPAS  
E PELAS CALHAS QUE PRECISO CONSERTAR,

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO UMA CASA...
POR TODAS AS QUEIXAS QUE OUÇO CONTRA O GOVERNO
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TEMOS LIBERDADE DE EXPRESSÃO...
PELA VAGA QUE ACHEI BEM NO FINAL DO ESTACIONAMENTO
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE POSSO CAMINHAR E QUE TENHO MEIO DE TRANSPORTE...
PELA CONTA MONSTRUOSA DE ENERGIA QUE PAGO
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ESTOU SEMPRE CONFORTÁVEL...
PELA SENHORA DESAFINADA QUE CANTA ATRÁS DE MIM NA IGREJA
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE POSSO OUVIR...

PELA PILHA DE ROUPAS PARA LAVAR E PASSAR
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO ROUPA PARA VESTIR...
PELO CANSAÇO E MÚSCULOS DOLORIDOS AO FINAL DO DIA
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE FUI CAPAZ DE DAR DURO O DIA INTEIRO...
PELO ALARME QUE DESLIGO PELA MANHÃ !
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE CONTINUO VIVO...
E SOU GRATO PELOS ALOPRADOS QUE SÃO MEUS COLEGAS DE TRABALHO,
PORQUE TORNAM O TRABALHO INTERESSANTE E DIVERTIDO...
E, FINALMENTE, POR RECEBER E-MAILS DEMAIS,  
pois isso significa que um monte de amigos pensa em mim!!!

MANDE ISTO PARA QUEM VOCÊ GOSTA, COMO EU FIZ!


Viva bem ria sempre e ame com todo o seu coração!

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que uma escritora Holandesa falou do BRASIL.

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO
       Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. 
Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.  Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.   Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta. Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.  Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'. Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura.. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos. Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa  e os  brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.
 Os dados são da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia
mérica Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina   E  O BRASIL
 é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.                                    
Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu te em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? 
Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.
 É o Brasil é um país abençoado de fato. 
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. 
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. 
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
 Bendita seja, querida pátria chamada.




  Divulgue    esta   mensagem para o máximo de pessoas   que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos   mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser       BRASILEIRO!!!     

terça-feira, 2 de março de 2010

A IGREJA DE NOVA IGUAÇU NO REGIME MILITAR: Atentado a Fé. PARTE I

     
          1APRESENTAÇÃO, DEDICATÓRIA  E AGRADECIMENTO.

    O presente Trabalho acadêmico foi  apresentado no Curso de História da UNISUAM  / Rio de Janeiro , como parte dos requisitos para obtenção do Título de Licenciatura em História,  orientado pelo Prof. Giovanni Condeca no 1° semestre de 2008. No primeiro momento foi publicado em um única pagina neste nosso espaço de construção do saber, atendendo ao pedido de alguns amigos,   resolvemos dividi-lo   em 6 partes conforme  como pode ser observado abaixo.  
·                    Dedicamos: ao Irmão Bispo Adriano,  a todos que viveram esse momento difícil da história da República Brasileira; aos meus pais: Sr. Francisco & Sra. Iracilda , que apesar de pouco conhecimento das letras me educaram  e me ensinam na Escola da Vida.
·                    Agradecemos: ao Deus Uno e trino que nos convoca para a missão de construir o Reino de Amor aqui e agora,  a Diocese de Nova Iguaçu, de um modo especial a D. Luciano (atual Bispo diocesano que durante esse período de nossa caminhada tem partilhado conosco a sua experiência de sacerdote do povo) , Pe. Mário Luiz, Pe Maciel Bezerra, os diáconos permanentes Francisco Sales e João Vieira de Souza, e a toda família da paróquia N. Srª. da Conceição de Japeri, a Comunidade Sant'Ana de Conrado/Miguel Pereira,   aos meus companheiros de viagem “no ônibus da Prefeitura Municipal  de Japeri” que muitas vezes  sofreu com  a falta do transporte para chegar a  UNISUAM e a  você que por algum motivo parou aqui nesta pagina   para refletir um pouquinho da   nossa História.
Boa leitura e agradeço pela sua visita ao nosso blog. 

“Temos que continuar, o céu começa aqui; Jesus Cristo está conosco. Que Deus lhe pague!”
(Dom Adriano *1918-1996)

(Basta click no titulo  abaixo  para acessar)
Ao longo do governo João Goulart, diversos grupos políticos conservadores e de direita mobilizavam no sentido de conspirar contra a democracia e em 31 de março de 1964, para ser mais exato na madrugada de 1º de abril.  Nesta Publicação demonstraremos  como a situação do governo militar e da Diocese de Nova Iguaçu, se cruzou no período  da pré-abertura. Sobretudo no período de1975 a 1980, onde o Bispo Diocesano Dom Adriano e as Igrejas sofreram diversos atentados.  A principio  o golpe teve o apoio da hierarquia da Igreja católica, que temia o comunismo.
Leonel Brizola
Goulart tinha projeto com reformas na área bancária, fiscal administrativa, urbana, agrária e universitária. Além da extensão do voto aos analfabetos e oficiais não graduados das forças armadas e ainda a legalização do PCB. O controle de capital estrangeiro e o monopólio estatal de setores estratégicos da economia também faziam parte do programa reformista. A esquerda era heterogenia e logo no início do governo Goulart forma uma, “estatização radical pró-reforma” de acordo com Argelina Figueiredo. Nesta fase temos o surgimento de lideranças como Leonel Brizola. O mesmo representava o que era de mais à esquerda no trabalhismo.
Brizola chegou a ponto de defender a luta armada e era o líder da Frente de Mobilização Popular (FMP) que congregava as principais organizações dos movimentos populares: a União Nacional do Estudante (UNE); os operários urbanos, com o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT); a confederação nacional dos trabalhadores na indústria (CNTI), pacto de unidade e ação (PUA) e a confederação nacional dos trabalhadores nas empresas de créditos (CONTEC); os subalternos das forças armadas e suas associações; facções das ligas camponesas; grupos de esquerda revolucionária, como ação popular (AP); a organização revolucionária marxista - política operária (ORM – POLOP), o partido operário revolucionário (trotskista)  (POR-T), os nacionais –revolucionários brizolistas e segmentos de extrema - esquerda do PCB; por fim os políticos do grupo compacto do PTB e frente parlamentar nacionalista.  Tais movimentos eram temidos pela hierarquia da Igreja Católica e foi isso que captou o apoio das lideranças de direita. O fim da propriedade privada e o ateísmo presente nas revoluções comunistas.
Contudo,  em 1964 houve um confronto grande entre a proposta de Goulart e a FMP (Frente Mobilização Popular), com panfleto onde declarava que era impossível uma conciliação. Neste contexto, havia um choque de todos os lados sobre o presidente da república. O presidente buscava uma conciliação com a esquerda mesmo sendo uma questão quase impossível. No dia 13 de março, significou a escolha de Goulart pela política de radicalização pregada pela esquerda. À frente de mobilização popular acreditava que agora aconteceria a reforma de base e Brizola afirmava em nome da FMP:

“O congresso não dará mais nada ao povo brasileiro. O congresso não esta identificado com o povo. Se os poderes da república não decidem, por que não transferimos essa decisão para o povo brasileiro que é a fonte do poder”.1

Com esse comício a FMP (Frente de Mobilização Popular) se transformou em uma frente única da esquerda, e exigia um plebiscito para a convocação de uma assembléia constituinte na intenção de realizar a reforma de base. E no dia 23 de março o panfleto publicado pela FMP, dizia que se o povo lutasse pela reforma de base estaria correto e o congresso não deveria se opor.  Para completar a desconfiança se abate a revolta dos marinheiros que provocou a grande crise militar, desestabilizando o governo Goulart. E neste contexto a esquerda não percebeu a gravidade de tal crise, apoiava e incentivava a insurreição. Com isso a maioria de oficiais, das três forças até então contra o golpe, começou a ceder aos argumentos da minoria golpista, pois, para eles o que estava em risco era a própria dignidade das forças.
Com o comício de março de 1964, o governo entra em confronto direto, desde de sua posse em janeiro de 1963 quando assumiu o governo, ele buscava a conciliação. No momento tal decisão de tentar a reforma independente da democracia que de acordo com Argelina Figueiredo não estava na pauta da direita ou da esquerda2 e uma parte da população não estavam nem aí se o poder estava na mão da direita ou da esquerda.
Outro ato foi o seu panfletário discurso numa assembléia de marinheiros, no automóvel clube do Brasil, na noite de 30 de março. Em auditório repleto de cabos e soldados sindicalista e políticos nacionalistas transmitidos pela tv, defendia com veemência, defendeu para a redenção do país, a necessidade de um “golpe de reformas”.  É preciso relatar que as ações pré-64 da direita era de golpear a democracia na tentativa de conter o avanço comunista no Brasil. O golpe foi saudado pela direita como uma revolução que evitava o surgimento de uma nova Cuba abaixo do Equador e eram elogiados.
Pela Igreja pelas autoridades norte-americanas.

“O Brasil foi, há pouco, cenário de graves acontecimentos, que modificaram profundamente os rumos da situação nacional. Atendendo à geral e angustiosa expectativa do povo brasileiro, que via a marcha acelerada do comunismo para a conquista do poder, as Forças Armadas acudiram em tempo, e evitaram se consumasse a implantação do regime bolchevista em nossa terra. (...) Ao rendermos graças a Deus, que atendeu às orações de milhões de brasileiros e nos livrou do perigo comunista, agradecemos aos militares que, com grave risco de suas vidas, se levantaram em nome dos supremos interesses da Nação, e gratos somos a quantos concorreram para libertarem-na do abismo iminente.”3

A esquerda progressista que estava fragmentada e desarmada nada pode fazer e alegando que não desejavam a guerra civil neste momento não se opuseram. Mais tarde, em 68 alguns setores sociais se levantaram contra o regime. Inclusive a Igreja que no começo não se opôs ao golpe.
Nesta fase do golpe a Igreja Católica romana respirava os ares do Concílio Vaticano II. Em 1968; a igreja se distancia do poder e começa a trabalhar as mudanças do Concílio Vaticano II com a formação das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e ainda foi o ano de Medellim onde os bispos do CELAM (Conferencia Episcopal Latino-americano) na resolução finais afirmavam.

“Não basta refletir, obter maior clareza e falar. É preciso agir. Esta não deixou de ser a hora da palavra mas tornou-se, com dramática urgência, a hora da ação”4

Nesta fase a Igreja do Brasil começa a utilizar o período da quaresma para realizar a CF (Campanha da Fraternidade). E neste momento da história brasileira se começa à perseguição aos religiosos que onde padres eram presos por falar, ou melhor, por pregar nas missas ou em palestras acusados pelo regime de incentivar a luta de classes, os padres ou como conhecidos sacerdotes do povo, que quando não eram presos ou  assassinados eram exilados como no caso do Pe. Francisco Jentel. E também os bispos eram ameaçados e processados pelo sistema. E no caso da Diocese de Nova Iguaçu o bispo foi seqüestrado  em 1976 e em 1979 ele ainda teve as igrejas da baixada pinchada, e uma bomba detonada na catedral.




1- Jornal do Brasil: Rio de Janeiro, 14 de março 69 pp 4--5 
2 – 1964-2004, 40 anos do golpe, ditadura militar e resistência no Brasil. Pág. 202.
3  - Trecho oficial da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil em 13 de abril de 1968.
4  - Documento oficial elaborada pelo CELAM (Conferencia Episcopal Latino-Americana)




Anexo: entrevista de Dom Adriano Hipólito em março de 1980


VII  - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Folha. Recordando a Bomba de Dezembro. Rio de Janeiro, março de 1980.

_____________. Lições Sobre o Salário. Rio de Janeiro, maio de 1982.


Caderno Fé e Política. 7ª.ed. Rio de Janeiro: Reproarte, 1992.


Camurça, M. Cristãos e comunistas: uma experiência de martírio. In Bingme, M. C. e Bartholo, R. (org). Exemplanidade ética e Santidade. São Paulo: Loyola, 1994.


Comunidades Eclesiais de Base no Brasil: experiências e perspectivas. São Paulo: Edições Paulinas, 1979.


Com Causa: alternativo 19. A Cultura do Extermínio na Baixada. DIAS, Adriano. Rio de Janeiro, janeiro de 2007.


Dignidade Humana e Paz: Novo milênio sem exclusões. São Paulo: Salesianas Dom Bosco, 2000.


FRISOTTI, Heitor. Passos no Diálogo: igreja católica e religiões afro-brasileiras. São Paulo: Paulus, 1996.


HIPÓLITO, Adriano Dom. O povo de Deus assume a caminhada. Petrópolis: Vozes, 1983.


_____________. Primeiro Sínodo Diocesano de Nova Iguaçu 1987-1992. Nova Iguaçu: Diocese de Nova Iguaçu, 1992.


Jornal Caminhando. Da Comissão Justiça e Paz ao Centro de Direitos Humanos: 25 anos de caminhada. MENESES, Antonio. Rio de Janeiro, março de 2003.


_______________. Quem é Felipe Aquino. ANTONIO, Pe. Carlos. Rio de Janeiro,junho de 2007.


MESTES, C. A missão do povo que sofre. Petrópolis: Vozes, 1981.


Violência e Religião: cristianismo. islamismo e judaísmo: três religiões em confronto e diálogo. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2001.


WILGES, Irineu. Cultura Religiosa: as religiões do mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.


Revista de cultura vozes. D. Adriano exclusivo, Petrópolis: janeiro-fevereiro, vozes.1981


Caderno de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu. Dez anos de diocese. 1960-1970


Pe. Dinarte Duarte Passos. Edições da diocese de Nova Iguaçu 1970


P, Fernando. Outros (org.). As relações Igreja-Estado no Brasil. Volume 4. Durante o governo do general Geisel. 1974-1976


SOUZA, Marcelo de Barros e outros. Curso de verão. Ano III. 2ª edição. Cesep – ed. Paulinas - 1989


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, temas de doutrina social da Igreja, caderno 1, Projeto Nacional de Evangelização queremos ver Jesus. 2ª edição. Paulinas – SP - 2006


Arns,D Paulo Evaristo prefacio. Brasil nunca mais. 13ª edição. Vozes Petrópolis - 1986


Seminário,UFRJ,UFF,OUTRAS. 1964-2004 40 anos do Golpe. Ditadura Militar e Resistência no Brasil. Niterói/Rio de Janeiro –2004.