Refletimos o texto de Felipense 2,5-11
sexta-feira, 25 de abril de 2014
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Desafio Bíblico
Alguns Amigos estão lançando o desafio na internet. Aceitei e coloquei a minha cara neste vídeo
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Pais e Filhos.
A
canção pais e filhos é uma belíssima reflexão sobre a vida. Fala de uma pessoa
que comentou suicídio e passa a mensagem que é preciso amar além da realidade
temporal. No relacionamento de pais
filhos sempre passamos por esses momentos de conflito
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Origem do Movimento de Cursilhos III
Ø A
origem no Brasil.
Em 1962 o
movimento de Cursilhos chegou ao Brasil entrando com os missionários espanhóis
que a principio era voltado para os trabalhadores de origem castelhana.
Aconteceu o primeiro Cursilho na cidade de Valinhos –SP, No primeiro momento foi coordenado e animado por presbíteros depois
mais tarde o Concílio Vaticano II, que
dar um importantíssimo impulso ao programa do Cursilho, especialmente através
da "Lumen Gentium" e da "Gaudium et Spes", que definiram e
particularizaram o lugar e a missão do leigo na Igreja. E, a 28 de Maio de 1966
realizou-se a I Ultreia Mundial, em Roma, onde o Papa Paulo VI, numa alocução a
todos os títulos inesquecível, consagrou ao mundo o programa dos Cursilhos de
Cristandade, considerando-os como "palavra acrisolada na experiência,
acreditada em seus frutos, que hoje percorre com carta de cidadania os caminhos
do mundo
Foi confiado
ao leigo a missão de animar os Cursilhos que no primeiro momento tinha uma
equipe clericalizada e convidavam os intelectuais e pessoas de posse para
compor ou fazer o parte do Movimento. Os encontros acontecia no período da
Semana Santa e no primeiro momento se criava toda uma
expectativa falsa[1] referente aos encontros, as mensagens dadas
eram chamadas de rolos ou rolhos[2] e os coordenadores eram chamados de cardeais.
Nos anos 80 do século passado foi alterado toda a forma de trabalho os participantes passaram a ter titulo de
coordenadores e mensageiros e foi abolido a
questão do rolho e foi criada a estrutura que envolve o Organismo a nível mundial.
O método de trabalho do cursilho envolve o tripé do cardeal belga Josef-Léon Cardijn[3].(Ver-Julgar-Agir). O MCC
cresceu de uma forma que em 1984 a Igreja Episcopal[4]
Carismática do Brasil, mas ante disso na
década de 70 mulheres e homens das Igrejas Metodistas, Presbiteriana e outras em
outras Igrejas no EUA
Uma das marcas do MCC é forma de alavancar seus Cursilhos,
através das orações feitas em toda parte do mundo pelo o bom êxito do encontro.
Neste momento em alguma parte do mundo esta acontecendo um cursilho pedimos aos
leitores que façam uma oração sincera por esses jovens ou adultos que buscam
fazer a experiência deste movimento (isso é uma ALAVANCA de oração). O
encontro é marcado pelo PRÈ+CURSILHO+PÓS=nucleos ambientais.
Sendo uma experiência envolvente no Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, por esse motivo o Cursilho acontece em três dia e três noites e após essa experiência somos desafiados a seguir o método proposta no encontro, vivendo o 4º dia de renascido pra Cristo e na Igreja, evangelizando os ambientes que vivemos e convivemos.
Sendo uma experiência envolvente no Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, por esse motivo o Cursilho acontece em três dia e três noites e após essa experiência somos desafiados a seguir o método proposta no encontro, vivendo o 4º dia de renascido pra Cristo e na Igreja, evangelizando os ambientes que vivemos e convivemos.
Ø A
chegada na Diocese de Nova Iguaçu.
O Movimento de Cursilhos entrou na Diocese de Nova
Iguaçu pela porta da Guanabara, o encontro foi preparado durante o ano 1968 na
Matriz da Paróquia N. Senhora Conceição – Belford Roxo seria realizado em
novembro na Casa Retiro Nosso Lar, animado por uma
equipe vinda da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A equipe tinha
5 padres entre eles o jovem Pe Fernando Vandenabeele CICM.
v Planos de Deus.
Como
já escrevemos o cursilho no primeiro momento era voltado para uma elite
intelectual e para pessoas de posse. Entre as pessoas havia um senhor conhecido com Pai Jacó não sabia somar as letras[5],
que sonhava trabalhar no primeiro Cursilho da Diocese de Nova Iguaçu. No dia de
subir para Casa de Retiro ele foi comunicado que não fora eleito para compor a equipe. Jacó ficou triste e falou
que de alguma forma ele trabalharia no primeiro
Cursilho da Diocese de Nova Iguaçu. No dia planejado, quando ia começar o encontro o gerador de
energia da casa de retiro da uma pane que provoca o cancelamento do retiro. No
carnaval do ano seguinte foi marcado novamente para acontecer o primeiro Cursilho da
Diocese de Nova Iguaçu, agora com o Pai Jacó na equipe. Tudo correu bem ele foi realizado na graça e no CARISMA do Cursilho.
Já se passaram 45 anos, já aconteceram 137 Cursilhos masculino sendo 9
somente com jovens, 127 cursilho feminino sendo 10 somente com jovens no total de 264 Cursilhos na Diocese de Nova Iguaçu, já aconteceram 10 Assembleias Diocesanas e percebe um movimento que buscar esta
vivo e presente na atualidade. Sempre com a missão de anunciar o evangelho
encarnado na realidade através do método Kerigmático.
[1] Atrai o cursilhista com promessa de um
passeio, jogo de futebol ou banho de piscina etc
[2] No
cursilho de três dias são 18 mensagem que
ligadas formando uma corrente com uma única mensagem.
[3]
Nascido em 18 de novembro de 1882 e falecido em 25 de julho de 1967. Suas
atividades era marcada pela ação pastoral social no método ver julgar e agir.
[4] Um
dos ramos da Igreja Anglicana
[5] Analfabeto
A origem do Movimento de Cursilhos II
Padroeiro
e o reconhecimento do Papa.
No dia 14 de Dezembro de 1963, no primeiro ano do seu Pontificado, o Papa Paulo VI, declarou
o Apóstolo São Paulo patrono celestial dos Cursilhos de Cristandade, "com
todas as honras e privilégios litúrgicos devidos a tal título" na primeira
ultréia mundial.
Em julho 2000 aconteceu na cidade de Roma na 3º ultréia mundial veja uma parte da homilia abiaxo e 4 ano mais tarde o Beato João Paulo II reconheceu o Movimento de Cursilhos como um Movimento Eclesial[1] feito por Clero, Consagradas, Consagrados e pelo povo Leigo da Igreja Católica Romana
Em julho 2000 aconteceu na cidade de Roma na 3º ultréia mundial veja uma parte da homilia abiaxo e 4 ano mais tarde o Beato João Paulo II reconheceu o Movimento de Cursilhos como um Movimento Eclesial[1] feito por Clero, Consagradas, Consagrados e pelo povo Leigo da Igreja Católica Romana
·
“Caríssimos Irmãos e Irmãs
“Caríssimos Irmãos e Irmãs
1. Sinto-me feliz por dirigir a minha afetuosa saudação a todos vós
aqui reunidos dos cinco continentes para o terceiro encontro dos Cursilhos de Cristandade, a Ultreya do Grande Jubileu. Obrigado pela
vossa visita e sejam todos bem-vindos. Saúdo os cursilhistas de língua
espanhola, vindos da América e da Espanha, recordando que foi em Palma de
Maiorca que nasceu esta experiência apostólica, iniciada pelo Mons. Juan Hervás,
zeloso pastor dessa comunidade eclesial. Dou-vos as boas-vindas e
encorajo-vos a fazer desta Ultreya do Grande Jubileu um tempo de
renovado compromisso na santidade de vida e de apostolado. Dirijo uma
cordial saudação de boas-vindas a todos os participantes de língua francesa.
Depois, dirijo de todo o coração uma saudação àqueles que aqui vieram dos
países de expressão alemã. Oxalá esta celebração revigore a vossa fé. Saúdo a
Presidente do Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade e agradeço-lhe as cordiais
expressões que me transmitiu em vosso nome, apresentando o compromisso
apostólico do vosso Movimento e o bem que o Senhor realiza através de vós.
Saúdo os fundadores e animadores espirituais, assim como os responsáveis do
Movimento. Esta vossa presença, tão diversificada e festiva, testifica que a
pequena semente lançada na Espanha, há mais de cinquenta anos, se tornou uma
árvore frondosa, rica de frutos do Espírito. Aliás, ela continua a constituir
uma feliz resposta ao interrogativo formulado pelo meu venerado Predecessor, o
Papa Paulo VI, à primeira Ultreya mundial em Roma: "O Evangelho
tem ainda a capacidade de conquistar o homem amadurecido... na civilização
tanto urbana como rural?" (AAS, 58 [1966], pág. 503). Por
isso, uno-me com alegria à vossa ação de graças ao Senhor por tudo aquilo que
Ele levou a cabo e não cessa de realizar no seio da Igreja, através dos Cursilhos de Cristandade.
O tema desta Ultreya mundial "Evangelizar os ambientes do
terceiro milênio cristão: um "desafio" para os Cursilhos de
Cristandade" testemunha o esforço por repropor com renovados
instrumentos e entusiasmo a experiência de Cristo aos homens e às mulheres do
século XXI. Isto torna-se ainda mais urgente, considerando que "inteiros
países e nações, onde outrora a religião e a vida cristã foram tão prósperas e
capazes de dar origem a comunidades de fé viva e operosa, se encontram hoje
sujeitos à dura prova e, por vezes, até são radicalmente transformados pela
contínua difusão do indiferentismo, do secularismo e do ateísmo"
(Christifideles laici, 34)”.
Organograma do Cursilho.
As ultréias.
Senhores e senhoras o MCC[2] il tem em sua prática a realização da famosas ultréias setorial, Diocesana, regional, Nacional, continental e mundial.
As ultréias.
Senhores e senhoras o MCC[2] il tem em sua prática a realização da famosas ultréias setorial, Diocesana, regional, Nacional, continental e mundial.
Ultréia ou
ultreya, é uma palavra de origem latina
que pode ter vários sinônimos que são eles mover-se,
ir além, , vá em frente, depressa, vá em em frente ou mais bonito que
foi descoberto nas paginas da Wikipédia
O “BOM CAMINHO” ou ainda temos alguns se refere como
Maranathá[3]
(VEM SENHOR JESUS) ´. Foi
uma saudação nascida antes do
MCC existir era comum para todos
os jovens e adultos que fazem o caminho de Santiago saudarem seus pares com a palavra ultréia.
Ø Saudação
decolores.
Decolores era um café onde se reuniam o grupo de
jovens da Ação Católica que ia modelando o Cursilho. Nessa época era frequente
cantar a canção popular «Decolores» e esse grupo fazia-o com animação nesse
café. O grupo acabou sendo conhecido como os «Decolores». A letra foi
modificada e adquiriu novos significados: estar «Decolores» significava (e
significa) estar cheios da Graça de Deus, viver com Ele, comprometermo-nos com
Cristo e com o irmão, transformando-se numa espécie de hino dos cursilhos. Decolores
é uma mensagem positiva adotada pelos cursilhistas que significa desperta para realidade. Colorindo o mundo com
a graça vida do Retiro dos Cursilhos.
«Decolores» é
estar com o Senhor, Desperta para Vida nova em Cristo.
Leia também
- A origem do MCC no mundo
- A origem do MCC no Brasil e Diocese de Nova Iguaçu
- São Paulo Padroeiro do MCC.
[1] Movimentos
eclesiais são agrupamentos de fiéis da Igreja Católica organizados
de acordo com as dioceses ou independentemente, previstos no Código
de Direito Canônico. Os movimentos eclesiais podem ou não ter estatuto próprio.
Existem de vários modos, de acordo com uma necessidade local da Igreja ou mesmo
do tempo em que vivem. Os movimentos caracterizam-se por agirem com mais
liberdade do que as associações de fiéis (privadas ou públicas) tanto no agir pastoral quanto
na participação de novos membros.
[2] -
Movimento de Cursilhos de Cristandade
[3] I corintios
16,22 e Ap 22, 20
A origem do Movimento de Cursilhos
O Movimento de Cursilhos ou “a obra dos Cursilhos”, como se dizia, teve seu início no singular contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.
Participando de peregrinações promovidas pela JACE a
destacados Santuários nacionais e, especialmente da preparação e realização da
grande Peregrinação levando 80.000 jovens a Santiago de Compostela, em agosto
de 1948, intuíram eles a “obra dos Cursilhos”. Aqueles “cursillos” ou pequenos
cursos preparatórios à peregrinação, ministrados a milhares de jovens por toda
a Espanha, durante vários anos, poderiam continuar a ser desenvolvidos, agora
com outro direcionamento. Marcado por essa sua origem “peregrinante”, o MCC
guarda, ainda hoje, algumas expressões típicas, como por exemplo, “Ultreya” (ir
mais adiante, caminhar mais além com entusiasmo) e “Guia do Peregrino” (pequeno
livro de orações). Num processode “inculturação” do Movimento, no Brasil
adotaram-se os termos “assembléia mensal” em lugar de “ultréia” e “Peregrinando
Com Cristo” que vem substituir o antigo“Guia do Peregrino”.
Um eixo doutrinário específico, constituído pelo
anúncio jubiloso do Evangelho, através de um método próprio - o
querigmático-vivencial - facilitaram a conversão entusiasmada de muitos jovens
e sua inscrição nas fileiras da JACE. A conquista do mundo para Cristo era sua
bandeira. Esse foi o objetivo específico daqueles primeiros cursilhos
denominados: “Cursilho de Formação e Apostolado” o primeiro, em janeiro de
1949; “Cursilhos de Juventude” alguns outros, e “Cursilhos de Conquista”, em
1952-53.
Alguns jovens sacerdotes da Diocese de Palma de Maiorca
que trabalhavam com a Ação Católica e com a JACE, estavam naturalmente
influenciados pelas ainda recentes Encíclicas “Mystici Corporis” (1943) e
“Mediator Dei” (1947), do Papa Pio XII. Um deles chegara recentemente de Roma,
doutorado em Teologia e, segundo suas próprias palavras, “tinha obsessão por
explicar às pessoas a verdadeira dimensão do cristianismo a partir da
consciência do que era a Graça de Deus... levei à reunião dois tratados
teológicos: ‘De gratia Redemptoris’ (Sobre a graça do Redentor, de Lennerz, e o
volume correspondente da sinopse de Tanquerey...”. O
método característico do Movimento surgiu do seu cunho vivencial, testemunhal,
simples, honesto e transparente, ainda que o entusiasmo daí resultante pudesse
tocar, de preferência, na emotividade das pessoas, o que não deixava de ser
sumamente oportuno.
Como projeto e iniciativa da JACE, a “obra dos
Cursilhos” expandiu-se por quase todas as dioceses da Espanha, embora contasse,
também, com muitos adversários tanto no seio da própria Ação Católica como até
da hierarquia. Diante de Roma e dos demais Bispos da Espanha, D. Juan Hervás
assumiu pessoalmente a responsabilidade pela obra, dando a ela apoio efetivo,
orientação pastoral e defendendo-a das acusações de que era vítima. Isso lhe
valeu a transferência da Diocese de Maiorca para a de Ciudad Real. Em Maiorca,
os Cursilhos, postos sob suspeita, foram praticamente suspensos pelo sucessor
de D. Hervás, Mons. Enciso Viana, enquanto alguns dos iniciadores eram
reduzidos ao silêncio. A suspensão provisória durou até fins de 1957. Em 1958
os Cursilhos voltaram a ser ali reorganizados.
Em 1953, na 15a. Assembléia Geral da JACE, tentando
resolver dificuldades internas de relacionamento e de estrutura, D. Hervás deu
àqueles “cursillos” o nome Cursilho de Cristandade: “... felicitação,
sobretudo, por estes abençoados ‘cursilhos de Cristandade’, que têm a sorte,
como Jesus Cristo, de ser ‘sinal de contradição, postos para tropeço e
contradição de muitos’ ”, foram suas palavras entusiasticamente aplaudidas.(CAPÓ,
Jaime, Cursillos de Cristandad, Ed. Águas Buenas, Porto Rico, 1989.)
Procurava-se explicar que o termo “cristandade” não
tencionava caracterizar uma volta à Igreja medieval. Tratava-se, porém, de uma
tentativa de fazer com que o mundo, “de costas para Deus”, como se dizia, se
transformasse “em cristão”, pela ação de uma “cristandade”.
terça-feira, 8 de abril de 2014
Convite para semana santa
Dom Luciano Bergamin nosso Bispo Diocesano nos convida a viver a semana Santa. Neste vídeo ele chamou algumas pesssoas que trabalham na Cúria de Nova Iguaçu.
Cazuza 56 anos.
Nosso amigo Daniel Santos faz una bela analise da música Idelogia do poeta Cazuza que acho justo dividir com vocês.
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