sexta-feira, 31 de julho de 2015

Na Direção com Pe Fábio de Melo

terça-feira, 14 de julho de 2015

HOMENAGEM AO AMIGO



EM  maio nossa Diocese se despediu com  pesar do nosso Irmão Monsenhor Giuseppe Ronchi, que fez  sua Páscoa no dia 13 de  maio.  Na nota falecimento,  destacamos que ele foi  no dia de nossa Senhora para chegar no céu em dia de festa pra Mãe do Senhor.  Destacamos a devoção a mãe do Senhor que no seu nome de religioso  foi marcado Pe. José Maria. 
Mons. Ronchi nasceu  no ano de 1950, ano santo que a Igreja   através do Papa Pio XII confirma o dogma da assunção de nossa mãe. Giuseppe ou Pépe era uma criança normal,  sempre usou seus óculos, voltado para os trabalhos manuais, nunca fugiu do trabalho pesado, também era um excelente aluno e sua paixão pelo latim  e pelo magistério se inicia nesta fase na sua Diocese de Milão e lá conheceu os Cardeais:  Angelo Roncali que veio ser o papa João XXIII, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini que veio ser o  Beato Paulo VI. Ele tinha sua paixão pelos estudos e pela disciplina.  Ao se alistar no Exército exerce algumas funções como professor para os colegas menos letrados, telefonista e na saúde. Chega a graduação de 2º Sargento. 

Pépe conheceu uma jovem por ela se enamorou e  foi seu compromisso por um tempo.  Mas na vida militar conheceu a forma de vida dos Padres Camilianos o qual se apaixonou  pelo carisma camiliano e fez sua opção se tornando o Frade Giuseppe Maria. Ele dizia que seus pais não gostaram de tal opção a principio, porém ele sempre foi dedicado e quando decidia algo,  nem mesmo o Papa poderia fazê-lo mudar de ideia.

Como Frade Camiliano trabalhou como instrumentista cirúrgico e depois de Padre vem para o Brasil EM 1986  e sua formação trabalha na equipe administrativa dos hospitais dos camilianos  no Ceará e no Rio de Janeiro onde foi Pároco e  trabalhou  como professor do ensino fundamental  no período da transição  quando estava para sair da  Congregação dos Camilianos. Conheceu Dom Luciano Bergamin e pediu para fazer a experiência em nossa Diocese e veio como farrapo humano, sua saúde fragilizada e aqui fez o seu projeto de ressurreição graças a Pe Paulo Machado.  
 Descobrimos o Padre, o professor, o amigo e um homem de oração.  Foi colaborador nas Paróquias: Sagrada Família, Senhor do Bonfim, São Francisco de Assis de Queimados, N. Sra. Aparecida no Jardim Glaucia e nos últimos tempos esteve  a serviço do tribunal eclesiástico na Diocese de Campanha onde ele passou pelas Paróquias de Conceição do Rio Verde, Três Corações e atualmente estava em Carmo da Cachoeira sempre a serviço da Igreja em comunhão com os bispos e com todo povo.

Sua paixão e seu conhecimento  em Latim e direito canônico o levou a ser uma das peças importantes no Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro como professor e defensor do vinculo. Monsenhor Ronchi  Giuseppe (sim ele era Monsenhor), mas antes de mais nada era amigo dos seminaristas, dos paroquianos, do funcionários das cúrias de Nova Iguaçu e de Campanha. Viveu em um  período onde a Igreja teve sete Papas:  Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco e sempre destacou que cada um tinha sua forma de ser mas Igreja é a mesma.  Mons. Giuseppe vai deixando algumas obras  como o brasão Diocesano e seu blog FIDELIDADE  & AMOR.


AQUI DEIXO MINHA HOMENAGEM AO AMIGO GIUSEPPE