quarta-feira, 29 de junho de 2016

Desabafo

Senhores e senhoras.
Uma pessoa que se sente melhor que as outras, que se acha a razão de tudo. Andou publicando em grupos de Wath Sapp palavras ofensivas (ME ATRIBUIU O TITULO DE ANIMAL, desequilibrado emocional, mental etc). Aqui deixo claro que sou sim um animal biologicamente falando, não sou um vegetal ou mineral. Sendo assim, tenho vontade, desejo e liberdade dada pelo Deus que nos criou do qual somos Imagem e semelhança[1]. Se fosse um animal, no sentido da ofensa que ela tentou me imputar agiria por puro extinto e usaria a força para calar. Aconselho a referida pessoa examinar suas consciência, e buscar de forma simples o comportamento de cristão comprometido com o projeto de Jesus de Nazaré, tente entender a a atitude Paulina[2] de, ou ainda.
"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine[3]"
 Quanto desequilibro mental etc é verdade tenho e reconheço tal situação, aqui eu deixo meu patrono São Paulo que desejo imitar como resposta.
" A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. Está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e anularei a prudência dos prudentes (Is 29,14). Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria;mas nós pregamos CRISTO crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos;, para os eleitos - quer judeus quer gregos -, força de Deus e sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens[4]."
”Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ele apanhará os sábios na sua própria astúcia (Jó 5,13).
E em outro lugar: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e ele sabe que são vãos (Sl 93,11). Portanto, ninguém ponha sua glória nos homens.
[5]"
Que Deus nos ajude nesse propósito de Servi-lo no Amor e misericórdia.
DNonato



[1] (Gênesis 1:26, números 1700 -1703 do CIC
[2] Filipense 4,6-13 1 Corintios: 6, 1-12&
[3] 1Cor 6,12
[4] 1 Coríntios 1, 18-25
[5] 1 Coríntios 3,18-21

Fenix, Centelha Divina, Pássaro Ferido: Marcos Felix

.

Foi no sábado dia 25 junho que nosso amigo deu um beijo na mãe e disse que iria a uma festa. Foi e não voltou, foi atacado espancado, queimado, maltratado e abandonado em um lugar deserto na cidade de Paracambi. Só mais um numero, só mais corpo que agora existe sem vida.
Um Jovem cheio de sonhos, de vida e de amigos e amigas, que talvez o único mal que teria feito era ser gente boa, gente humana, gente da gente ou simplesmente o nosso amigo da Igreja (COMUNIDADE SÃO JOSÉ, DO GRUPO JOVEM CATÓLICO SHOC- Nova Belém, NA PASTORAL DA JUVENTUDE E EM TANTAS OUTRAS AUTUAÇÕES ECLESIAIS) Simplesmente Marcos Felix, o filho, o amigo, o professor e  nosso amigo.
se foi de forma triste
Na queda (assassinato) de nosso irmão Marcos Felix deixo essa canção aqui interpretada pelo nosso Amigo Zé Aragão,  e o Pai Nosso dos Mártires interpretado pela  Banda PJ Raiz  que foi nosso Hino na caminhada de Grupo Jovem que  participamos.
Maldita toda Violência...
Protege-nos da crueldade.
NOSSA INDIGNAÇÃO É PRA QUE E POR QUE TANTA CRUELDADE?


Pai nosso dos Mártires
O, o, o, o, O, o, o, o
Pai nosso, dos pobres marginalizados

Pai nosso, dos mártires, dos torturados.
Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida,
Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida
Teu reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhão
Maldita toda a violência que devora a vida pela repressão.
O, o, o, o, O, o, o, o

Queremos fazer Tua vontade, és o verdadeiro Deus libertador,
Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder opressor.
Pedimos-Te o pão da vida,
O pão da segurança,
O pão das multidões.
O pão que traz humanidade, 
Que constrói o homem em vez de canhões

Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte,
Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é a lei mais forte.
Protege-nos da crueldade, 
Do esquadrão da morte, 
Dos prevalecidos
Pai nosso revolucionário,
Parceiro dos pobres, 
Deus dos oprimidos
Pai nosso, revolucionário, 
Parceiro dos pobres,
Deus dos oprimidos
O, o, o, o, O, o, o, o
Fénix

Eu,
prisioneiro meu descobri no breu
uma constelação
Céus,conheci os céus pelos olhos seus
Véu de contemplação

Deus,condenado eu fui a forjar o amor
no aço do rancor e a transpor as leis
mesquinhas dos mortais

Vou entre a redenção e o esplendor
de por você viver

Sim, quis sair de mim esquecer quem sou
e respirar por ti e assim transpor as leis
mesquinhas dos mortais

Agoniza virgem Fênix (O amor)
entre cinzas, arco-íris e esplendor
por viver às juras de satisfazer
ao ego mortal

Coisa pequenina,centelha divina,
renasceu das cinzas
Onde foi ruína pássaro ferido
hoje é paraíso

Luz da minha vida, pedra de alquimia
Tudo o que eu queria Renascer das cinzas

Quando o frio vem
nos aquecer o coração
Quando a noite faz nascer
a luz da escuridão
e a dor revela a mais
esplêndida emoção
O amor

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Regras para fotografar no espaço sagrado.

Já se foram mais de  10 anos que exerço o ministério (sim, ministério) de registrar alguns momentos da vida e algumas atividades da Diocese de Nova Iguaçu  aqui no Rio de Janeiro. Comecei com uma curiosidade de registrar as Igrejas pobres da Baixada Fluminense, com um celular  em VGA, depois  fui evoluindo para 2 megapixes e hoje já faço fotos com 30 megapixels. Já que as grandes catedrais são fotografadas por milhares de pessoas. E depois no caso dos eventos que comparecia, gostava de mostra minha presença fazendo a selfie (hoje odeio esse tipo de foto) para o falecido orkut (como estou velho), picasa e panoramio.
Alguns amigos me perguntaram como se comporta em celebrações, palestras e outros eventos religiosos. Deixo abaixo algumas dicas que podem ser de valia para todos que vivem esse ministério.

1 - Seja coerente e discreto, não vá para um casamento, celebração, missa ou qualquer evento formal com roupas inapropriadas.

2 - Antes de iniciar o trabalho, procure o responsável para saber quais as regras que deve obedecer no local

3 - A celebração é importante, o registro talvez. não atrapalhe ou fique no desespero se não conseguiu fotografar, paciência.

4 - Revise suas fotos antes de publicar em qualquer mídia faça uma edição (você esta anunciando o evangelho, não é qualquer foto) se possível assine seu trabalho.

5 - Antes de publicar qualquer material, obtenha  autorização por escrito se necessário do palestrante.( já gravei uma excelente palestra, no final o palestrante me proibiu de publicar a palestra, para não haver  erro apaguei na hora. Sabe, aqueles dois anjos que sopram em nossos ouvidos, poderiam me influenciar mais tarde)
6 - Se estas na direção da celebração ou compondo o corpo de direção (bispo, padre, diácono, leitor, comentador, etc) não ouse fotografar, esse ministério tem quem possa exercê-lo. é anti-litúrgico,   mesmo que seja o Papa Francisco isso estará errado.  Cada qual no seu ministério e até mesmo aqueles participam da Assembleia, perdem o foco se for se preocupar em fotografar.(sejamos coerentes)

7 - Atenção, não suba na cadeira, banco  do espaço celebrativo  e nem ouse subir no presbitério para registrar o momento.Chegue meia hora antes para fazer o reconhecimento  e  tomar ciência da posição  correta no espaço celebrativo  e procure conhecer o rito da celebração.

8 - Cuidado com os excessos na hora fotografar. (luz, posição, transitar de forma desordenada durante o culto etc)

9 - Obedeça as orientações do presidente da celebração.(por exemplo Dom Luciano Bergamin​ pede que não fotografe a Consagração na missa, outros padres pedem que não registre o batismo, por fazê-lo com a criança nua)

10 Seja amigo dos outros fotógrafos que estão ali para registra o momento, você não é o dono do pedaço ou único que capaz de executa esse ministério. troque dicas e orientações, afinal somos todos evangelizadores.

Essas regras não são canônicas ou normativa. São orientações que poderão nos ajudar nesse trabalho de divulgar o evangelho.   Talvez o nobre Leitor possa ter uma outra  observação que certamente nos ajudará na missão de levar o evangelho através da lente.  E deixo claro que não sou formado em fotografia.

PS: em 04 de fevereiro de 2021 fui dispensado da Missão na Diocese de Nova Iguaçu