sexta-feira, 17 de junho de 2016

Regras para fotografar no espaço sagrado.

Já se foram mais de  10 anos que exerço o ministério (sim, ministério) de registrar alguns momentos da vida e algumas atividades da Diocese de Nova Iguaçu  aqui no Rio de Janeiro. Comecei com uma curiosidade de registrar as Igrejas pobres da Baixada Fluminense, com um celular  em VGA, depois  fui evoluindo para 2 megapixes e hoje já faço fotos com 30 megapixels. Já que as grandes catedrais são fotografadas por milhares de pessoas. E depois no caso dos eventos que comparecia, gostava de mostra minha presença fazendo a selfie (hoje odeio esse tipo de foto) para o falecido orkut (como estou velho), picasa e panoramio.
Alguns amigos me perguntaram como se comporta em celebrações, palestras e outros eventos religiosos. Deixo abaixo algumas dicas que podem ser de valia para todos que vivem esse ministério.

1 - Seja coerente e discreto, não vá para um casamento, celebração, missa ou qualquer evento formal com roupas inapropriadas.

2 - Antes de iniciar o trabalho, procure o responsável para saber quais as regras que deve obedecer no local

3 - A celebração é importante, o registro talvez. não atrapalhe ou fique no desespero se não conseguiu fotografar, paciência.

4 - Revise suas fotos antes de publicar em qualquer mídia faça uma edição (você esta anunciando o evangelho, não é qualquer foto) se possível assine seu trabalho.

5 - Antes de publicar qualquer material, obtenha  autorização por escrito se necessário do palestrante.( já gravei uma excelente palestra, no final o palestrante me proibiu de publicar a palestra, para não haver  erro apaguei na hora. Sabe, aqueles dois anjos que sopram em nossos ouvidos, poderiam me influenciar mais tarde)
6 - Se estas na direção da celebração ou compondo o corpo de direção (bispo, padre, diácono, leitor, comentador, etc) não ouse fotografar, esse ministério tem quem possa exercê-lo. é anti-litúrgico,   mesmo que seja o Papa Francisco isso estará errado.  Cada qual no seu ministério e até mesmo aqueles participam da Assembleia, perdem o foco se for se preocupar em fotografar.(sejamos coerentes)

7 - Atenção, não suba na cadeira, banco  do espaço celebrativo  e nem ouse subir no presbitério para registrar o momento.Chegue meia hora antes para fazer o reconhecimento  e  tomar ciência da posição  correta no espaço celebrativo  e procure conhecer o rito da celebração.

8 - Cuidado com os excessos na hora fotografar. (luz, posição, transitar de forma desordenada durante o culto etc)

9 - Obedeça as orientações do presidente da celebração.(por exemplo Dom Luciano Bergamin​ pede que não fotografe a Consagração na missa, outros padres pedem que não registre o batismo, por fazê-lo com a criança nua)

10 Seja amigo dos outros fotógrafos que estão ali para registra o momento, você não é o dono do pedaço ou único que capaz de executa esse ministério. troque dicas e orientações, afinal somos todos evangelizadores.

Essas regras não são canônicas ou normativa. São orientações que poderão nos ajudar nesse trabalho de divulgar o evangelho.   Talvez o nobre Leitor possa ter uma outra  observação que certamente nos ajudará na missão de levar o evangelho através da lente.  E deixo claro que não sou formado em fotografia.

PS: em 04 de fevereiro de 2021 fui dispensado da Missão na Diocese de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.